Areia


Raton

Recommended Posts

Olá

Gostava de saaber se alguém me poderia dizer se há algum problema em colocar areia da praia no aquario. Isto porque, a areia é bastante calcária e, penso eu, faria com que a água ficasse bastante alcalina.

Se alguem me souber responder se um pouco de areia seria significativo, agradecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem que a areia da praia contém silicatos em grandes concentrações, se for verdade não vais querer colocar nem um pouco dessa areia.

 

Dá uma vista de olhos aqui http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ght=areia+praia

 

Aconselho a comprares um saco de aragonite ou de granolumétria maior, é uma questão de estética principalmente.

 

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho conhecimento de um aquário que está saudavel e não teve grandes problemas com algas e que usou areia de praia.

 

Não aconselho a utilização de areia da praia.

 

Mas a aquariofilia como tudo na vida, não tem verdades absolutas e acho interessante colocares aqui essa questão. Assim que fôr oportuno (apanhar o dono do aquário no msn), vou convida-lo a vir aqui dar a sua opinião :roll:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar areia da praia mas tens que ter atenção a 3 aspectos :

- Primeiro tens que a lavar e desinfectar muito bem. Isto significa lixiviar a areia e depois colocares um anticloro.

- Tens que tar consciente que esta areia é essencialmente silíca e por isso não dá quaquer poder tampão nem alcaliniza a água ; as melhores areias para recife são à base de aragonite que se dissolve a pH entre 7 e 7,5 contribuindo para a alcalinidade e tamponar o sistema ; é claro que normalmente não temos um pH de 7 na coluna de água , mas nos intersticios da areia nas camadas inferiores temos e é aí que ela se dissolvem

- Existem vários tipos de minerais contendo silíca e alguns de facto dissolvem-se contribuindo com silicatos para a água . Isto faz com que as diatomaceas se multipliquem na presença do seu nutriente favorito formando um "pó" acastanhado sobre a areia e as rochas. Não é muito problemático, mas sim esteticamente desagradavel. A usar compra areia de silíca pura. Mas para volumes pequenos acho que não vale a pena.

 

De qualquer forma eu recomendo sempre areia à base de aragonite

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica bem feio e muito pouco natural

 

Marco, acho que depende do que considerares natural. Se falamos de reef, estou de acordo, se falamos de aquário da costa (há por aí uns tantos muito bons) o caso muda de figura, não achas?

 

Já mergulhei na Madeira num local em que a areia até é negra e, surpreendentemente, o efeito estético era incrível.

 

Quanto aos silicatos, em doses baixas, até são benéficos - esponjas e diatoms. Até há "gurus" da química dos salgados a adicionarem silício.

 

Claro que há limites para tudo mas esses limites, como bem disse o Ricardo Pinto, também se aplicam a algumas verdades absolutas. bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como já foi dito pelo Ricardo tenho no meu aquário areia da praia e não pensem que foi um copito ou algo do género... foram 120kg de areia.

Toda a areia foi apanhada no mesmo local por uma amigo, depois se ter passado por água toda a areia coloquei-a em vários baldes, dentro de cada balde coloquei pedaços de uma pastinha de cloro para ajudar na limpeza, que foi derretida antes de colocar a areia dentro.

Esteve neste banho durante uma semana, no final da semana foi retirada toda e voltou a ser passada por água, depois voltou para os baldes com água e anti-cloro e ficou assim mais 1 semana, ao todo fiz este processo 4 vezes.

É claro que tive algumas algas no inicio (quem não teve), mas tudo voltou ao normal.

 

Este era o estado do aquário a um mês a trás +/-

Pic_6496_1.jpg

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi várias vezes o aquario do Pacheco e está de saúde mesmo com areia da praia.

Agora já se sabe que Aragonite é muito mais benéfico para um aquario de recife pelas razões evocadas pelo Rui.

Eu sou adepto do aragonite.

 

 

Completamente á parte desta discussão fico contente por voltar a ver o Pedro Pacheco por estas bandas. 8)

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto, como gosto cada vez mais de esponjas e não tenho diatoms vou colocar um bocadinho de areia de sílica junto ao carvão activado só para ver se as esponjinhas que por lá tenho, se desenvolvem mais e melhor.

 

As esponjas são um organismo basilar dos recifes e são tão bonitas quer visual quer biologicamente que é uma pena poucas sobreviverem em aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais