Depois de procurar muito no forum !!!! sobre "SUMP TRAS


Recommended Posts

Alguem me pode ajudar "sump traseiro" ou com um sexto vidro no aquario .

 

Do que falo é de algo parecido... mas preciso de mais informacão.

 

http://www.thereefs.com.br/sumptraseiro.htm

 

http://www.reefcorner.org/diy/diversos/sum...p_sem_furos.htm

 

Se não estão a ver bem do que falo, o exemplo são os aqua da aqua-medic.

 

Todos os links de esquemas de montagens

que me poderem fornecer agradeço.

 

E claro para alguem que já teve exp. neste tipo de sump ou seja la isto o for, que diga de sua justiça.

 

Obrigado

 

Da madeira

 

Jose silva

 

E votos de

BOM E SANTO NATAL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá painatal,

 

Afinal existes??????? E ainda por cima tens aquário! Julgava é que tinhas mais idade e barbas brancas e isso... mas enfim! Deves estar a questionar a utilidade das sumps traseiras porque deve ter havido algum menino que te pediu como prenda um aquário e tu não sabes se o melhor é ter a sump na traseira ou em baixo. Mas digo-te já que sump atrás não é nada aconselhável nem prático, é muito melhor em baixo porque facilita muito o acesso ao material (escumador, termostato, reactores etc.) e também porque assim o aquário fica mais estreito e com um volume de água menor.

 

Bom Natal e com muitos, muitos presentes,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não antes uma sump por baixo do aquário? Estas sumps traseiras só têm desvantagens, na minha opinião. Só se não tiveres espaço em baixo é que se justifica uma sump atrás e mesmo assim preferia sempre de lado.

A sump atrás vai roubar largura ao aquário e para fazer a manutenção tens sempre que ter acesso pela parte de trás.

 

A l e x a n d r e

 

Edit: Ops, ricardo não tinha visto que já tinhas respondido.

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se de facto não tens espaço por baixo mas tens para trás (com fácil acesso) esses esquemas podem ser uma boa opção porque são tecnicamente muito mais simples e permitem fazer várias facetas sem grande confusão..

 

Se tiveres um tanque de 150 cm com 90 de largura 30 dos quais para a dita sump, podes num primeiro compartimento ter o material "típico de sump" - termostato, skimmer, repositor, termómetro, etc...

 

Podes depois ter uma saída para o aquário e outra (mais estreita para o fluxo não ser excessivo) para um segundo compartimento, idealmente com iluminação independente, a funcionar como refúgio.

 

Com este modelo, a bomba de circulação da "sump" terá de ficar residente no tanque ou, idealmente, alojada no primeiro compartimento ligada via passa-muros ao aquário. Atenção porque se quiseres usar um esquema que te faça a recolha à superfície tens de fazer uma primeira câmara para o efeito.

 

Sinceramente não me parece que estas soluções sejam más desde que o espaço o permita. Acho que até fica tudo bem compostinho e descomplicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros isto não esta facil !

 

O aqua fica a uns 1,10 de altura ou la o que é e mesmo que para a parte dita sump nas costas do aqua nao vejo dificulade em la chegar com uma respectiva escada...

 

 

Caros gostava era mesmo de encontrar coisa para ler sobre ...

 

com esquemas,

 

ou vou ter de enganar os logistas aqui da madeira para consegui ver e tirar umas fotos.

 

 

Pois pela net ainda nao arranjei nada de jeito.

 

Abraço madeirense

Link to comment
Partilhar nas redes sociais