Ligar lâmpadas economizadoras (DIY)


Recommended Posts

Olá!

 

Depois de um mês a ler sobre calhas... e de muitas dúvidas... lá meti mãos à obra e decidi construir a minha calha.

 

Finalmente encontrei economizadoras de 6400K. Há promoções 5* no MaxMat e no Mestre Maco.

 

Agora, tenho uma dúvida grande: concretamente, como é que ligo as lâmpadas umas às outras e à ficha da tomada? É uma pergunta estúpida... bem sei... mas não tenho conhecimentos de electricidade.

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... experimentei ligar os fios da corrente ao primeiro casquilho, e o segundo casquilho ao primeiro casquilho, o terceiro casquilho ao segundo casquilho, e por aí adiante. Luz, dá. Agora, se a ligação não for assim digam-me qualquer coisa.

 

Noto uma coisa estranha: Com 4x18W (agora) o aquário tem efectivamente menos luz do que com a calha anterior (1 tubular de 30W apenas). Será por não ter material reflector dentro desta nova calha? Vou experimentar forrar com papel de alumínio...

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quado tiver um pouco de tempo hei-de experimentar. Obrigado.

 

De qualquer forma, aproveitei e pus também dentro da calha a antiga tubular de 30W para garantir uma distribuição uniforme de luz. Passadas 11 horas com a coisa a funcionar, e apesar de haver uma brecha de 100x1cm na parte traseira da calha, nota-se que há algum calor nos casquilhos e que o balastro da tubular (que fixei ao exterior da calha) aquece bastante. O que me deixa de pé atrás é que, estando o balastro fixo ao MDF, cheira ligeiramente a madeira queimada se lá for com o nariz... :lol:

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deves ter as lampadas a funcionar em paralelo que te dá menos luz, porque não juntas todas as fases o os neutros numa caixa de derivação e daí sai só o fio para ligar á corrente ??

 

 

:lol::) :D

 

 

 

Tens de liga-las mesmo em paralelo, da ficha ligas os 2 fios no primeiro casquilho, passas outros 2 fios para o proximo casquilho e assim por diante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O que me deixa de pé atrás é que, estando o balastro fixo ao MDF, cheira ligeiramente a madeira queimada se lá for com o nariz... Confused

Hmm... será? Eu na última semana também cortei MDF e aquilo tem um cheiro muito intenso... será que não é isso?

Mas não se parece em nada com cheiro de madeira queimada...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És mesmo capaz de ter razão. Fiquei a pensar e até ia comentar o meu próprio post a dizer que, possivelmente, o cheiro é mais a madeira nova (ainda com pó) do que a outra coisa.

 

Não obstante a calha aquecer um pouco, acredito que com o tempo e pintando a coisa, este cheiro desapareça. Repare-se que só se nota o cheiro se lá meter o nariz...

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não explicaste convenientemente como ligaste os suportes de lampada... foi como descrevi acima ou foste passando um fio entre suportes e nas pontas ligaste as fichas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não explicaste convenientemente como ligaste os suportes de lampada... foi como descrevi acima ou foste passando um fio entre suportes e nas pontas ligaste as fichas?

Desculpa. Tenho as ligações como disseste. Ie, fios da corrente ligam ao primeiro casquilho; o segundo casquilho liga ao primeiro casquilho; o terceiro casquilho ao segundo casquilho, e por aí adiante.

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

continuas a dizer o mesmo...

 

do primeiro casquilho passam um ou 2 fios para o segundo?

hummm vou fazer um boneco...

 

 

Pic_7099_1.jpgeste será o modo correcto de ligares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada casquilho tem apenas dois contactos. O meu desenho não está correcto (esquematicamente), mas é (teoricamente) como as lâmpadas casquilhos estão ligados.

 

Ie, ligo dois fios da corrente ao primeiro casquilho. Dos contactos do primeiro casquilho (onde entram os fios da corrente), saem outros dois fios para ligar ao segundo casquilho. Desse segundo casquilho (onde entram os fios que vêm do primeiro casquilho) voltam a sair dois novos fios para o terceiro casquilho (etc, etc).

 

Está bem assim?

 

Desculpem as confusões e obrigado pela vossa paciência.

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andamos todos a dizer o mesmo... a tua ligação está correcta, está como os meus desenhos abaixo...

 

 

Pic_7099_1.jpg

 

Pic_7099_2.jpg

 

Ambas são iguais...

Tens a ligação bem feita. em paralelo, não precisas de mudar nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Fazer isto com lâmpadas da EDP , de consumo baixo, rende? Para 100 litros? Quantas lâmpadas ia precisar?

 

thanks

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.