Projecto: Aquário de Água Salgada 60*30*40


Origens

Recommended Posts

Antes de tudo, vou explicar o que quero fazer deste post: tenho um aquário de 60*30*40 de onde quero fazer um mini-reef, como quero fazer tudo direitinho, preciso da vossa ajuda, vou colocando aqui as duvidas que vou tendo, neste momento já tenho algumas mas acredito que vão surgir mais ao longo do tempo!

Quero começar a montagem do aquário no principio de Janeiro, enquanto alivio o stress de ter que estudar para os exames!

Neste momento estou-me a guiar pelo tópico do Duarte Conceição, vou usar como base este tópico e o do Duarte para a montagem do aquário!

 

Dado que já tenho o aquário e dois termostatos, gostava que me dissessem qual o material que tenho que adquirir, em principio não vou usar sump, porque ainda não percebi para que serve e quais as vantagens, também conto com a vossa ajuda para me clarificarem sobre esse assunto!

O material que penso adquirir é:

 

- Escumador

- 2 Bombas 600 l/h

- Iluminação 2x36 W

- Densímentro

- Aragonite para substracto

- Adaptador de Soro

 

Necessito de mais algum material?

Se montasse uma sump qual o material adicional a juntar?

 

Para o inicio já são muitas dúvidas, por isso vou ficar-me por aqui dado que é o primeiro post.

Depois de ler as vossas respostas, coloco mais questões.

Desde já deixo o meu muito obrigado a todos e o meu pedido de ajuda neste projecto.

Obrigado e um grande Abraço!

 

Feliz Natal a todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

o teu material nao está mal mas, se fosse a ti comprava em vez de duas bombas de 600 litros hora comprava 2 de 1200 l/h, axo que nao e exagerado e faz mais ou menos 32 vexes o volume do aquario (72 litros)!!!!

rocha viva mais ou menos 15 kg de viva e uns 7,5 kg de morta para começar a colonizar, na luz concordo!!!

Sump no meu caso nao optaria porque o teu aquario e pequeno, como escumador optava pelo Berlin Air Lift 60 red sea!!!!

optava por tambem comprar ja os teste quimicos, nomeadamente nitratos, ph e dureza!!!!

podes começar depois por colocar uns ermitas, turbos, camarões!!!!

 

 

PS:eu nao percebo muito de agua salgada, portanto se estiver alguma coisa mal digam!!!!! :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que antes de mais deverias dizer o que pretendes manter no teu reef para se saber se o equipamento que referes é adequado.

 

Não me leves a mal, até porque eu já cometi várias vezes o mesmo vício de raciocínio, mas a maneira mais simples de se gastar desnecessariamente dinheiro e esforço em aquariofilia é pensar "tenho aqui um aquário, umas lâmpadas, umas bombas e uns termostatos, deixa cá montar um sistema depois logo se vê o que lá meto".

 

Eu acho que se deve pensar ao contrário porque assim não é tão fácil errar.

 

Há mini-reefs desde sistemas simplemente com peixes até outros elaboradíssimos onde crescem e propagam corais duros de pequenos pólipos SPSs. Cada um necessita do seu equipamento um mais caro outro menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Origens,

 

Osmose, falta-te uma osmose nessa lista! Quanto à iluminação parece-me insuficiente, porque não colocas um projector HQI de 150W? A iluminação é muito importante para os corais.

 

Falta também a rocha viva, que é o filtro do teu futuro aquário.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim acrescento:

 

- Osmose

- Rocha Viva (já tinha em mente, esqueci-me de pôr aqui)

 

Podem explicar-me em que consiste a osmose e o que necessito de comprar?

Concordam com o Ricardo quanto ao projector HQI de 150 w?

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Prazeres o que estou a pensar colocar no aquário, assim numa primeira e ainda não estudada hipótese seria 2 peixes-palhaço, um camarão ou 2, um goby, uma ou 2 estrelas do mar, e um ou 2 cavalos marinhos.

Não tenho fundamentada ainda esta minha escolha, não sei se são ou não compatíveis as espécies.

Gostava de continuar a ter a vossa opinião sobre o material e se quiserem sobre os seres vivos, sendo claro que só pra Abril/Maio, pensarei em introoduzir peixes, agora querioa mesmo fazer tudo certinho quanto ao material e para isso preciso mesmo da vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Finalmente os exames estão a acabar e o projecto de água salgada vai avançar!

Já só me falta comprar a aragonite e depois ir buscar água para encher o aquário, pois até a rocha viva já tenho, estando no aquário do membro Bernax até eu montar o meu!

Ele fez-me esse jeitinho!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Prazeres o que estou a pensar colocar no aquário, assim numa primeira e ainda não estudada hipótese seria 2 peixes-palhaço, um camarão ou 2, um goby, uma ou 2 estrelas do mar, e um ou 2 cavalos marinhos.

Não tenho fundamentada ainda esta minha escolha, não sei se são ou não compatíveis as espécies.

Gostava de continuar a ter a vossa opinião sobre o material e se quiserem sobre os seres vivos, sendo claro que só pra Abril/Maio, pensarei em introoduzir peixes, agora querioa mesmo fazer tudo certinho quanto ao material e para isso preciso mesmo da vossa ajuda!

 

A paciência que revelas vai-te ser muito útil. Eu acho que se queres cavalos marinhos tens de fugir um pouco ao esquema clássico porque eles necessitam de condições um pouco diferentes dos habituais peixes e invertebrados de recife. Vai lendo aqui o fórum que rapidamente ficarás com uma série de linhas orientadoras quanto ao material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais