Recommended Posts

Publicado

Boas,

hoje reparei que o meu colisa lalia var. Neon - macho (acho que é assim), estava a fazer um ninho com bolhas de ar e com pequenos pedaços de plantas.

até aqui tudo bem, se eu tivesse femea para ele acasalar, mas eu tenho é outro colisa lalia var fogo (acho eu) também macho... será normal??

esta semana vou comprar 2 femeas para ver se consigo criação...

digam-me se este comportamento é normal

obg

Tomás

Publicado:

Boas, Tomas

É perfeitamente normal, mas se o teu aqua não for suficientemente grande e com bastantes plantas o macho quando começar a desovar vai dar umas corridas em pêlo ao outro e vai desovar com as duas fêmeas.

O aqua onde eles estão é o da foto?

Os colisas quando nascem são minúsculos e o seu 1º alimento tem de ser infusórios.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:
Os colisas quando nascem são minúsculos e o seu 1º alimento tem de ser infusórios.

Boas,

Desculpa a minha ignorância, mas o que são alimentos infusórios ?

Tenho um casal de colisas lalia, e o macho também já fez ninho.

Quando a fêmea puser os ovos, consigo vê-los com facilidade ?

Devo tirar a fêmea logo após ela por os ditos ovos, mas como é que sei que já os pôs todos ?

E o macho deve tira-los passados 1 ou 2 dias, não é ?

Como vês a ignorância neste assunto dos Colisas é muita, toda a ajuda que puderem dar é muito bem vinda.

Obrigado,

Paulo Miranda

Publicado:

Boas

Infusórios são micro organismos que se obtêm a partir de uma infusão de palha de cereais ou de outra matéria vegetal. Eu costumo usar arroz com casca, mas existem um cem nº de receitas, faz uma pesquisa, acho que até aqui no fórum existe tópicos sobre esse assunto.

Num ninho de lalias bem feito, pode não ser fácil mas o volume a espuma fica mais expeça e se observada com atenção dá para distinguir os ovos dentro das bolhas de ar.

O macho só deve ser tirado 2 a 3 dias após os alevins começarem a sair do ninho, a fêmea deve ser retirada quando e se o macho a atacar, há macho que não atacam as fêmeas após as desovas e há outros que são bastantes agressivos.

Os colisas são fáceis de desovar em aquas, mas o desenvolvimento dos alevins é que requer alguma experiência. A maneira para os principiantes na matéria terem algum sucesso é encher o aqua de musgo de Java, onde os alevins vão encontrar o alimento que precisam para as primeiras 2 semanas, passado esse tempo, podes dar comida para alevins que é vendida nas lojas, não é grande coisas mas desenrasca.

3-4 semana, mais uma dor de cabeça, o temperatura do ar dentro do aqua deve ser o mais aproximada possível da temperatura da água, a superfície da água deve ter uma leve agitação para impedir a formação da película de bactérias (Película de gordura), mas não pode haver corrente de água no aquário, só uma muito ligeira agitação. Isto tudo porque é nessa altura que começa a formar o órgão auxiliar de respiração, (labirinto), os que sobreviverem, a partir daí já não apresentam dificuldade nenhuma, podem ser tratados como os guppys.

Espero ter ajudado.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

Boas,

Pelos vistos não tenho condições nem conhecimentos para levar por avante com sucesso o processo de nascimento dos alevins de colisa, mas o que fazer então??

É que alem disso o aqua onde eles estão está a fazer-me falta para colocar os alevins de molly volifera +/- 40 que tenho neste momento na criadeira.

Volto a coloca-los no comunitario? O Macho não vai atacar tanto a femea como os outros peixes ??

Obrigado,

Paulo Miranda

Publicado:

Boas

Paulo a criação de colisas não é assim tão difícil, se tu os tens num aqua só para eles, já é um bom começo. Não consegues arranjar musgo de Java?

Com musgo de Java a coisa fica muito mais fácil, não vais precisar de fazer infusórios, é claro que por esse processo és capaz de só tirar 1 ou 2 dezenas, das centenas de alevins que nascerem. Quanto às correntes de ar frio à superfície da água é fácil de controlar, basta pores uma toalha ou um pano a tapar os buracos da tampa do aqua e está resolvido. Olha que fazer crescer mollys veliferas é mais difícil do que fazer crescer os colisas.

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

boas Aquaben,

Obrigado mais uma vez pelos teus conselhos.

Por agora vou ficar pelos alevins das mollys e dos guppies ( entretanto nasceram +/- 20 guppies.

Quanto as colisas tive de as tirar da "maternidade" para por lá os alevins.

Num Futuro proximo... quem sabe.

Já agora porque dizes que é mais dificil fazer crescer as mollies?

Para enquanto tenho 8 brancas com +/- 1 mês que já andam no comunitario na boa.

Na maternidade ( aqua 30 litros) tenho +/- 15 brancas e +/- 10 Pretas com 3/4 dias e para já só me morreram 3 pretas ( não sei porque ), mas acho uma taxa bem razoavel.

( as brancas tal como as outras 8, são salpicadas de preto ).

Um abraço,

Paulo Miranda

:) TOMAS SILVA desculpa estar a usar o teu topico para colocar esta questão :( É so para não estar a abrir outro topico :wink:

Publicado:

Boas

Tens a certeza que as tuas Mollys são veliferas?

Para aumentar a esperança de vida dos teus pequenos Mollys tens que adicionar sal(marinho) no aquário.

Pede ajuda no sub-forum dos viviparos, de certeza que anda lá pessoal com mais conhecimentos nesta materia do que eu.

Os conselhos que te posso dar sobre o assunto, são dicas minhas e como já não tenho mollys veliferas à muito tempo, será melhor ser alguem com conhecimentos mais aperfundados a te aconselhar.

Um abraço fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"