Dúvidas em como montar um aqua de ciclideos


muhrninho

Recommended Posts

Bem...

assim msm so p começar tenho a dizer k no k toca aos ciclideos tenho pouca xperiencia (ate hj so tive um ciclideo papagaio e ha pco tempo meia duzia de auratos) daí a minha duvida... :?

 

Para xplicar melhor o k keria k m xplicassem era o seguinte:

 

plantas ou n?

k tipo de substrato/areão?

k tipo de pedras (calhaus seja la o k for)?

 

e a maior duvida:

 

Será k posso manter kribensis com auratos 8) ?? este era a minha ideia p/ o meu futuro akua de 240lts

 

Outra cena: no caso destas 2 xpecies n s darem dêm opinioes d outras k possam ser mantidas juntas dentro dos msm parametros de agua

 

[[]] fikem :lol:

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo ao Forum

 

Antes de mais queria-te pedir que faças um esforço em escrever em Português e que evites a escrita abreviada.

 

Em relação às tuas perguntas a sua resposta depende fundamentalmente do tipo de peixes que venhas a manter.

De uma forma geral quase todos os ciclideos africanos gostam de areia como substrato.

 

Para lá disso, plantas ou não e calhaus ou não dependem fundamentalmente dos peixes a manter.

 

Em relação a kribensis com auratus a resposta é não. São peixes com caracteristicas completamente distintas.

 

Para veres espécies de ciclideos:

http://www.cichlid-forum.com/profiles/index.php

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas muhrninho , bem vindo ao forúm!

Quando falas em Ciclideos tenta ser mais explicito... Pois estás a falar de uma familia muito numerosa , e consequentemente com habitats diferentes

e parametros de água que podem variar do muito ácido ao muito alcalino...

Depreendo que poderás estar a referir-te aos Ciclideos Africanos, assim sendo ficas com a noção que existem de forma resumida os dos rios e cursos de água e os dos Lagos e que de forma geral não são compativeis entre sí no mesmo aquário visto os parametros quimicos da água onde habitam serem diferentes assim como o comportamento e respectivo grau de agressividade :

Ciclideos dos rios Africanos: Como substrato, pode utilizar-se areão do rio

ou areia que não altere o Ph , a decoração pode conter dependente das espécies troncos de madeira mumificada, metades de cascas de côcos(no caso dos Kribensis), as plantas são importantes para recriar este habitat(anubias principalmente), poucas pedras e de de forma arredondada ou oval (não calcareas) . O PH deve manter-se entre os 6.5 e os 7.5.

Ciclideos Africanos dos Lagos:

Lago Malawi: M´bunas- plantas só se forem para alimento dos peixes ou para eles brincarem :lol: , Muita rocha calcárea e substratro de areia da praia ou do rio . PH- entre 8 e 8.6

Haplo´s (grandes de mais para o teu aquário)...

Tanganyika: Shell Dweller´s: Areia e conchas vazias , podes por agumas plantas resistentes (anúbias e valisnérias)9 mas não garanto que não sejam arrancadas.

Rock Dweller´s: MUITA pedra calcárea e sustrato de areia misturada com areão de coral.

Sand dweller´s (não são indicados para o teu aquário), plantas resistentes,

PH- entre 8.4 a 9.2.

As espécies que referes são de todo incompativeis e certamente os Kribensis não iriam resistir ...

O teu aquário dá para fazer um pequeno biotopo de Malawi M´bunas, com 3 trios de espécies mais pacificas ou um bom biotopo de pequenos Tanganyikas( com criteriosa escolha de espécies) ou em alternativa um habitat para ciclideos Africanos dos rios... A escolha é tua 8) , e acredita que há muito por onde escolher

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito, nada a acrescentar no que diz respeito ás respostas para as tuas perguntas.

 

O teu aquário dá para fazer um pequeno biotopo de Malawi M´bunas, com 3 trios de espécies mais pacificas ou um bom biotopo de pequenos Tanganyikas( com criteriosa escolha de espécies) ou em alternativa um habitat para ciclideos Africanos dos rios... A escolha é tua  , e acredita que há muito por onde escolher

 

No que diz respeito a sugestões eu apostaria numa colónia de uma única espécie. Embora não se veja muito por aí eu acho uma opção muito interessante. O meu proximo aquário de ciclideos será assim. :wink:

 

Boas leituras.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta obrigado pelas ideias e acho que me decidi pelos kribensis....

ja agora que outras especies de ciclideos se dao bem com os kribensis?

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar d gostar msm dos auratos acabei por m decicir so por manter um aquario de kribensis...ja sei mais ou menos o que meter de decoraçao mas plantas tou um bocado no escuro....

sei que o mais indicado seriam as valisnerias e anubias certo??

dêm dicas sff help

ø¤º°`°º¤ø

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

°`°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°` °`°

°º¤ø,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

,¸¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,

ø¤º°`°º¤ø

º°`°º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso... os kribensis gostam muito de plantas como cobertura e por isso com eles podes fazer sem problemas um plantado e deves fornecer "cavernas" para eles se reproduzirem.

 

Procura apenas plantas que se aguentem bem em ph na casa dos 7 a 7,5.

Se quiseres um biotopo dos rios podes sempre procurar plantas africanas.

 

Companhias para os kribensis tens por exemplo os tetras do congo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.