Novato precisa de ajuda...


Visitante

Recommended Posts

Olá, boa noite.

Gostaria de pedir ajuda para tentar solucionar o problema que anda a afectar o meu aquário.

Tenho um aquário de 17 lt, á cerca de 2 meses pensei em convertelo em aquário para peixes tropicais, informei-me numa loja da especialidade, e adquiri o que me disseram ser necessário, no caso foi apenas a resistencia de 50W e o termómetro, uma vez que já possuía filtro motorizado e bomba de ar ( que são as indicadas para um aquário de 60 lts). Respeitei um periodo para o ciclo bacteriológico que foi de 3 semanas, e então comprei 2 casais de Guppys, em que 2 dias depois uma das femeas morreu, tinha o rabo todo desfeito, mais 2 dias volvidos e morreu um casal, em que ambos apresentavam sinais de estarem com a barriga muito cheia, agora só me resta um macho.

A temperatura da água é de 26.5ºC, o ph é de 6.9.

Por favor ajudem-me, é que sou novo nestas andanças e não sei que fazer.

 

Obrigado

 

Helder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem vindo ao fórum, :D

 

Se ainda não sabes toma nota (se souberes... deixa lá. Este post ainda pode vir a ajudar alguém): :D

 

A meu ver pH de 6.9 é um pouco baixo para Guppys. Deves ter um pH de acima de 7. Guppys gostam de água neutra (7.0) ou alcalina (p.e. 7.3).

 

sou novo nestas andanças

Em primeiro lugar deves analisar o seguinte: os peixes tropicais são mais susceptíveis a doenças e "sensíveis" que os peixes de água fria. Deves antes de adquirir os peixes saber a que tipo de doenças estão sujeitos, por exemplo, Bactérias, Fungos, Pontos Brancos, etc.

Por vezes convém estar prevenido com os medicamentos em casa para o caso de acontecer algo puder atacar logo a doença do peixe. Em muitos casos aplicar um medicamento horas mais tarde pode já não adiantar.

Dá uma vista de olhos neste post: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=82

uma das femeas morreu, tinha o rabo todo desfeito

Provavelmente doença bacteriana (destoi as barbatanas/rabos dos peixes)

morreu um casal, em que ambos apresentavam sinais de estarem com a barriga muito cheia

Não estou a ver doença associada só a isto... :oops: Pode ter acontecido devido a mudanças de pH (??) :cry:

 

Outra coisa frequente que acontece é muitas lojas venderem os peixes já doentes às pessoas (que muitas vezes não sabem ver se determinado peixe ou peixes do aquário da loja têm doença).

 

A temperatura está normal. O pH é que está baixo. Não fizeste mais teste nenhum á água (amónia/nitritos/nitratos)??

 

Aconselhava-te a fazer uma troca de água (20% -30%) e deixar para já só esse guppy no aqua para ver como reagia.

 

Aguarda mais respostas entretanto... e boa sorte! :)

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais