Duvida de Co-Habitacao de Mbunas


amscar

Recommended Posts

Depois de ler alguns dos topicos do forum que abordam a tematica e de ter lido uns quantos sites da especialidade, resolvi perguntar a quem for mais entendido uma duvida que me surgiu!

 

Num hipotetico setup num aquario com 300lt , quais as vantagens ou desvantagens de se manter:

 

4 especies, 1 macho e 3 femeas de cada

 

ou

 

5 especies, 1 macho e 2 femeas de cada

 

 

Obrigado e aguardo comentários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algo mais baseado nisto...que li por ai algures:

 

Larger, More Aggressive Mbuna Setup

 

Select 1 species from 4 of the various groups below (Max 4 of each) , for a max total of 4 groups, and 16 fish. :

 

Group A:

• Labeotropheus trewavasae

 

Group B:

• Melanochromis johanni

• Melanochromis cyaneorhabdos

• Melanochromis auratus

 

Group C:

• Metriaclima callainos

• Metriaclima estherae

• Metriaclima lombardoi

 

Group D:

• Labidochromis species

 

Group E:

• Tropheops tropheops

 

Group F:

• Pseudotropheus elongatus types

• Pseudotropheus flavus

 

Group G:

• Cynotilapia afra

 

As as 5 especies, 3 elementos de cada, seriam neste grupo e propus pelo que li em alguns posts aqui do forum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim fazes bem em perguntar. A questão é que à partida, 15/16 mbunas nessa litragem parece bem.... não obstante poderá não dar, depende das espécies que escolhas. Dois motivos que à partida me parecem que justificam a especificação das espécies que queres são:

 

- Nem todas as espécies de mbunas têm o mesmo tamanho, vão desde 6 +/- até aos 18cm +/-

- Nem todas as espécies mbunas têm o mesmo grau de agressividade.

 

Julgo que é disto que depende o numero de peixes que poderás manter.

Outra questão é a compatibilidade entre espécies.

Assim sendo talvez seja mais fácil dizeres algo deste género: "estava a pensar por x desta espécie, y daquela espéce, etc. o que acham?"

 

Em relação a essa informação que disponibilizas, a fonte é o cichlid-forum. É um site de referencia para todos nós. No entanto, há mais espécies de mbunas do que as mencionadas aí. Trata-se de uma regra "geral", não ponho em causa que seja uma boa regra, mas há aqui no forum pessoas muito habilitadas a dar-te uma opinião válida para um eventual caso concreto que ponhas. Julgo que podes e deves basear-te nessa regra para fazeres a tua selecção, mas depois de escolhidasas espécies é mais fácil obter ajuda. A titulo de exemplo posso adientar-te que também selecionei as espécies que queria com base numa regra geral desse género, mas quando escolhi as espécies, escolhi-as mal. Aqui no forum explicaram-me porque é que a escolha não era boa (tinha escolhido uma espécie muitissimo agressiva que não daria a minima hipotese aos outros peixes - Melanochromis Auratus) e depois ajudaram-me a "ajustar" a minha escolha. Enfim...

 

Pronto foi a minha opinião, espero ter ajudado.

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na hipotese de 4 especies, 4 elementos de cada:

 

Melanochromis Auratus

Metriaclima Lombardoi

Cynotilapia

Labeotropheus Trewavasae

 

Na Hipotese 5 especies, 3 elementos de cada:

 

As mesmas 4

e outra...Que sugeriam?

 

Essas 4 especies foram escolhidas com base no que li no forum, para um setup de 300Lt sao algumas das que sugerem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melanochromis Auratus - muito vulgares e agressivos

Em substituição colocava os Melanochromis cyaneorhabdos (= sp. maingano)

 

Metriaclima Lombardoi - muito vulgares e agressivos

Em alternativa colocava os estherae, ou chilumba lwino reff ou maison reff ou outros dentro do mesmo gênero.

 

Cynotilapia - apostava nos cobue ou nos sp. lion's cove

 

Labeotropheus Trewavasae - apostava nos tumbi west

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e Metriaclima chilumba lwino reff juvenis ate 5 ou 6 cm onde posso eu arranjar? também (palavra corrigida) preferia essa especie aos lombardois!

 

Penso que em lugar nenhum, pelo menos para já. Há uma lista de importação a decorrer que tem essa espécie mas são selvagens.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais