Estou farto de Gyrodactylus e Dactylogyrus.


FredSilva

Recommended Posts

Oi

 

Fred um conselho.

 

Retira os discos para outro aqua e trata-os.

 

Deixa o aqua principal sem peixes durante 3 a 4 semanas.

Os trematodos morrem se não tiverem hospedeiro :( e tem de ser feito durante um ciclo completo de vida, usa o UV.

Perante a tua situação, EU deixava os banhos de formol e fazia um tratamento com Praziquantel na água do aquário "Hospital", depois disto feito tirava as elações..., porque podem não ser trematodos.

 

Abraço e boa sorte

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente! Deixando o aquário vazio so com o u.v. e esperando que os parasitas saiam dos ovos conseguem eliminar esse foco.

 

Assim enquanto tratas os peixes afectados também eliminas a ameaça dentro do aquário!

 

A única dificuldade seria onde meter os peixitos! Mas para isso há sempre a banheira... :(

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem vou tentar aqui deixar a minha opinião sobre alguns dos tratamentos referidos .

 

- A UV não faz nada contra os Dactylogyrus ou Gyrodactylus. 0 , nicles! Simplesmente são grandes de mais ! As UV's servem para bacterias e em alguns casos dede que a potençia seja correcta e se assegure uma excelente filtração mecânica e em aquarios sem substrato, poderá matar as fpormas infestantes ( tomontes ) de protozoarios tipo Ictio.

- O medicamento mais eficaz e mais seguro que alguma vez usei contra dactylogyrus é o Prazinquanatel. Sempre usei na dose de 2 mg por litro no aquário principal ou então em banho de 3 horas na dose de 10 mg por litro. NÃO AFECTA O FILTRO BIOLÓGICO ( não podemos acreditar em tudo que se lê na net , inclusivamente naquilo que eu escrevo :oops: ). O tratamento deve ser repetido 3 vezes com o intervalo de uma semana.

- A formalina, NA MINHA OPINIÃO, na dose de 2m / 100 litros é muito pouco eficaz contra Dactylogyrus, embora seja excelente para a maioria dos protozoários. Na dose de 2 ml por 10 litros em banhos de meia hora a 45 minutos é eficaz mas não totalmente. Mas ajuda a reduzir a carga parasitária

- Atenção porque o diagnostico poderá não ser Dactylogyrus. O hexamita em casos graves quando se torna sistemico afecta também as guelras. Infecções bactertianas afectam também as guelras.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em banho de 3 horas na dose de 10 mg por litro

 

...em relação ao praziquantel...

 

Essa dose é muito bem tolerada, eu recomendo no artigo inamovivel deste subforum , e é geralmente o tratamento que utilizo em peixes mais afectados em vez de ter que tratar o aquário principal. Funciona muito bem e é muito seguro . Acredito também que seja o unico tratamento com foramlina capaz de afectar os vermes das guelras e mesmo assim não mata todos. Eu pessoalmente não acredito que a dose normal de banho continuo no aquário principal ( 2 ml / 100 lt de água ) afecte os vermes das guelras. Aliás já tive a opurtunidade de fazer um biopsia de gbranquias de peixes submetidos a esse tratamento que continuaram a exibir Dactylogyrus.

Os banhos de meia hora a 45 minutos( SEMPRE COM  BOM AREJAMENTO ) nessa dose são um tratamento muito bom e prático para muitos protozoários e vermes externos, para reduzir duma forma rápida a carga parasitária.

Cump.

Rui

 

Cump.

Rui

 

...em relação ao formol...

 

Boas, fez-se luz…bastaram dois posts para acabar com as duvidas…

 

O principal problema com o praziquantel é o preço, mas esta opção citada feita num aqua hospital parece-me financeiramente mais viável.

 

Neste momento tenho formol cá em casa e praziquantel não, e a minha ultima pergunta sobre este tema é, qual o tratamento em relação qualidade/preço que o Rui acha melhor?

 

 

 

Obrigado pelo esclarecimento.

Pic_6973_14.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Praziquantel" é o principio activo de medicamentos veterinários como o Droncit, Tenil Vet, Zypiran.

Tambem se pode conseguir puro.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quandod me inicei nos discus tive imensos problemas com isso

e quando parecia que estavam quase curados, apareciam os bichos outra vez.

 

por fim descobri o sterazin da waterlife.

segui a instruçoes que vêm na embalagem ( os dias em que aplicar. delsigar o filtro durante 4 horas apos a aplicaçao etc ). como a infestação era grande, nas doses normais n surtiu grande efeito. entao voltei a fazer o tratamento igualzinho, so que com o dobro da concentração.

 

mesmo com o dobro da dose n tive problemas nenhuns com o filtro biologico, as plantas ( tenho mtas ) n sofreram minimamente, e os parasitas nem ve-los.

 

tb ja tinha tentado pranziquantel, choques osmoticos etc e nada tinha resultado. fiquei mm fã do sterazin.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algum dos medicamentos aqui falados, formol, Sterazin, Praziquantel e o gyradactol da jbl, sao prejudiciais para os invertebrados? nomeadamente Ampularia Genesi e RedCherry.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais