lamprologus misteriosos


Recommended Posts

http://www.albumtown.com/showalbum.php?aid...3415&uuid=35687

boas

Alguns meses atras comprei 3 peixes com cerca de 4cm sob a designaçao de lamprologus sp."red head",primeirq juntei os meninos com 4 l. melli num aqua de 60 cm,mas eram demasiado agressivos entre eles e com os outros.passei os rapazes para um de 500l,cresceram rapidamente ate aos 8cm,na altura pensei k tinha 2 machos e 1 femea,porque tinham tipo uns losangos na barbatana dorsal e um pouco mais de cor.continuavam bastante violentos entre eles,pois com a restante ppl do aqua nao tinham grandes hipoteses(mbunas).1 dos machos(?) acabou por matar o outro o k me deixou bastante admirado pois estamos a falar de 1 aqua de 500l no qual tenho melanochromis,pseudotropheus,labidochromis,etc, alguns com 2 machos e nunca tive algum k tenha morto o outro.entretanto os 2 remanescentes iam tendo as suas escaramuças e decidiram dividir o aqua ao meio(metade para mim,metade para ti) mas nao se podiam ver k dava molho.com alguma observaçao (tao importante k è na aquariofilia) comecei a notar k o numero de peixes k se safavam apos criaçao tinha sido reduzido para metade,e k estes senhores eram excelentes caçadores, com bastante engenho na arte fazendo rondas aos buracos,esperas aos pequenotes com muita malicia e esperteza melhores k uns calvus.

Apos 2 meses e farto desta situaçao,e naquela k afinal eram todos machos devido ao seu comportamento decidi mete-los num aqua de 80cm k tinha acabado de montar para taganhica mas o qual ainda nao tinha fauna enquanto pensava o k fazer com os terroristas.este aqua dá para dividir ao meio,mas achei melhor de inicio estarem juntos mas sob vigilancia apertada e se desse raia entao dividia o aqua.nos 2 primeiros dias um esteve sempre ao canto enquanto o outro explorava na escolha de um sitio k lhe fosse conviniente.ao terceiro dia o aqua tinha uma imensa nuvem de pô(era nova,a areia),os dois estavam num enorme reboliço,apos ver atentamente reparei k nao se agrediam,mas sim tremelicavam numa intensa linguagem corporal,esticando as barbatanas e roçando com elas na areia(dai a nuvem de pô).passado 1 semana os 2 dividem a mesma cavidade k o suposto macho escavou,tambem noto k a cor intensificou e escureceram ficando com mais tons de vermelho,tal como uma ligeira diferenca no formato da cabeca tudo aponta para k afinal se trata de 1 casal e k talvez daqui a 1 semana tenha alevins,nao sei o tempo de incubaçao dos ovos embora o normal seja +-2 semanas.

Bem este discurso todo porque continuo sem saber o nome verdadeiro, acho eu,apos meses de procura atraves de tudo o k é informaçao o mais proximo k cheguei foi a l.callipterus no site cichlid-forum.com,embora com algumas reservas,mas tambem nao encontrei a tal nomenclatura de l.sp."red head".

portanto peço humildemente alguma alma caridosa k ja tenha tido contacto ou conheca a especie,para me facultar o nome real,diformismo sexual,habitos de criaçao,etc destes rebeldes k me deram a liçao de nao desistir á primeira,e sim continuar a tentar ate se criarem as condiçoes necessarias para assistir ao milagre da vida k tanto os nossos ciclidios nos proporcionam.junto envio fotos

 

muito obrigado

nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...isto é normalmente o que acontece a quem compra e não sabe o quê! :lol:

 

Não me espanta nada a tua história, sabendo o temperamento desses bichos.

 

São peixes muito engraçados, desde que criadas as condições necessárias.

 

Convém arranjares um vaso ou outra coisa qualquer para eles desovarem.

 

As fotos não me dá para ter certezas, mas quase que posso afirmar que são Steatocranus tinanti - http://www.fishbase.org/Photos/PicturesSum...71&what=species

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que em tanganyika o mais parecido com o teu exemplar é o neolamprolus furcifer! Embora o exemplar de que tenho fotos (no livre tanganyika cichlids, back to nature, ad konings) tenha a cauda em lira...para alem de um amrelado em volta do olho.

 

Poderá também ser Steatocranus. Como é a femea? Que tamanho tem?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou com o Paulo.

 

Queria só acrescentar o seguinte:

- o carácter altamente agressivo entre furcifer's, com Ad Konings a recomendar um tank maior que 500l;

- vê lá se não é parecido - http://www.albumtown.com/showalbum.php?aid...uid=35687&var=1

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola,desde ja um mt obrigado,em relaçao ao l.furcifer penso k nao pode ser porque esses crescem ate aos 15cm e estes nao têm +de 8cm e ja os tenho vai para 9meses e alem da diferenca na cauda, na fotografia k disponho têm uns tons de azul e os meus nao.quanto á outra hipotese ja esta + perto a unica diferenca mesmo é k onde na foto tem amarelo os meus têm avermelhado de resto sao muito parecidos.alias eu nem tinha considerado nao serem do taganhica mas realmente eles nadam ao estilo dos steatocranus por impulsao ,possui(macho)un pequeno alto na cabeca ,e curiosamente no dia em k os comprei tambem trouxe 4 s.casuarios.a femea (?) tem menos 1cm e corpo + delgado.o vaso ja la esta mas eles preferem aquele canto k escavaram ate ao vidro.eu tenho ideia de ter visto umas fotos boas de tinanti quando andei a investigar os casuarios depois dou-vos novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse peixe parece ser um Steatocranus bleheri, o macho da tua foto ainda é novo mas vai ficar com a mandibola inferior como o da foto tipo quebra-nozes.

Vê este link

http://www.fishbase.org/Summary/speciesSum...iesname=bleheri

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya!!È mesmo isto,na mouche,mil obrigados caro aquaben.eu nem conhecia esta sp de steatocranus a tinanti sim mas este nunca tinha ouvido falar.o nome ja esta,agora vamos la ver se criam pelo comportamento tudo parece correr bem.depois dou noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho casuarius e pelo que vi na foto esses estão a tentar preparar uma toca do tipo.

Se quiseres ajuda-los, mete uma laje deitada por cima desse “pau”, se não é parece, para eles fazerem o buraco por baixo.

Não sei se tens experiência de criação com casuarius, se não posso dar umas dicas.

E é claro quando houver prole desses ou dos casuarius podemos trocar, eu preciso de renovar o sangue dos meus.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de momento acho que só tenho 4 casuarius com uns 3-4cm mais o casal que é pai e filha, estão a entender a necessidade da troca. :D

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

È um pau e ja fizeram a toca mas para infelicidade minha colocaram-se no canto do qual eu nao tenho angulo de visao.eu tambem tenho 4 casuarios acho k 2 casais mas têm estado esquecidos num aquario de 240l k transformei em aqua-terrario so k apenas tem uns 20 cm de altura de agua,la vao fazendo as suas covas mas ate agora nada.as condicoes nao ajudam aquilo parece uma selva as plantas crescem a uma velocidade vertiginosa e as ras partem muitas vezes as folhas e ramos o k faz baixar o ph (ta em 6.4),por isso ja tenho em construcao um aqua de 100l para os rapazes mas quero ficar so com um casal se quiseres fazer trocas tou aberto a propostas.apreciava k me desses umas dicas.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

É bom que fiques só com um casal, num aqua de 100lt ias ter problemas se tivesses mais peixes para alem do casal, o macho quando tem alevins a cargo torna-se muito agressivo, inclusive para a fêmea, portanto convém haver mais do que uma zona de abrigos no aqua de criação, os machos adultos têm um dentada potente, o meu macho matou um Julidochromis dickfeldi macho adulto em menos de nada, foi só ele invadir o seu território e foi o fim dele. Também já me sucedeu o macho matar a fêmea, sem razão aparente pois as fêmeas também cuidam dos alevins, não é regra pois eles já tinham criado juntos e ele com esta fêmea tem se portado bem.

Podes mantê-los todos juntos sem problema até eles iniciarem as desovas mas quando isso acontecer é preferível não arriscares.

Já tive criações de casuarius em água pH6,5 e os alevins nasceram mas o nº dos que se desenvolvem foi muito inferior ao das criações feitas em pH 7 e 7.5, agora estão em pH 8, mas com troncos eles já andam entretidos dentro do buraco do tronco devem estar para breve. Há já agora parece que eles preferem estes buracos nos troncos ou cavados por baixo deles.

Pouco mais te posso dizer pois só à coisa de 1 ano é que me dediquei a eles e há pouca coisa escrita na net sobre eles.

 

Um abraço até breve.

[/img]

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

ola

ha uns tempos atras criei este topico pedindo ajuda na identificaçao destes peixes mas atraves de um livro frances de ciclideos dos rios da africa oriental cheguei a conclusao k afinal nao se trata de steatocranus mas sim de lamprologus werneri.atraves de pesquisa no google aparece um site www.gcca.net no qual tem uma foto com informaçao(pouca) sobre a especie no peixe do mes.

estes meninos ja estao na segunda postura e da primeira de perto de 60 tenho 15 porque so descobri k sao monoparentais quando o pai os comecou a comer.

tchau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nuno, também andei a consultar um livro que tenho por cá e cheguei a essa conclusão, mas a designação de Lamprologus, não lhe assenta muito bem e não é só pelo facto de não serem do Tanganica, mas mais por ter muitas parecenças com o género steatocranus.

Quando tiveres a mais avisa para fazermos uma troca.

 

Cumprimentos a todos e até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya.eu tb concordo contigo mas falei neste caso a uma pessoa k percebe mt disto e disse k estes sao os verdadeiros lamprologus o porque nao sei.

ando a tentar comprar o tal livro mas ate agora sempre k encontrei ha venda estava esgotado. para ver se recolhia mais informaçao sobre eles alem de k é mt bom.qt ao resto ta na boa ainda continuo interessado na tal troca e aproveitavas passavas ca vias estes os ocelatos e as limias.manda mp

tchau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais