motag4 Publicado Janeiro 10, 2006 Publicado Janeiro 10, 2006 Eu sei que isto não é uma doença mas tenho receio que venha a infectar, daí ter colocado esta questão nesta secção. O meu casal de Colisas recentemente tentou reproduzir-se (sem resultado ) mas devido aos repetidos abraços nupciais ficaram os dois com uma ferida enorme no flanco junto à barbatana caudal (ainda falam em sado-masoquismo...). Aquilo parece um buraco com bocadinhos brancos agarrados e agora o meu Betta decidiu virar-se contra o colisa macho talvez devido. Há alguma coisa que eu possa fazer para acelerar a cura daquela ferida? É que os peixes já têm essas feridas à mais de uma semana e eu não vejo sinais de melhoras, antes pelo contrário.
nunomiguel Publicado: Janeiro 10, 2006 Publicado: Janeiro 10, 2006 Uma das soluções é separar os peixes para outro aquário, aplicar algumas gotas de anti-fungos e antibiótico e tentar mantes a água o mais limpa possível. Em princípio cura sozinho. Pode é demorar... Cumprimentos, Nuno
motag4 Publicado: Janeiro 10, 2006 Autor Publicado: Janeiro 10, 2006 Uma das soluções é separar os peixes para outro aquário, aplicar algumas gotas de anti-fungos e antibiótico e tentar mantes a água o mais limpa possível. Em princípio cura sozinho. Pode é demorar... E podes indicar-me algum anti-fungos e antibiótico que já tenhas utilizado com bons resultados? É que da primeira vez que eu tive peixes, já há alguns anos, de cada vez que punha medicamento no aquário o peixe que estava doente morria... :D
nunomiguel Publicado: Janeiro 13, 2006 Publicado: Janeiro 13, 2006 Se o medicamento estiver dentro da validade e for usado conforme as instruções não existe motivo para o peixe morrer. Existem muitas marcas, por exemplo: SERA, JBL, Waterlife. Cumprimentos, Nuno
motag4 Publicado: Janeiro 13, 2006 Autor Publicado: Janeiro 13, 2006 Ontem como aquilo não dava sinais de melhoras, especialmente no macho, tentei apanhá-los para os mudar para um outro aquário mas foi impossível no meio de tanta planta por isso optei por deitar-lhe o protozin na concentração mais baixa que eles referiam. A ver se os peixitos se safam. Obrigado pela ajuda. Eu depois dou notícias.
motag4 Publicado: Janeiro 16, 2006 Autor Publicado: Janeiro 16, 2006 Ao fim de 4 dias de tratamento os colisas estão muito melhores. Os fungos desapareceram mas o macho ficou com um buraco enorme junto à barbatana. Há algum medicamento para acelerar a cura? É que o bicho parece que tem dificuldade em nadar devido àquela ferida.
Recommended Posts