Algas o que fazer?


Fundevila

Recommended Posts

Tenho um aquário de água salgada de 200x65x80 e têm uma sump de 20cm, um escumador da aquamedic, duas bombas EIHEM e um refugio, a iluminação é da aquamedic com 3 ID, 2 T5 e moon light, e 121Kg de rocha viva, o aquáro está totalmente montado e a funcionar à 12 dias, MAS agora têm aparecido com uma rapidez bruta algas verdes em quase todas as rochas e areia, preciso da vossa ajuda - O que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

Em primeiro lugar benvindo ao Fórum!

 

Para te ajudarmos precisamos de saber mais coisas:

 

1 - que circulação tens dentro do aqua? Presumo que as Eheim que referes sejam de retorno e que a sump tenha mais que 20 cm!

 

2 - Qual a água que usaste no enchimento do aquário?

3 - 121 kg de Rocha Viva parece-me uma boa quantidade, mas a questão é - sabes de onde veio e se está bem curada?

 

Normalmente a existência de muitas algas num aquário resolvem-se com muitas mudanças de água, e acima de tudo com muita paciência. A circulação é muito importante, pois evita a deposição de detritos e consequente aumento de carga orgânica do sistema.

 

O ideal seria colocares umas fotos para podemos dar opiniões mais fundamentadas.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao forum.

 

Antes de mais tens pouca corrente pois um aquario dessas dimensoes apenas com duas bombas EHEIM tem de certeza pouca circulação.

Poderias colocar aqui umas fotos para o pessoal ver??

A rocha viva é maturada? Qual a origem da rocha?

Que água estás a utilizar? Estás a utilizar osmose?

E o Sal, de que marca é?

Mas vamos com calma pois é um aquario novo e de certeza que ainda está em desiquilibrio. Aconselhava-te era já a começares com adição de kalk valentemente. :oops:

Abraço

João Soares

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas fico mesmo muito grato,

 

As reposições de água tem sido feitas com água da torneia, eu esqueci me de referir que também tenho uma tunze com o controlador de wavemaker a salvo erro 12.000L/h

A minha rocha é segundo me informaram da indonésia e nada acrescentaram sobre se é ou não curada.

a minha sump é por detrás do aquário com 20cm de cumprimento quanto a adicionar produtos no aquário, deram me 3 todos eles da Tropic Marin, os quais passo a citar: Pro-Coral K+Elements, Pro-Coral A- Elements e Triple - Buffer.

 

O sal foi da AquaMedic

>/Users/sergiofondevila/Pictures/iPhoto Library/2005/11/28/DSC02978.JPG

 

E agora a parte da filtragem:

/Users/sergiofondevila/Pictures/iPhoto Library/2005/11/28/DSC02994.JPG

 

agora um as duas partes:

/Users/sergiofondevila/Pictures/iPhoto Library/2005/11/28/DSC02995.JPG

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

 

uma vez que somos quase vizinhos (conheces o Edifício Tapada das Costeiras?) podemos combinar para te fazer uma visita e, dentro dos meus conhecimentos, dar-te a minha opinião.

 

 

A sump está "colada" ao aquário, certo? Qual é o escumador e há quanto tempo tens o aquário montado?

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa sump de 20 cm... é muito estranha.. gostava de ver fotografias... Parece-me que a loja te vendeu tudo o que podia vender... NÃO ponhas peixes tão cedo vai morrer tudo !

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

NÃO ponhas peixes tão cedo vai morrer tudo !

Comentário completamente desnecessário pois ainda nenhum de nós sabe o que realmente se está a passar no aquario.

 

Eu para já aconselhava a cortar nos Oligolementos, cortava mesmo. Dos produtos que estás a utilizar neste momento continuava a adicionar o Buffer e começava a adicionar Kalk brutalmente.

Os produtos da TMC são bons, mas não deves utilizar neste fase os oligolementos porque acabas por estar a adubar as algas porque não tens nada para consumir os elementos e esses aditivos são bastante ricos em Ferro, logo algas com fartura.

 

A escolha do sal foi bastante má, sem duvida alguma. Eu já utilizei desse sal e nunca me senti satisfeito com os resultados. Nitratos e fosfatos com fartura. Recomendo-te ou TMC ou Red Sea.

A adição da Tunze foi boa ideia.

Trata é de uma boa equipe de limpeza que bem precisas. ( nassarios, turbos, trochus, tectus ).

Vais ver que esse aquario vai ao sitio.

 

Abraço

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal começar de novo? Esvazias isso e metes água natural ou assim.... :shock: Se não quiseres compras um sal bom e uma unidade de osmose. Porque na minha opinião encher um aquário de 2 metros com água da torneira é suicidio...

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma é preciso ter calma! As algas fazem parte dos aquários de água salgada. Têm o seu tempo . O que precisamos é de controlá-las. Como disse o João arranja uma boa equipa de limpeza . Além dos que te disseram, os ouriços Mesphillus globulus fazem um bom trabalho e os caranguejos Mithrax também. Antes de os introduzires tens que ver se não tens amonia nem nitritos ( a rocha pode não estar curada ). Se não terás que esperar , ir fazendo TPA's e escovando a rocha.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal começar de novo? Esvazias isso e metes água natural ou assim....  Se não quiseres compras um sal bom e uma unidade de osmose. Porque na minha opinião encher um aquário de 2 metros com água da torneira é suicidio... 

 

Radicalismo!!!

Porque é que é suicidio???

 

Eu utilizo água da torneira e tenho com estes resultados

 

Pic_352_24.jpg

 

 

Pic_352_10.jpg

 

Acho que a utilização da água da torneira já foi aqui discutida.

 

 

Tenho um aquario em Francelos e iniciou-se o aquario com água da torneira sem qualquer problema.

Utilizou-se sal da Red Sea e 80Kg de rocha viva da Indonésia maturada e o aquario está excelente! Kalk com fartura e boa escumação.

 

 

Neste caso provavelmente a rocha não era maturada e a utilização do sal da Aquamedic tambem não ajudou.

Agora é ter calma e resolver o problema.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que uma salária fasciatus faz um banquete disso , depois precisas é de ter ''comida vegetariana '' para lhe dar senão acaba por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais