Inicio de Ciclídeos ajuuuuuuuuuuuuuda


Recommended Posts

Caros amigos dos ciclídeos :

 

Estou fascinada pelos ciclídeos,e gostava de começar um projecto com estes amigos.

 

1º - Qual a especie mais indicada para quem se quer iniciar ?(sem ser discus) :lol:

2º - Qual o tamanho minimo de um aqua para este efeito ?

3º - qual o restante equipamento necessário, nomeadamente: que filtro que aquecimento e que iluminação.

 

 

P.S. - Eu já pesquisei bastante mas gostava de uma ajuda mais "personalizada" para este meu ansiado inicio.

 

Desde já mt obrigada pelas ajudas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem em começar um aquário de ciclideos, no entanto, é tudo muito variavel, isto porque as perguntas que fazes estão em função da quantidade e género de ciclideos que queres.

Cumprimentos,

 

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, para te ajudarmos acho que precisamos de saber um pouco mais:

 

Os parametros da tua agua, PH, Kh, etc.. (é mais facil escolher os peixes que se dão na tua agua do que adaptar a agua aos peixes..)

 

O tamanho do teu aquario.

 

E se calhar o mais importante, que ciclideos gostas....

"Se algo pode correr mal, irá correr mal na pior altura possivel."

 

"Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos."

 

Leis de Murphy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, LIli

Se queres te iniciar com ciclideos primeiro vais ter de decidir se queres ciclideos Africanos,(Malawis, Tanganykas, ou outros Lagos e rios de Africa), ou se queres americanos e nestes ainda podes optar por ciclideos grandes/médios ou por anões.

Vou darte algumas hipóteses de ciclideos que suportam quase todos os erros dos principiantes e de fácil reprodução mesmo para iniciante.

Africanos: Neolamprologus brichardi; julidochromis regani; (Lago Tanganyka), podes manter um casal de cada num aqua de 100cm sem problemas, somente com um pequenos “truque”, na decoração, que será basicamente rochas, de pertencia calcárias.

Labidochromis caureuleos; “Pseudotropheus”, só podes manter uma destas espécies num aqua de 100cm e convêm ser um macho com 2 a 3 fêmeas.(Lago Malawi).

Depois temos o um peixe de eleição para os iniciados Pelvicachromis pulcher mais conhecido por Kribensis, para este peixes de rio basta um aqua de 50cm para manter um casal, convêm é comprar um casal já formado.

Americanos: sem dúvida que o ciclasoma nigrofasciatus é o mais fácil de manter e criar, de tal maneira que já ninguém lhe pega, tornou-se um peixe demasiado vulgar, que se o quiseres arranjar, dificilmente o vais encontrar numa loja, parece um absurdo mas é a realidade.

Se quiseres ir para ciclideos anões americanos tens os apistogrammas e os microgeofagus ramirezi e altiespinosa, mas tanto os apistogramas como o ramirezi são peixes pequena longevidade e requerem alguns cuidados, o microgeofagus altiespinosa, é um peixe mais resistente e pode ser mantido num aqua de 50cm sem problema.

 

Estás são as minhas sugestões, mas tu tens de ver bem o tamanho do aqua que queres para que te possa adiantar mais algumas sugestões.

 

Boa sorte e um bom começo com estes peixes espetaculares.

 

Beijos até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lili, como és do Porto suponho que a água aí deve andar pelos 7,5 de ph, se se confirmar deverás ter isso em conta antes de decidires o qe vais escolher.

 

Depois, tens que decidir que biotopo vais escolher dentro dos parâmetros da água que tiveres...

 

O tamanho minimo do aquário...hummm...eu diria uns bons 500L :lol:

 

Quanto ao equipamento que necessitas dependerá do tamanho do aquário.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

´Lá está este João a desanimar o people.. 500 L no mínimo.. Nem toda a gente pode ter banheiras como a dele... para não dizer menos diria que una 150 L para ter mbunas e até 40 L para alguns conchiclas do Tanganyka.. De resto boa sortee sê bem vinda...

P.S. Mas se puderes montar antes um de 1000L força...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que o João tem razão... para se verem os peixes a terem comportamentos mais naturais 500L é mesmo o ideal.

 

Eu tenho um aquário de 480L com tropheus e já ando a pensar num identico para os mbunas. Só me faltam é os €'s :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Será que só eu, aqui deste forum é que me iniciais com ciclideos num aqua de 60litros?? :shock:

 

Fiquem bem e não assustem o pessoal com as vossas piscinas.

 

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola lili,

 

Em primeiro lugar bem vinda.

Eu partilho da opinião do joão,mas como é evidente tambem se pode ter ciclideos com aquários pequenos como os ramirezi ou conchiclas,agora depende um pouco do que queres ter.

Os ciclideos como deves saber variam muito entre eles tanto a nivel de comportamento como a nivel de coloração, e acima de tudo os parametros de agua do habitat deles (acida ou alcalina).

Por isso tens muito por onde escolher,mas sem querer influênciar eu pessoalmente gosto dos ciclideos africanos,por causa do comportamento deles,serem oviporos,terem cores bonitar e porque os padrões da agua aqui da zona sai a 7.5ph.

 

Boa sorte

 

Tchau

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Será que só eu, aqui deste forum é que me iniciais com ciclideos num aqua de 60litros?? :wink:  

 

Fiquem bem e não assustem o pessoal com as vossas piscinas.

 

Fiquem bem

Eu também comecei com um de 60L... mas em pouco tempo os próprios peixes me "disseram" que precisavam de um maior.

Acho que todos começamos com um de 60L :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos

 

Parece que finalmente vou começar a pôr em prática este projecto mas ainda assim vou abusar um pouco mais da vossa paciencia e conhecimentos :evil:

 

Aqua ben - Mt obrigada por esta e outras sempre valiosas ajuda e contributos que dás ao forum :lol: olha o tamanho que eu gostava era +- 60L

João Antunes - Tens razão o meu PH anda pelos 7,5

Luis Araujo - Pois é estes super profissionais do forúm :evil: até assustam a malta mas bom bom era 2000 L

cab Pois é, eu tb queria começar devagar e bem, e tb gostava de começar por africanos (meus preferidos) essencialmente pelas cores que são lindas de morrer.

 

Agora (para ver se isto anda para a frente) :) : Partindo que será um aqua de +- 60L de africanos, pergunto:

-Tanganica ou malauwy?

-Que aquecimento ?

-que iluminação ?

-Que filtragem ?

-Que areão + subs + plantas + pedras

 

Desculpem lá o abuso :lol: mas queria fazer tudo bem para os meus novos amiguinhos

 

Desde já obrigada a todos " que vieram em minha ajuuuuuuuuuda

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu apostava em conchiculas (lago Tanganyika ),um termostato de 75w, quanto a iluminaçaouma qualquer ( eles nao precisam de muita), um aquaclear 30 talvez( se quiseres tenho um para venda :lol: ) mas tambem pode ser um interno so que normalmnete so tem filtracao mecanica enquanto um de cascata da para as 3, a areao vais a praia e apanhas uns quilinhos e muitas conchas e uma s valisnerias :lol:

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Antunes - Tens razão o meu PH anda pelos 7,5

Quem é este? Um mix entre mim e o joão? 8)

 

De resto... em 60L só te aconselho um tipo de ciclideo africano -> conchiculas do tanganika.

O resto o tropheus já te disse tudo por isso acho que nada mais há a crescentar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu não tenho experiência quase nenhuma com Malawis, mas esses estão fora de questão para um aqua desse tamanho. Como o Duarte e o João Antunes disse, “Conchiculas”, mas eu continuo a achar que um casal de Kribensis ia ficar muito bem e não precisavas de meteres produtos na água, essa agua da tua zona está óptima para eles e podes optar, em vez de areia da praia e conchas, por areão com o tom que quiseres e umas plantas e troncos, digamos uma aqua mais composto para estar na sala. Não quero dizer que um aqua de conchiculas não possa ter um layout interessante, mas basicamente são rochas calcárias conchas, búzios, uma ou outra valisceria e uma ou outra anubia, mas nunca deixa de ser um monte de calhaus.

O kribensis é africano mas não é dos lagos.

 

A escolha é tua.

 

Um bom ano para todos

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora (para ver se isto anda para a frente) :) : Partindo que será um aqua de +- 60L de africanos, pergunto:

-Tanganica ou malauwy?

-Que aquecimento ?

-que iluminação ?

-Que filtragem ?

-Que areão + subs + plantas + pedras

 

Olá lilli

 

O pessoal está aqui para ajudar.

Se queres começar com 60L,acredeito que não tenhas muita escolha caso queiras ir para ciclideos africanos (malawi),são peixes que crescem muito,chegam a atingir 12 cm ou até mais em algumas especies. O que vai acontecer é que vais chegar a uma altura e vais ter que despachar os peixes ou aumentar o tamanho do aquário. Isso quer dizer vais gastar duas vezes os €.

Acho que para começar podes optar por um aquário de 100X40X50cm,e se mandares fazer o aquário não vai ficar assim tão caro como podes pensar,entretanto metes um Fluval 4plus (a venda na jardiland por 37€) e quanto a iluminação serve bem uma calha industrial com duas lampadas daylight e para finalizar um aquecimento de 100/150W.

 

Eu falo por experiencia propria,já tive aquários pequenos e acabei por ter que montar maiores, pois os peixes começaram a crescer e eu não queria desfazelos deles

 

 

Xau

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

tropheus Já agora que especie de conchiculas me aconselhas, Ocelatus ou Similis ? E quanto ao areão eu gosto dakele bem clarinho que já agora podias-me dizer o que é :).

Nuno Antunes Peço Imensa desculpa pelo erro imperdoavel :)

aquaben Os cribensis não se dão com conchiculas ? :):lol:

gorgeous Obrigadão pela dica o artigo é impec.

cab Eu sei que tens razão mas para já tou um pouco limitada em espaço para aquas pois já tenho mais 2.

 

Mais uma vez obg a todos pela ajuda, e continuando a abusar :D alguem me sabe dizer onde é que aki no porto à variedade e qualidade de ciclideos e respectivo material a nivel de areão, pedras, plantas, etc ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vais a cichlid-forum.com clicas em profiles e em Search by Species Characteristics metes shell spawner em breeding e aparece-te muitas especiesde conchiculas escolhes a que mais gostas e depois procuras na net artigos sobre essa especie :)

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o que eu digo, o melhor é começares com um aquário de 240L, já é um bom aquário. Como conselho mete ciclideos que não se tornem muito grandes em estado adulto.

Eu por exemplo comecei com um de 80 L com 2 casais de Neolamprologus Brichardi, e agora tenho um aquário de 800L com 10 Neolamprologus Brichardi , 4 Neolamprologus Brichardi Albino, 6 Paracyprichromis Nigripinnes, 8 Neolamprologus Tetracanthus, 6 moori ,2 Dimidochromis Compressiceps , 1 Dimidochromis Compressiceps Albino , 5 Synodontis , 15 Afromastacembelus Frenatus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais