FredSilva Publicado Dezembro 14, 2005 Publicado Dezembro 14, 2005 Boas, gostava que me ajudassem a resolver o seguinte problema: Tenho um aquário de 240L com bastantes plantas 4 discus uns neos e pouco mais, o filtro é um JBLcristalprofi250. O que aconteceu foi que há 15 dias reparei o BlueDiamond por vezes ficava escuro, e ao medir os parâmetros da água detectei Nitratos num máximo de 160mg/L. Aproveitei este facto para montar uma sump (que estava prontinha a estrear) com capacidade real de 20L, com um seco/molhado e cerâmicas. Fiz umas trocas de água e pouco desceu, limpei o filtro e também de pouco adiantou. Agora ando a fazer trocas de agua de 30% dia sim dia não, e os valores mantém-se entre os 40 e os 80mg/L (teste da SERA). Normalmente limpo o filtro de 15 em 15 dias, TPA`s semanais de 30%. As trocas de água são feitas com água que tenho num bidão a ciclar com um filtro de cerâmicas, bomba de ar e turfa, onde acrescento água da torneira quente para estabilizar a temperatura. Esta água acusa-me 5mg/L de nitratos (penso que é irrisório). Gostava de saber como eliminar os nitratos ou reduzi-los ao mínimo? Será que a Zeolite funciona na eliminação dos mesmos? Abraços... Citar
nunomiguel Publicado: Dezembro 14, 2005 Publicado: Dezembro 14, 2005 Já aspiraste o areão? Tens de certeza excesso de matérias orgânica no aquário. Quando limpas o filtro o mesmo está muito sujo? É que pode ser preciso limpar semanalmente... A água do bidão é a que tem 5mg/l de nitratos? Já mediste os nitratos da água da torneira? Penso que a solução (sem recorrer a químicos ou resinas) é continuar com as TPA's, aspirar o fundo, alimentar em menor quantidade os peixes e limpar o filtro com mais frequência. Recorrendo a resinas atenuas o problemas mas nunca descobres a causa do mesmo. Os nitratos vão continuar a aparecer. Citar Cumprimentos, Nuno
Barbie Publicado: Dezembro 15, 2005 Publicado: Dezembro 15, 2005 Olá. Por acaso o aqua tem placa de fundo? Se sim, o problema poderá ser esse... ( e caso a resposta seja afirmativa, aconselho a tirar, dado que toda a matéria orgânica que fica depositada por baixo da placa não desaparece com as trocas de água e aspiração do areão, uma vez que não se consegue aspirar por baixo da placa...) E que tipo de comida dás aos discus? se fôr congelada, o melhor será reduzires a quantidade e alternares com outro tipo de comida (flocos ou granuladio), pois a comida congelada é muito proteica e poderá contribuir para o excesso de nitratos. Aconselho-te, tal como o nunomiguel, a fazeres trocas mais regulares (semanalmente), aspirando sempre muito bem o areão. Barbie Girl.... :D Citar
Recommended Posts