viveiro para plantas aquaticas


José S. Alves

Recommended Posts

Caros Amigos

 

Gostava de fazer um viveiro para aproveitar as podas que faço dos meus aquas.

Alguém tem algum já feito?

Algum projecto para eu tirar ideias?

Para já tenho um aqua só com substrato, Fertilização, iluminaçaõ e Co2 acham que tb precisa de termostato?

 

Aceitam-se ideias :wink:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quanto a iso nao vos posso ajudar,mas fazei o seguinte,vao em frente no projecto.

 

fazei a vossa maneira e quando um dia isso tiver evoluido e com produçao ja cuidada...tudo certo va,penso que o pessoal vai-se começar interessar por isso,e sempre podem vender as vossas produçoes,e é o que voces querem tambem de certeza..

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive a minha própria estufa de plantas aquáticas cá em casa.

 

Arranjei uma estante com 5 parteleiras, nas quais, na parte inferior coloquei calhar de lampadas flourescentes. depois de fazer as ligaçòes, forrei a estante com plastico transparente.

 

A estufa nào precisava de aquecimento, por causa das lampadas, e mantinha a humidade por causa do plastico e estava ligada a um temporizador que ligava as luzes 12h/dia.

 

Estava um espectaculo.

 

O problema foi, com a chegada do verào as temperaturas começaram a aumentar, e a estufa começou a aqueçer muito por dentro.

 

Ainda tentei ventilar, mas, com a ventilaçào, em circuito fechado, ainda aqueceu mais, em circuito aberto com o exterior, perdia humidade...

 

Acho que, se for iluminada por fora é capaz de funcionar mesmo nos meses mais quentes.

 

Entretanto abandonei o projecto, por falta de tempo, mas acredito que solucionando estes problemas, a coisa funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que a melhor solução é mesmo um aqua para plantas...

 

em que se pode abusar de nutrientes sem termos de nos preocupar com intoxicações por excesso de nutrientes ou CO2, não há lá peixes :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema são as algas... :roll: Não é por acaso que nos viveiros mantêm as plantas emersas.

 

Creio que, para ir mantendo as plantas, um aquário dedicado é a forma mais simples. Mas para as fazer crescer e para promover um aspecto o mais apelativo possível de forma sistemática e despreocupada, uma estufa com uma humidade relativa elevada é capaz de ser o mais fácil... E, se pensarmos bem, também pode ser feita com um aquário. :roll: Desde que tenha tampa. ;)

 

É claro que uma estufa também pressupõe uma escolha das plantas a reproduzir.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isso mesmo,

 

Eu uso um aquario enorme com tampa e com duas fluorescentes. 10 cm de água a 26 graus com circulação constante mantem uma humidade superelevada no aquario.O musgo adora e cresce que é uma coisa maluca. Nada de co2, nem adubos. Para plantas de caule ou que precisem de nutrientes á brava nas raizes faço uma mistura em vaso e meto-as lá dentro com vaso e tudo. Para já tudo em ordem...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais