<<< Xalam's Aquarium >>>


xalam

Recommended Posts

Boas

 

foi precisamente por me dizerem que as plantas estavam com carência de potássio e ferro que eu comecei a usar o fertilizante líquido...

Estou a usar o Tropica Master Grow, administrando todos os dias 1ml, para 100lt de àgua.

 

mastergrow.jpg

 

"It is no secret! We tell it in the declaration on the bottle

(K 0.79%, Mg 0.39%, S 1.01%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%,

Mn 0.04%, Mo 0.002% Zn 0.002%. HEEDTA and DTPA as celators).

We have the idea: "aquarium owners have the right to know what

they put into their aquarium"!

 

Claus Christensen (Tropica)"

 

Portanto, parece-me ser o mais indicado para dar um empurrão às plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

e uma boa solução para o potássio seria..?

sulfureto de potássio por exemplo?

 

 

;):evil::evil::):) :D :D :D :shock:

 

 

men!!! não!!! isso é toxico!!! ja agora um permanganato de potassio tambem era nice não????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um décimo ??? Então será melhor comprar um complemento de Potássio ??? Qual a dosagem de potássio necessária ???

E em relação ao desaparecimento do Feto de Java, o que poderá ter sido ???

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 ja agora um permanganato de potassio tambem era nice não????

Também tás a dormir. :wink: acho que isso serve mais como desinfectante.... ~Para as feridas dos peixes por exemplo.

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

duvido muito que o conseguisses comprar.

Por acaso, tenho uma garrafa de vinho quase cheia. =)

Usado para revelação de fotografias.... é proibido? :wink:

 

Resta-nos saber a litragem do teu aquário ..

Ok, era para um aqua de 50L (+/-47 reais), e para outro de 120 L....

Mas a mistura é diferente dependendo da litragem?! O.o

 

e quantos mililitros de fertilizante queres fazer.

p'raí 500 ml ?

Não sei a duração. Agradecia sugestões nas doses, para depois não abusar do potássio

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 ja agora um permanganato de potassio tambem era nice não????

Também tás a dormir. :D acho que isso serve mais como desinfectante.... ~Para as feridas dos peixes por exemplo.

 

eheh se serve com desisnfectante não sei... sei que o permanganato de potassio é um poderosissimo oxidante, toxico até em quantidades muito baixas... Usamos isso agora lá na ETA, e onde uma gota cai... ui ui ficas com uma mancha negra que só sai quando sair a pele... queima mesmo...

 

Quanto aos fertilizantes... vê aqui na Calculadora do Chuck

 

Chuck's Calculator

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oinq, é usado em quantidades muito diluídas.

Acho que alguns produtos usam isso para desinfectrar plantas e matar os ovos de caracóis, por exemplo.

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sim, que a aula de potássio é até muito importante, mas não acham que se estão a esticar no tópico do meu aqua :lol:

 

Afinal de contas estou prestes a comprar um suplemento de potássio e ainda não sei o que me aconteceu ao feto de java...

Será que se adicionar mais potássio fico mesmo de vez sem feto ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

duvido muito que o conseguisses comprar.

Por acaso, tenho uma garrafa de vinho quase cheia. =)

Usado para revelação de fotografias.... é proibido? :D

Claro que não. Mas como mostrei é perigoso... muito perigoso, principalmente para o meio ambiente, se for libertado pela canalização :lol:

"Uma garrafa de vinho quase cheia"... ok. Nem vou perguntar onde arranjaste isso 8)

Eu também tenho inúmeros compostos químicos altamente tóxicos "à minha disposição". Mas não vou andar a "brincar" com eles, ainda para mais, sabendo o que eles podem fazer :wink:

 

Resta-nos saber a litragem do teu aquário ..

Ok, era para um aqua de 50L (+/-47 reais), e para outro de 120 L....

Mas a mistura é diferente dependendo da litragem?! O.o

Claro!! Pensa lá um pouco. Se diluires 1 grama de algo em 50 litros, vais ter uma dada concentração. Se diluires 1 grama da mesma molécula, mas num aquário de 100 litros, a concentração será metade da do outro aquário.

 

e quantos mililitros de fertilizante queres fazer.

p'raí 500 ml ?

Não sei a duração. Agradecia sugestões nas doses, para depois não abusar do potássio

Sugestões nas doses? Citando muita gente, deves dosear consoante o que as plantas te pedirem :oops: Eu por exemplo, doseio o potássio consoante o fosfato "gasto" pelas plantas. Ou seja, admito um valor empírico. Que no meu caso é de 10 ppm de Potássio por cada 1 ppm de Fosfato.

Abusos de potássio, geralmente não acontecem. Isto, admitindo que nunca chegarás a valores da ordem dos 100 ppm. Acho que podemos admitir esse valor como limite. Se alguém tiver algum informação sobre problemas com excessos de potássio, agradecia imenso.

 

Quanto a contas, se quiseres abre um tópico novo no Equipamentos e Manutenção, ou no Plantas. Ou então, como o Oinq já disse, vai ao site do Chuck. Mas aí ficas limitado a esses 3 compostos, KNO3, K2SO4 e KCl.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmmm...

 

Pela calculadora do chuck, um aquario com uns 170litros efectivos de água, precisa de 1ml de solução de KCl todos os dias, usando 100g de KCl diluidos em 100ml de água...

 

100g em 100ml!?!?!?

Tipo, isto não tem restrições para a capacidade de diluição :lol: Como é que eu sei qual a quantidade de água minima para diluir 100g de KCl?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pela calculadora do chuck, um aquario com uns 170litros efectivos de água, precisa de 1ml de solução de KCl todos os dias, usando 100g de KCl diluidos em 100ml de água...

Agora é a minha vez:

 

"Hmmm...." Isso é muito relativo. Não sabes se um aquário, por dia, consome 3 ppm de Potássio. Pode consumir mais ou menos.

 

100g em 100ml!?!?!?

Tipo, isto não tem restrições para a capacidade de diluição :lol: Como é que eu sei qual a quantidade de água minima para diluir 100g de KCl?

Tu é que colocaste esse valor (100 g diluídas em 100 ml)... Mas falando um pouco sobre isso, é impossível :wink:

 

Quando quiseres saber quantas gramas de um dado produto químico consegues dissolver em água, procura no Google ou noutro motor de busca, por: "Molécula solubility". Há algumas que são mais difíceis de encontrar, outras não, etc...

 

Mas se tens algum problema em encontrar um fertilizante para o teu aquário, o meu conselho é o mesmo que para o Sam LopeZ. Cria um tópico novo, ou envia-me uma MP, que eu terei todo o gosto em responder.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando quiseres saber quantas gramas de um dado produto químico consegues dissolver em água, procura no Google ou noutro motor de busca, por: "Molécula solubility". Há algumas que são mais difíceis de encontrar, outras não, etc...

 

google_bart.gif

 

:(

 

http://www.800mainstreet.com/9/0009-004-solub.html

 

Um abraço :lol:

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Mesmo em constantes testes de fertilização e com os fosfatos no máximo, aproveitei uma boa muda de àgua, para usar o resto do Africana que tinha sobrado do pequenino... Vamos ver se as plantas gostam...

 

Geral

aqua100-25.jpg

 

 

O casalinho do aqua

aqua100-26.jpg

 

Agora só espero que a fertilização funcione...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Deixo aqui um pequeno update do aqua, apesar de ainda não estar nem perto do que gostava :

 

aqua100-27.jpg

 

Abraço

 

Xalam

Editado por xalam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito giro, apenas duas coisas a realçar:

 

as ruinas a fingir não ficam bem :wink: (é opinião pessoal mas pronto)

 

Os neons não são comidos pelos escalares? Eu também (palavra corrigida) fiz essa "asneira" e um dia o meu escalar provou um.... asseguir a isso foi uma razia! Há no entanto pessoal que não se queixa...

o meu antigo escalar tambem papau os neons todos

LOL

continua o qua tá fixe

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.