Já lá posso por os seres vivos!?


cmarcao

Recommended Posts

Montei o meu primeiro aquário salgado... Fixe(depois de gastar umas 200 biscas... nada mau).

 

Setup:

- Percula 90

- Calha LifeTech 100cm - Flurescente

- Escumador Aquamedic Midflotor

- Bomba de ar 300 litros

- Ocean Runner 2500 litros para tirar a água da coluna seca

- 2 powerheads 1000 litros para filtro mecânico

- 35kg areão de coral

- 20kg rocha viva

- Termostato jagger 300w

 

Parâmetros:

- Densidade 1023/1024

- Temperatura 27º

- PH 8.2/8.3

- Ou os nitritos ou a amónia (já não me lembro) perto de zero

 

Já lá posso por bicharada!?

Que tipo? Peixes ou invertebrados para começar?

 

Posso colocar já ermitas?

Que peixe posso colocar... Baratos e resistentes?

 

Obrigado pela ajuda,

 

Carlos Marcão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

 

Todos os peixes da familia das donzelas são os mais resistentes e são os melhores para te iniciares.

Só há um pequeno problema. Estes peixes por norma são do mais territorial que há. Se de fururo quiseres pôr mais peixes elas vão ataca-los com força ( experiência própria). Até da mesma especie atacam.

Começa pela equipa de limpeza e depois põe um palhaço que não são tão territoriais.

 

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes começar por colocar a equipe de limpeza. :lol: Uns eremitas de patas verdes e patas brancas... comedores de algas e detrítivoros respectivamente. Podes também adicionar nassarius, burriés, turbos... Todas as espécies de gastrópodes....

 

Deixas 1 semana estes bichinhos circularem (não esquecer a comida) :D

 

Depois podes adicionar 1 donzela... e passado outra semana o tícipo casal de ocellaris :D

 

Depois de algum tempo podes avançar para um peixe mais graúdo. Como cirurgiões

Boa Sorte! :lol:

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pessoalmente acho que é muito cedo.

Eu só coloquei os primeiros palhaços quase 5 meses depois da montagem do aquário.

 

Ao fim de três semanas o equilibrio é muito precário e qualquer coisita vais provocar-te um desiquilibrio grande que depois é mais difícil de recuperar com seres vivos dentro do aquário.

 

Eu coloquei depois de acabar o ciclo e durante a fase de algas turbos (algas vidros e rocha) e cerithes (para o limpeza do fundo)

 

Quanto a mim, os ermitas são detrívoros e só deverão ser colocados quando realmente houver detritos. Eu coloquei os meus no mesmo dia dos palhaços.

 

Quando a 2ª fase de algas começou a desaparecer comecei a colocar dois Lysmata (seticaudata e debelius) e sand-shifter (estrela do mar).

 

De resto, muita, mas mesmo muita paciência. Quanto mais devagar fores no início mais rápidamente vais encontrar a estabilidade. Eu sei que isto parece um contra, mas na realidade se esperares que o ciclo se faça como deve de ser e que as coisas estabilizem terás muito menos problemas a médio e longo prazo.

 

De resto quais são as rotinas de manutenção? o que pretendes pôr no aquário? só peixes? peixes e corais?

 

Se quiseres pôr corais podes começar a pôr um coral dos menos exigentes em termos de qualidade de água e iluminação.

 

Entretanto se o aquário for para colocar corais a pergunta que te faço é que filtro mecânico é esse que dizes alimentar com 2 powerhead de 100l?

É que em aquários de recife não se utilizam filtros mecânicos. depositam-se lá muita matéria orgânica que se decompõe. São considerados fábricas de nitratos.

 

Cumpts,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora... que iluminação (Watts?) tens e quais são os teus objectivos de povoamento do aquário?

 

Entretanto junto-me ao coro :oops:

 

1 - filtro mecânico não, embora faça algum sentido, principalmente em sistemas sem substrato, promover a agitação do fundo e sobre as rochas e depois apenas durante algumas horas, usar filtro mecânico.

 

2 - se o escumador é aquele que eu penso (baseado em difusor e bomba de ar) acho que vais ter problemas a prazo a não ser que metas um número reduzido de peixes - falo por experiência própria porque num sistema mais pequeno e mesmo com refúgio de macro-algas fui obrigado a fazer um upgrade.

 

3 - eu esperei 1 mês para a equipa de limpeza e 4 meses para o primeiro peixe (que durante 3 semanas não aceitou comida, tal era a barrigada de amfípodes e copépodes que ele tinha dada a super abundância deles causada pelo período de maturação longo)

 

É possível povoar com peixes mais cedo mas se te mentalizares que por cada semana de espera estás a aumentar sucessivamente a probabilidade de sucesso do sistema, vais ver que não custa assim tanto, principalmente se entre o mês e os dois meses fores metendo uns corais fáceis.

 

Se gostares de observar bicharada míuda, garanto-te que vais ter com que te entreter porque vais descobrir um animal novo sempre que olhes com mais cuidado. Se usaste água natural e tens rocha de qualidade então melhor ainda.

 

Outra vantagem do período de maturação é que o aquário vai ser um sistema semi-fechado durante algum tempo. Eu não concordo com o fornecimento de alimento à equipa de limpeza porque acho que o sistema tem de encontrar o seu equilíbrio sem a "agressão" do fornecimento alimentar diário. A cura/povoamento da rocha e substrato em si já agita suficientemente o universo de nutrientes. A equipa de limpeza pode e deve ser dimensionada em função disto.

 

Depois o sistema ficará muito melhor apetrechado para digerir a alimentação fornecida e aí sim a equipa de limpeza pode crescer.

 

Faltou só acrescentar que, no meu caso, apareceram umas aiptasias que vinham na rocha. Porque não forneci comida durante 4 meses (apenas fazia mudas de água) foi-me perfeitamente possível eliminar totalmente a praga (umas com kalk, outras com Lysmata seticaudata) porque as malditas passavam fome e não se deu aquela típica explosão populacional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi cmarcao,

 

3 semanas sem pôr lá nada já é um bom começo, podes começar por introduzir 2 ou 3 donzelas Chrisiptera cyanea "Blue devil" e na semana seguinte um reduzido nº de membros da equipa de limpeza, isto porque ainda há pouco para "limpar" (servir-lhes de alimento). Esta espécie de donzela não é agressiva e acaba sempre por formar casal.

 

TPA's no primeiro mês de montagem parece-me desnecessário. Depois desse tempo 10% por mês ou por semana!

 

Estou de acordo que se deve esperar algum tempo até começar a povoar o aquário com bicharada mas vários meses sem nada parece-me um exagero, eu não consigo! Até porque os primeiros bichos vão ser responsáveis pelo crescimento da população de bactérias aeróbias responsáveis pela filtragem biológica. Felizmente que hoje existe a rocha viva que nos permite começar de imediato com uma população pré-estabelecida dessas bactérias. Há cerca de 15 anos quando montei o meu primeiro aquário de água salgada não havia rocha viva e nessa altura era importante esperar 1 mês sem colocar nada até se estabelecer uma população mínima de bactérias aeróbias. Tudo o que introduzia inicialmente no aquário era morto e estava completamente isento de matéria viva proveniente das zonas tropicais. Os escumadores eram rudimentares e a filtragem biológica era promovida pelo filtro de fundo que se tinha de aspirar regularmente.

 

Boa sorte e bem-vindo aos reefs,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais