desparatização discus


hatchim

Recommended Posts

Peço aos membros com maior experiência em discus que me digam se costumam desparazitar os discus só quando têm sintomas ou sempre que adquirem novos discus o fazem ou de tempos a tempos mesmo sem sintomas, e que técnica de desparazitação usam? será que o falygil (acho que assim que se escreve ou talvez não) é o melhor método ou aconselham outros

 

Obgada

fish2.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , eu aínda estou a começar no mundo dos discus mas vi esta mesagem do senhor Vitor Hugo Quaresma noutros forúm e acho que te poode responder a pergunta portanto aqui vai:

 

Ola !!

 

Bom a forma que utilizo á anos para desparasitar os discus é sem duvida o flagyl . Sempre utilizei um comprimido para 50 l de água, mas a melhor forma é desfazer um comprimido em 50 g de comida. Deve-se descongelar um pouco a comida e misturar o comprimido em pó . Depois de bem misturado congela-se de novo e admnistra-se aos peixes ao longo dos varios dias até essas 50g terminarem. Naturalmente que vão ver os peixes a cuspir no inicio aquela comida que sempre comeram , mas ao fim do segundo ou terceiro dia ...a fome aperta e ai não regeitam.

Na água só em casos extremos pois não e a forma mais eficaz, de qualquer maneira é um dos recursos para o peixe não morrer com parasitas internos, hexamita , etc. Já muitas vezes debati pessoalmente com o Didier Undergrasser que publicou o Discus Health a quantidade de flagly a administrar , Segundo ele e eu pela minha experiencia vivida um comprimido pode ser utilizado para 25 l de água durante tres dias , com trocas de 10% a 20% com uma maior oxigenação

e temperatura nos 32º .

Bom para mais qualquer duvida contacte-me atraves deste forum ou pelo endereco da loja discus.world@mail.telepac.pt

 

De destacar o seguinte a melhor forma de manter os seus discus é OBSERVA-LOS diariamente , só desta forma consegue observar os seus problemas e descubrir se existe alguma coisa com o seu peixe. Não trate em ultimas instancias pois provavelmente vai ser tarde , faça -o regularmente e sempre com um tratamento mensal

 

P.S Geralmente faço este tratamento na comida uma vez por semana aos meus peixes

 

VITOR HUGO QUARESMA

gabrielesusy151pp5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom só para completar um pouco, se fazes comida caseira para os teu discos podes sempre incluir na receita cerca de dois dentes de alho(podes encontar aqui no forum receitas de comida caseira). Como deves saber o alho é um bom preventivo para os parasitas internos. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigo,eu pela expriencia que tenho no meu proprio aquario,eu faço mensalmente flagyl nos meus discus,ate ja, tenho tido bons resultados...

a dosagem que faço é a seguinte:

 

1 comprimido por cada 50lts. de agua, e passado 8h. retiro 20% de agua e volto novamente a colocar flagyl,mas so sobre a quantidade de agua que coloco no aquario.(porque o flagyl passado 8h.perde a maior parte senao todo,o efeito)e deixo assim tres dias,ao terceiro dia mudo 50% de agua.

aconselho a fazer isto se tiveres uma boa materia filtrante biologica no teu filtro,nao por causa do flagyl mas por causa das mudas de agua constantes.

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Desparasitar sem haver sinais de parasitas, para mim, não é correcto.

Segundo os "experts" os parasitas intestinais, parasitas das guelras, etc., estão sempre presentes e são quase impossiveis de erradicar.

Normalmente o sistema himunitario do peixe consegue controlar esse numero.

Em casos adversos em que o S. I. do peixe se vai abaixo aí sim os parasitas proliferam e o peixe "vai-se abaixo".

Vejam no tópico:http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199 tanto sintomas, como metodos de "ataque".

Um abraço.

JPM

 

Ps-> O Flagyl dura + - 8 horas na àgua....logo terá de ser reposto:

2 comp. 100 Lt de àgua durante 3 dias, 2 tratamentos por dia.Total 6 tratamentos.

Caos os peixes ainda comam, misturado na comida 2 Comp. 100 gr de comida. :?

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E acham que no fim do tratamento vale a pena colocar carvao activado no filtro??

Eu não costumo colocar pois façor sempre trocas de água mesmo depois de acabar o tratamento (pelo menos durante 2/3 dias).

 

Podes colocar carvão mas, na minha opinião, não vale a pena se fizeres trocas de água.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais