Dúvidas sobre localização do aquário


Mad_Cat

Recommended Posts

Cumprimentos a todos!

 

Um amigo deu-me a morada do forum e fiquei espantado com a quantidade de informação disponibilizada, em poucas horas fiquei apaixonado pelos aquários de agua salgada e a saber do que necessito.

 

Tive um aquário de água doce durante 7 anos que terminou com um infeliz acidente. A minha mãe aproveitou e remodelou a sala retirando o movél do aquário.

 

Agora que ando a estudar o que é preciso e arranjar soluções e daí as minhas dúvidas.

 

1ª - O único lugar de que desponho é no meu quarto numa secretária pouco usada que está num canto e uma parte está ao lado da janela.

Será uma localização má, possivel, ou tenho de ter cuidados por causa do sol?

 

2ª - Barulho / cheiro do aquário e sump, barulho de água suporto, barulhos mecânicos e repetitivos e não.

 

3ª - Tenho prateleiras de madeira por cima da secretária, teriam de ser retiradas por causa do aquário (evaporação pode estraga-las e aos livros? ) ?

 

4ª - Tenho um pequeno aquário de 50x28x25 valerá a pena tentar começar num áquario tão pequeno? Vantagem seria começar rápidamente, caso contrário pensaria substituir a secretaria por um movel e um aquário maior.

 

Cumprimentos ao aficionados dos aquários de água salgada e aos detentores de belos aquários.

 

PS - Já vi que nas redondezas de onde moro (Queluz) existem uns belos aquários que quero visitar, pendente a permissão dos donos. bowdown

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Benvindo ao Fórum!!! :D

 

1ª - O único lugar de que desponho é no meu quarto numa secretária pouco usada que está num canto e uma parte está ao lado da janela.

Será uma localização má, possivel, ou tenho de ter cuidados por causa do sol?

O assunto "sol" tem vindo a evoluir muito na "teoria da aquariofilia" recente. Antes sol directo era proíbido. Hoje, quando usado com qualidade, pode ser incrivelmente benéfico (falo por experiência própria).

 

2ª - Barulho / cheiro do aquário e sump, barulho de água suporto, barulhos mecânicos e repetitivos e não.

Água salgada :shock: circulação forte e escumador :) + ruído mecânico do que a água doce

No entanto, podes investir algum esforço em criar uma solução que te minimize esse impacto (bombas mais silenciosas, escumador numa câmara revestida interiormente a espuma insonorizadora, etc...).

 

3ª - Tenho prateleiras de madeira por cima da secretária, teriam de ser retiradas por causa do aquário (evaporação pode estraga-las e aos livros? ) ?

Se a circulação de ar nessa zona não for suficiente, podes ter problemas. Por outro lado, cada vez que uma bolha rebenta na superfície do aquário há a possibilidade duma microgota sair disparada atingindo distâncias muito além do esperado. Eu resolveria esse assunto assim:

:lol: colocava uma película plástica na parte inferior da prateleira

:lol: pensava em colocar uma ventoinha a forçar a circulação nessa zona (aquelas que se usam em computadores servem perfeitamente)

 

4ª - Tenho um pequeno aquário de 50x28x25 valerá a pena tentar começar num áquario tão pequeno? Vantagem seria começar rápidamente, caso contrário pensaria substituir a secretaria por um movel e um aquário maior.

 

Para começar recomendaria, no mínimo, o dobro da litragem. Para mim o volume ideal é à volta de 120 litros porque representam um excelente compromisso. É suficiente para não fazer o sistema tão sensível a erros e por outro lado é pouco exigente em termos de acções de manutenção (TPAs, reposição da evaporação). Finalmente diria que a diferença de preço entre um sistema de 120 litros e por exemplo um de 50 não é assim tanta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum!

 

A incidência do sol directo não é problema, até estimula o crescimento dos corais e mostra a reduzida intensidade das nossas lâmpadas de iodetos metálicos. Tenho um aquário em que o sol bate de chapa durante a tarde, nessa altura os iodetos paracem "apagados"!

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me decidi por começar por um aquário maior e mais paciente com os meus erros. :)

 

Estou a ver os livros recomendados aqui no site, para pedir ao meu irmão que está em Londres para a passagem do ano, para me trazer um.

Quero definir o que quero para planear as necessidades do equipamento, pois há que começar a planear as despesas.

 

A minha secretária é estruturalmente fraca, por isso vou medir o espaço do canto onde a secretária está, planear um movel e ver o tamanho do aquário para começar a ver preços do último e começar a construção do primeiro.

 

Alguma recomendação de lojas na zona de Sintra/Caiscais/Margem Sul onde possa começar a perguntar preços?

Já vi algumas na parte dos patrocinadores, mas nada como a voz da experiência. :wink:

 

Obrigado pelas respostas, resta ver o barulho que o equipamento faz, e se é suportável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais