Proper ph7


Recommended Posts

Olá a todos:

 

Vi um produto que trata a água do aquario colocando o seu ph em 7 e estabelizando-o, alguém daqui usa isto? funciona bem?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Isso é um tampão. Usa-se para manter o pH num valor específico. Ao adicionares esse produto à água, vais "obrigar" o pH a manter-se nessa zona.

 

A maior parte das pessoas prefere não usar os tampões. Não sei se é por aversão à palavra "químicos", mas pronto :)

O problema de usar produtos químicos, é que sempre que fizeres uma troca de água, vais ter que adicionar esse produto novamente. E se tiveres aquários de grande volume, talvez seja complicado, devido à quantidade de produto que tenhas de adicionar.

 

Agora faço-te umas perguntas:

 

Qual é o pH do teu aquário?

Qual é o pH e KH da tua água?

Que tipo de areão/decoração tens no teu aquário?

O pH do teu aquário varia muito?

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água da torneira for dura, o pH voltará a subir ao fim de algum tempo.

 

Isso quer dizer que não há efeito tampão.

O tampão mantem o mesmo ph seja a agua dura ou mole mas para isso tem que se adicionar regularmente à agua do aqua ou ás TPA's.

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é que a água aki de casa sofre flutuações de ph, por isso acabo por de quando em vez ter de recorrer a quimicos.

 

Por isso estou a pensar optar pelo tampão, que me parece mais seguro que esses "pensos higiénicos" do ph- e ph+ (desculpem lá a piada mas n resisti).

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

smaug eu tenho o mm problema que tu, tenho (ou tinha) um valor de 7.6 de ph, e como possuia peixes que não estavam em casa com este ph, decidi não usar quimicos diretamente, mas sim optar por outras soluções. Adicionei primeiramente 1 tronco, que me fez baixar o ph gradualmente, e depois como ja possuia algumas plantas e queria manter especies mais exigentes juntei o util ao agradavel adicionando co2. Neste momento tenho o ph a 6.8 .9 e sai-me da agua da torneira a 7.6. Tenho o problema nas tpas, mas como a percentagem é pequena e é adicionado a nova agua por um daqueles tubos de diametro pequeno, esse problema é minimizado. Isto é o meu ponto de vista, quanto menos quimicos na agua melhor...se bem que as reacçoes quimicas acabam por acontecer na mm, é so mm o meu ponto de vista.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Isso quer dizer que não há efeito tampão.

O tampão mantem o mesmo ph seja a agua dura ou mole mas para isso tem que se adicionar regularmente à agua do aqua ou ás TPA's.

 

Depois de conseguir o valor desejado adiciono de 15 em 15 dias nas TPAs

 

Lembro-me que adicionava a dosagem recomendada e no dia seguinte já tinha o pH alto novamente.

Pois pessoal... o problema é que "não" há duas águas da torneira iguais... :shock:

 

O que funciona para uns, não funciona obrigatoriamente para outros.

Eu só por causa de o areão (e não era calcário) e de não ter plantas num dos aquários aquários cá em casa, tinha o pH=5.5-6.0 num, e no outro tinha o pH=7.2 :shock: Mesmo tendo turfa em ambos os filtros externos de cada aquário...

Daí eu aconselhar a que não se deva tentar mudar o pH em qualquer aquário (apenas nos casos específicos, como nos de Ciclídeos e Marinhos). Mesmo nos plantados... mas aí o problema é menor, pois geralmente os substractos férteis e CO2 permitem atingir pH's baixos. Mais vale ter um pH estável e minimamente afastado do "ideal" do que andar a brincar com ele.

Desde que as habituações sejam feitas de maneira correcta e sem perigos para os peixes, consegue-se manter a maior parte dos peixes com pH's entre 6.2 e 7.5 (excepto os específicos, como por exemplo alguns ciclídeos africanos).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.