Recommended Posts

Alguém me podia dar uma breve descrição sobre a função das actínicas sff!

 

Se devem coexistir com as lâmpadas normais, ao mesmo tempo, ou quando umas ligadas as outras devem estar ligadas?

 

Agradecia a vossa colaboração!

 

Obrigado a todos os que ajudarem!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Para já deixa-me corrigir. São actínicas... e não actínias... :wink:

 

 

E para responder á duvida, elas são "necessárias" ligar antes das HQI para os peixes não apanharem um susto e saltarem do aquário. Então essas luzes simulam o amanhecer e o pôr do sol. Permite que os corais abram e os peixes saiam das tocas sem stresses, e se hambientem á luz. Normalmente ligam 1 hora antes e delisgam 1 hora depois das outras (HQI por ex.)

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Já corrigi o nome!

 

Eu tenho uma calha de 2*36w da Lifetech (Jebo), e aconselharam-me a trocar uma das lâmpadas da calha por uma actinica, concordam?

Ou então devia arranjar um mecanismo para pôr uma actinica à parte? O que aconselham?

 

Já agora a actinica fica ligada ao mesmo tempo das normais, ou apenas 1 hora antes e até uma hora depois das outras se ligarem/desligarem?

 

Obrigado mais uma vez pela ajuda/conselhos!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tens uma calha 2x36w, dificilmente poderás ligar primeiro uma das lâmpadas.

 

Quanto à combinação ideal para reef, é um assunto pouco pacífico quer do ponto de vista biológico quer do ponto de vista estético.

 

Cada cabeça sua sentença. Há lâmpadas que "fazem bem o serviço" mas são demasiado amareladas (6500K) por isso parecem "manhosas" em salgados. Outras são claramente carentes em determinados espectros. Eu acho que a melhor solução para ti seria encontrares uma cominação agradável entre actínica, 15000K, 10000K ou 6500k.

 

Eu, por exemplo, tenho 54w em 15000k 54w em 6500k e 36w em actínica. Assim tenho pelo menos a sensação que estou a "espalhar" a produção luminosa por vários espectros.

 

Quanto à cor em termos estéticos, está muito ao meu gosto! Acho que o pessoal estica-se muito para o azul...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb tou com o mesmo problema, no meu reef tenho uma calha lifetech 2*55 cada lampada branca de 10 000k, mas precisava de meter uma actinica no minimo, mas n me apetece mexer na calha...

 

talvex compre uma calha dymax...

 

que acham?? :cry:

 

:wink:

sousa3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que não fui bem percebido..... As calhas lifetech tem normalmente duas lampadas. Lampadas essas que são duplas... são t5's "dobradas" ora com duas lampadas brancas voces têm (B/B) (B/B) , logo tem 4 brancas...

 

O que eu disse foi, podem alterar uma das lampadas e porem uma (B/A) e ficam com uma luz branca e azul... ora isto substitui uma actínica... não é uma... mas faz de conta :twisted:

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, eu percebi o que querias dizer até por isso fui por uma pergunta na parte dos nano reef's e nao me tinhas respondido....

 

mas sinceramente acho q se meteres uma power compact, metade branca e metade azul, nunca vais poder ver o aquario so com actinicas.... e nunca vai dar aquele reflexo azul....

 

:lol:

sousa3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Origens... devias os acrilico da calha para mexer nas lampadas... aproveitas para lavar isso pois deve ter pingas de agua salgada secas, e trocas as lampadas... tipo e tirar uma e meter a outra. Simples?

 

 

Sim eu uso isso uma branca e ou metade branco e azul, e tenho uma luz muito boa! E com reflexo azul!

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sousa:

Eu tenho uma Liftech 2x55+2x36, e tenho uma Dymax c/2 T5 actinicas.

Tenho 2 temporizadores, em que o 1º. liga as actinicas e cerca de duas horas e pois liga as PC's.

à noite, é a situação inversa.

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sousa:

Eu tenho uma Liftech 2x55+2x36, e tenho uma Dymax c/2 T5 actinicas.

Tenho 2 temporizadores, em que o 1º. liga as actinicas e cerca de duas horas e pois liga as PC's.

à noite, é a situação inversa.

 

olha uma coisa, a calha da dymax vista ser mais baixa que as lifetech, n tira iluminaçao ao aquario das lifetech???

 

:D

sousa3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já arranjei solução!

Vou pôr outra calha de actinicas, juntamente com as Lifetech!

Se houver o problema de excesso de luz, faço o seguinte!

 

12h: Acendem as actinicas

13h: Desligam as actinicas ligam as normais

22h: Desligam as normais acendem as actinicas

23h: Desligam as Actinicas

 

O que dizem?

Abraço!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola bernax

No meu ponto de vista nao faz sentido apagar as actinicas por assim perdes qualidade de luz e w tb, o que se kestuma fazer e atrazar de 1 a 2 horas as HQI e depois apahalas 1 oou 2 h antes das actinicas isto para fazer o nascer e o por do sol.....

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais