GH elevadíssimo... ajuda urgente


Recommended Posts

Boas caros amigos,

Tenho um aqua de 220 lts já com um ano e meio com 2 plecos (que terão de sair quando os discus crescerem pelos motivos que todos sabemos), 6 discus ainda jovens, duas corydoras, um tubarão martelo (já adulto), um escalar (já adulto) e um tetra de combate.

A minha questão prende-se com o GH ter atingido valores elevados, assim aqui ficam os parametros da água do meu aqua

Os testes que realizei são da Nutrafin, logo não sei bem em que medidas se me apresentam:

Ph a 7/7.1

 

GH dá-me um valor de 220 no teste da Nutrafin (ou seja no teste que tenho lá acrescento 11 gotas que tenho de multiplicar por 20)

 

Kh 60 (que resulta do acrescento de 6 gotas que se multiplica por 10 para obter o resultado).

 

Amonia 0º

 

NO2 (Nitritos) =< 0,030mg/L

 

NO3 (Nitratos) = 10 mg/L;

 

 

Não sei bem se estes valores, especialmente o GH, são aceitaveis.

Até agora ninguem se queixou, mas tenho medo que a água esteja demasiado dura para os discus...

 

 

Se isso for um factor com que me preocupar, como consigo baixar o valor GH, já que é este valor que se apresenta mais elevado?

 

Aproveito para fazer uma pergunta de iniciante;

Como tenho um aqua de 220lts, é-me muito dificil armazenar água para as mudas semanais de 10% 22Lts). Tenho um balde de 8lts, que vou enchendo e deixando uma semana de repouso com o anticloro. Mas é manifestamente insuficiente pois acabo por mudar só 5% :lol: , assim a minha pergunta é se posso adicionar agua directamente da troneira, aplicando o anticloro à medida que vou introduzindo a água.

 

E já que aqui estou, aproveito para tirar mais uma duvida:

Tenho acrescentado as bacterias semanalmente na dose recomendada pelo fabricante (o produto chama-se Cycle), estou a agir de forma correcta?

 

 

 

Obrigado e aguardo que a vossa sabedoria impeça os meus erros!

Abraços

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kh está razoavel

o PH para discus está alto. Algo mais proximo dos 6 era mais aconselhável.

Podes ter problemas com os outros. Vai á galeria dos peixes ver quais as tolerancias dos PH de cada um e tenta arranjar um ponto intermédio.

 

O GH muito alto acontece quando a agua que entra no aquário é apenas agua de reposição (necessária pela evaporação). Quando á TPA's (Saiem 10L entram 10L) esse fenomeno não deve acontecer. Efectivamente os discus gostam de aguas moles. Penso que a melhor forma de baixares o GH é com uma TPA de água de osmose....não estou certo se isto influencia igualmente os valores de KH.

 

Os Nitritos a 0,3 estão no limite do aceitável. O ideal é estar muito perto de 0. Esta questão resolve-se com uma eficaz filtragem biologica.

 

Os nitratos estão aceitaveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Para manutenção de discus um ph entre 7 e 7,5 é o ideal pois este valor reflete o Kh=6 o que é mais seguro e comodo pois a àgua fica muito mais estável.

Esquece tambem o Gh= 220ppm que dará uma dureza, em graus Alemães de + - 12 pois até ajuda o crescimento dos peixes.

Num aqua de 220 lt até podes fazer 2 mudas por semana de 20 Lt directas da torneira.

O cloro será insignificante e com o arejamento do àqua e a temperatura "vai-se num instante".

RECORDA que 2 de 20 lt é muito diferente de 1 de 40 LT.

Com àgua a repousar uma semana nem necessitas de adicionar nada pois ele "vai-se".

Caso tenhas medo arranja Tiosulfato de sódio que ele elimina o cloro "de imediato".

Um abraço.

JPM

 

PS-Para os discus crescerem MUDA ÀGUA, MUITA ÀGUA.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa.

Preenche no perfil pelo menos a tua localização, vai ser util de futuro.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João,

Estas eram as minhas duvidas que não tive a oportunidade de lhe perguntar quando fui ter consigo (com a minha filha Carolina) este fds.

 

Um forte abraço e mais uma vez obrigado e mande sempre!

 

Zm

Vamos ver... mas só com paciência!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

JMBBA quanto às TPA's eu também as faço directamente da torneira, sendo que se forem feitas em menores quantidades e em maior nº de vezes o cloro que irá para o aquário não deverá afectar tanto e deve desaparecer rapidamente. Faço as TPA's desta forma também pelo facto de regular a temperatura para que seja semelhante à do aquário...

 

O GH muito alto acontece quando a agua que entra no aquário é apenas agua de reposição (necessária pela evaporação). Quando á TPA's (Saiem 10L entram 10L) esse fenomeno não deve acontecer.

 

Eu ainda sou muito novo por cá e comecei neste hobby há pouco mais de 1 ano mas não percebo porque razão as reposições afectam o GH? um aquário de 100 lts, retiro 10lts e coloco outros 10 lts ou então um aquário de 100 lts que perdeu 10lts e coloco outros 10lts qual a diferença? Peço desde já desculpa pela ignorância mas que reacções químicas estão associadas a essas 2 formas de fazer as TPA's?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquário de 100 lts, retiro 10lts e coloco outros 10 lts ou então um aquário de 100 lts que perdeu 10lts e coloco outros 10lts qual a diferença?

 

Boas,

 

Quando se diz perdeu 10 litros, quer dizer que evaporou 10 litros de água (H2O).Apenas a água evaporou, tudo o resto permaneceu no aquário, mas num volume de água inferior, logo numa concentração superior.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquário de 100 lts' date=' retiro 10lts e coloco outros 10 lts ou então um aquário de 100 lts que perdeu 10lts e coloco outros 10lts qual a diferença?

 

Boas,

 

Quando se diz perdeu 10 litros, quer dizer que evaporou 10 litros de água (H2O).Apenas a água evaporou, tudo o resto permaneceu no aquário, mas num volume de água inferior, logo numa concentração superior.[/quote']

 

Continuo a não perceber uma coisa....H20 tenha sido evaporada ou retirada em estado líquido ela acaba sempre por sair. E quanto a tudo o resto que permaneceu no aquário acaba sempre por ocupar os restantes 90 lts de qualquer forma. Não sei se o raciocínio está correcto, se assim não for corrijam-me pff..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

H20 tenha sido evaporada ou retirada em estado líquido ela acaba sempre por sair. E quanto a tudo o resto que permaneceu no aquário acaba sempre por ocupar os restantes 90 lts de qualquer forma.

 

è substancialmente diferente evaporar ou retirar em estado liquido como dizes. A evaporação apenas retira H2O, mais nada é retirado. Na outra situação, retiras 10 litros liquidos de agua, mais todos os outros componentes (Amónia, Nitritos, Nitratos, Fosfatos, calcio, ferro, etc) que estejam dissolvidos nesses mesmos 10 litros de agua.

 

Na 1ª situação, retirou-se apenas H2O, permanecendo no aquario a mesma quntidade de tudo, para menos volume de agua, aumentando as concentrações desses outros componentes. Ao repores o nivel de agua no aquario, para compensar a evaporação, não estás a repor com H2O apenas, pois a agua da rede contêm muitos outros componentes, fazendo com que mesmo após o volume total de agua no aquario tenha sido reposto, as concentrações de determinados minerais e outros aumente.

 

Espero ter sido claro.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste claro Ulmo, desde já obrigado pela explicação. Eu é que sou mesmo mau a química 8) tinha ideia que além da evaporação da água também se perdiam outros componentes ao longo do tempo e ao longo da sua evaporação...como por ex o cloro que referem várias vezes que acaba por desaparecer com o tempo.

Peço desculpa pela insistência mas pensava que o processo era diferente :lol:

 

um abraço

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Shark

Fizemos uma experiencia semelhante na escola:

Põe-se àgua salgada num prato e coloca-se ao sol.

"Vai-se" a àgua "fica-se" o sal.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.