CO2 dúvida/ajuda


Recommended Posts

boas

 

após duas tentativas falhadas no co2 caseiro devido a fugas parece qua na 3ª acertei.

bem ontem tipo 16h fiz a solução e perto das 20h coloquei a mais ou menos a meio do aquário (em altura) a pedra difussora e deixei durante a noite.

hoje quando acordei apanhei um "susto" pois deparei com todos os peixes tipo a respirar a tona de água, retirei de imediato o CO2 e abri o difussor do filtro para entrada de ar

medi o ph que caiu para os 6,5 e que deveria estar nos 7,5/7,2 e também que os nitritos que a muito ja nao tinha esta no minimo da minha escala (os testes são os da prodac).

como apesar nas tentativas falhadas anteriormente e na primeira ainda tive quase uma semana a funcionar isto nao me aconteceu desceu o ph mas lentamente e depois estabilizou eu coloquei um produto da rena que põe o ph a 7,0 e coloquei tb o toxiver da sera para evitar as possiveis subidas dos elementos tóxicos.

 

isto tudo para perguntar será que foi do CO2? Deveria ter esperado 24h antes da sua colocaçao? Devo subir um pouco mais a pedra difusora?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em principio foi para uma queda tão grade do ph.

 

Tenta fazer uma tpa e deixar a saida o filtro o mais á tona possivel para facilitar as trocas gasosas! Por a pedra do co2 á tona quase e com o passar dos dias vai baixando, mas sempre controlando tudo o que se passa! Não tens de esperar tempo nenhum para colocar no aqua, o erro foi colocar logo a meio sem ver antes como o aqua estaria a reagir.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem um neon acabou por ir

vamos ver a reaççao dos outros

para ja co2 esta fora

 

de qualquer modo devo retirar o co2 durante a noite e deixar o filtro com entrada de ar?

ou entao os dois isto é co2 e ar duranteo periodo das lampadas desligada

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fiz uma tpa de mais ou menos 25l e adicionei stress zyne tratamento para os 110l do meu aqua

 

coloquei somente agora o co2 (esteve parado desde as 10 da manha e foi colocado as 16h30) a mais ou menos 5cm de profundidade

 

a duvida é como os nitritos subiram!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao nao vem dai mais nenhuma opiniao?

para mim deve ter sido considencia a colocaçao do co2 com a subida de nitritos.

 

como disse ja mudei 25l agua e coloquei stress zine e para ja nada

continua a ter nitriros embora os minimos

 

a questao que se poe o porquê do aparecimento de nitritos

 

sei que na quinta feira nada tinha e so alterou a fauna com a chegada de duas colisas no sabado fiz o tpa habitual com muda de 25l e o tratamento do costume

 

alguem que possa dar mais umas luzes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os nitritos subiram, antes do neon morrer ou depois? Retiraste o neon morto do aquário, ou deixaste-o por lá? Se deixaste lá o neon morto, e só depois é que mediste os nitritos, então é perfeitamente normal que os nitritos subissem ligeiramente.

 

Quanto à introdução de peixes novos, se forem demasiado grandes face à fauna já existente, também lógico que os nitritos suam ligeiramente. Imagina que tens poucos peixes. Colocas dois peixes grandes, há uma produção maior de amónia... Mas como tinhas uma quantidade de bactérias ajustada a poucos peixes, ao haver uma produção maior de amónia, e consequentemente de nitritos, é lógico que tenhas picos, ainda que pequenos, de amónia (não sei se mediste) e de nitritos.

 

Mas quanto à morte do neon... se é que foi por uma causa química, apostaria mais nas variações bruscas de pH, e não tanto nos picos de nitritos e amónia.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

é verdadee que o co2 também pode afectar os nitritos??

Em termos químicos, não vejo nenhuma maneira do CO2 puder alterar a concentração de NO2(-). Só em termos de deslocar o equilíbrio HNO2 -> NO2(-). Mas aqui, se baixarmos o pH, até estava é a promover que a concentração de ácido nitroso aumente com a descida de pH. E o que os nossos testes lêem, é a concentração de NO2(-)... Por isso nem faz grande sentido.

 

Biologicamente, também não encontro nenhuma relação para o aumento da concentração de NO2(-) na água. As bactérias nitrificantes, necessitam de oxigénio na água e amónia para puderem libertar NO2(-). Por isso, ao injectarmos CO2 na água, estamos a modificar as concentrações parciais dos gases dissolvidos na água, tornando-a mais anaeróbica (menos O2). Logo, se as bactérias que oxidam Amónia a Nitrito, precisam é de Oxigenio em fartura, e até baixam o pH (ocorre uma oxidação), faz sentido que o CO2, até promovesse um aparecimento de NO2(-) menor...

 

Acho que o problema, foi teres deixado morrer qualquer coisa. Não digo, obrigatoriamente, um peixe, mas algo orgânico (ser vivo) que contribuísse para o aparecimento de Amónia, e consequentemente Nitritos.

 

Não aspiravas o areão há quanto tempo? A matéria orgânica no fundo do areão, pode ter chegado a um nível de saturação, e começou a libertar amónia...

 

Bem, isto tudo são especulações.

Espero que já tenhas tudo em ordem.

Boa sorte.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ja esta tudo em ordem

eu nas tpa´s expiro sempre o areao pelo menos partes

em relaçao aos nitritos nao consigo ver a causa mas hoje fiz teste e esta tudo ok, embora amanha seja o dia da tpa deve ficar melhor ja tenho 40 l preparados para entrar :)

 

[ ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.