LRod Publicado Dezembro 6, 2005 Publicado Dezembro 6, 2005 Boas, Necessito ajuda quanto ao tempo de ciclagem, para um aqua 100x40x40, em que vou substituir um filtro de interior por um exterior HEIM 2224, com esponja Substrat pro, e ceramica, cabeça interior 600 l/h, aproveitando 50% da água já existente ph 7, introduzindo aragonite e rocha calcária, algumas anubias e valisnérias, e poderei "aproveitar" duas corydoras para ajudar(?) a ciclagem. Onde colocarei 4 saloisis e 4 mainganos e um synodontis. Este pedido prende-se com o facto de aproveitar uma encomenda da Redfish. Agradecido Luis Rodrigues Citar
Arquimedes Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Não dá pra manteres os dois filtros a funcionar ao mesmo tempo durante um mês ou dois pra manteres a colónia de bactérias? Mais importante do que a água, se usares esse filtro mais algum substrato do aquário velho, até nem passas por ciclo nenhum, desde que as bactérias não morram à fome por não terem peixes a produzir amónia. Tanto quanto eu sei (e é melhor alguém mais dar uma achega) a quantidade de bactérias que tens instalada no filtro e também nas rochas e areão, está adaptada ao volume de peixes que tens. Se a carga de peixes que aí vem não for muito superior, não passas por ciclo nenhum. Citar
miguel angelo 2 Publicado: Dezembro 6, 2005 Publicado: Dezembro 6, 2005 Boas, Pelo que me parece vais substituir o filtro interior por um exterior , não é? Ora bem o aqua já está ciclado não é assim? Se é, aplicas o filtro exterior e deixas ficar o interior durante uma semana ou duas , depois retiras o interior e deixas só a funcionar o exterior e pronto está feito. Citar Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Recommended Posts