Lagosta filtradora


jccsfilho

Recommended Posts

Lagosta filtradora, significa que ela não ataca peixes que só se alimenta por filtração. Alguém pode ajudar, tenho um amazônico e se for isso quero colocá-la em meu aquário. No que se consiste a alimentação desse crustáceo.

 

Valeu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hoje fui a uma loja e comprei uma "lagosta filtradora", são assim que esses crustáceos são conhecidos aqui para venda, essa não era azul, mas estava com esse nome, vi ele percebi umas patas dianteiras que pareciam pequenas redes, depois posto uma foto dela. Diante mão acho que é desse tipo aí, um tal de camarão pedra.

 

http://users.swing.be/sw018249/atya_molluc...uccensis_pt.htm

 

Tenho quase certeza ser o "camarão pedra" (Atya molluccensis) vai aí umas fotos dele:

 

f9774c2d.jpg

 

f9774c2b.jpg

 

Achei massa que estou afim de comprar outro, já que não cresce muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu comprei à pouco tempo um lagostim e não me dei muito bem, não sei se era da mesma espécie deste mas a verdade é que com os tentáculos me destruiu plantas e inclusive atacou alguns peixes ..

Tive de o retirar !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beleza Pedroplx, cara tanto o Atyopsis gabonensis (camarão conhecido como lagosta filtradora), como o Atya Molluccensis (camarão pedra) são crustáceos que possuem as patas da frente modificadas com sedas que servem para filtração da água e captura de partículas em suspensão. Então essas espécies aliadas algumas espécies de camarão são inofensivas aos peixes, mas há espécies de camarão que atacam os peixes, veja uma foto das sedas que ela carrega nas patas da frente.

 

atya_gab_events.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi jccsfilho !

 

se for Atya , tome cuidado alguns são coletados na mata Atlantica e estão em perigo de extinção!

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

nao sao lagostas sao camaroes filtradores, tambem conhecidos como camaroes radar.

As familias mais importantes sao as:

 

Atya - America do sul , America Central e África do Oeste (inclusive cabo verde)

 

Atyopsis - Sul da Ásia e Ilhas

 

Atyoida - Madagáscar

 

Paratya - Japao, Áustrialia, Nova-Zelandia

 

Micratya - Ilhas do Caribe

 

nao atacam os peixes, obtem toda a sua alimentacao por filtracao

Alimenta-se de detritos, cyclops, daphnias, Artemia, zoo-plancton e fito-placton .

 

a coloracao varia entre o castanho, vermelho, e azul.

sendo que os juvenis tem tendencia a serem de coloracao mais varia e os adultos acastanhados em quase todos tipos.

 

enquanto larva vive nos deltas dos rios ou mesmo no mar

enquanto adulto vive em rios e lagos de água doce.

 

Necessita de corrente da água continua e relativamente forte.

 

A reproducao é estimulada pelo aumento da correnteza e diminuicao da dureza da água.

 

Uma vez que a reproducao nao é facil quase todos os exemplares disponiveis nas lojas sao selvagens capturados.

 

Mais informacaos em http://www.wirbellose.de/arten.html

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sérgio já respondeu tudo, e colocou uma página muito boa e com muita informações, vou colocar uma mais simples que também fala sobre crustáceos é mais simples, mas bem didática.

 

http://users.swing.be/sw018249/sumario1_pt.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este topico para pedir ajuda na identificação deste camarão:

Ele tem a coloração que vem na foto e tem uma risca branca no topo em todo o comprimento do corpo.

Pic_376_23.jpg

 

Aproveito tambem para mostrar aos outros users as tais pinças q foram transformadas em sedas.

 

Pic_376_24.jpg

 

obrigado desde já pela ajuda.

Abraço,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

a mim parece um Atyopsis moluccensis.

 

"

Scientific Name:Atyopsis moluccensis

 

Origin/Distribution:Molukken, Asien

 

Description:Mainly brown colored with an unmistakable bright line over the entire back length. The first pair of walking legs is converted into bristle-reinforced fan hands, with that the animals the water after plancton food seach.

 

Sexual diferences:In males is the first pair of walking legs strong

 

size of the females in mm:60

Groesse of the males in mm:100

 

Age:It exists reports that these animals in the aquarium become 12 years old

 

Water temperature:24 to 30 Grade

Hardness: --

PH value: --

 

Aquarium Size: bigger as 60 cm

 

Aquarium setting:For hiding place possibilities to ensure. With me the shrimp often sits in the bamboo cane (inside approx. 25mm). In addition the animals may hold a strong water circulation and their fan hands gladly into the current.

 

Food:small fishflocks, suspended particle, detritus; At the soil reason peaceful Tiere.

 

Vergesellschaftungsmoeglichkeit:Andere becomes shrimps and not predatory fish after fodder remainders gesucht.

 

Maintainence: Easy; Socialization is after-bred possibly also successfully with river cancers.

 

Reproduction:more than hundred Larven. Still not possible in aquarium. The larva development takes at least 3 weeks. They are transferred in thrusts within approx. 3 days to the water. The larvae (1,5-2mm) should be converted afterwards immediately in brackish water. Very fine food.

 

Addictional:One small flow pump and/or a place with larger current is favorable. In such places the shrimps spread their fan, around fodder too filtrieren.

 

Literatur:"Mergus to volume 1 P. 976, Atlas publishing house "a shrimp with fan hands" "

"

atyopsis_moluccensis_w.jpg

A.moluccensis1.jpg

A.moluccensis2.jpg

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Sérgio parece muito ser um Atyopsis moluccensis.

Falar nisso, Sérgio o Atyopsis moluccensis é a mesma coisa que Atya molluccensis.

Pergunto isso, pois no site que coloquei, quando você vai apertar no camarão aparece o nome Atyopsis moluccensis, porém quando entra na página seu nome é Atya moluccensis. Nessa página tem uma foto muito parecida com o meu e uma foto parecida com o do Rptavares, apesar dos dois terem diferenças.

Por exemplo, lá trás essas fotos:

 

Muito parecido com o meu

atya_moluccensis2.gif

 

E esta parecida com o do Rptavares

atya_m1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente parece ser com esse mesmo...

Hoje aconteceu-me uma coisa que não estava mesmo nada a espera, o meu camarão cresceu!!!! Estava a tratar do aqua quando reparo no camarão sempre no mesmo sitio, até quando eu o tocava ele não saia do sitio, de repente vejo ele a sair de dentro de uma casca que era igual ao camarão :D

aqui está a prova do que ele deixou para trás:

Pic_376_26.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@Rptavares - é muito usual, principalmente quando se faz mudanças de água com água muito mole :D é um fenomeno muito bonito, e que nos deixa perceber o quão aparentados com os insectos são :lol: não vos faz lembra os mosquitos quando abandonam a vida aquatica para se dedicarem a nos picarem :lol:

 

@jccsfilho - não Atya não é a mesma coisa que Atyopsis, visto que a primeira encontra-se distribuida pela América e África e a segunda pela Ásia e ilhas da Oceania.

 

Não te deixes enganar pela coloração, porque exemplares diferentes podem ter colorações diferentes :D

Os camarões destinguem-se pelo "Rostrum", que é o "nariz" ou "corno" (se assim o quizeres chamar). Normalmente o que conta são quantos "picks" têem em cima e em baixo.

 

Atya e Atyopsis são ambos da Familia Atyidea, tal como as caridinas, mas são diferentes no tipo.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Essa é uma lagosta/ camarão de água salgada :shock: eu não conheço muito sobre invertebrados de água salgada... talvez deverias perguntar no sub-tópico de água salgada :shock:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais