AJUDA!!Peixes que se roçam pelas pedras e fundo do aquario


zeus

Recommended Posts

Alguns dos meus pseudotrofeus souli (2 femeas) e 2 Labidochromis Caroleus roçam-se muitas vezes pelas pedras e fundo do aquario.

Noto numa das Pseud. Sauli alterações na pigmentação da pele com manchas mais castanhas e a cor amarela mais baça, os outros não lhe vejo alteração de cor.

Peço a vossa ajuda no sentido de saber se é sintoma de alguma doença e qual a ,maneira de a combater.

Parece que os peixes tem algo na pele que os incomoda.

Nas medições de PH,NO2, NO3,GH e KH estão dentro dos parametros normais para as especies.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem é normal que os mbunas se rocem nas pedras, areia e decorações dos aquários.

Os meus passam a vida a fazer isso, dão uma ou duas coçadelas e seguem à sua vida.

 

Não será normal se o fizerem insistentemente.

 

As manchas que notas podem ser de origem nervosa. Sendo uma fêmea poderá ter levado uma pancada. A cor esbatida pode ser resultado de stress ou alimentação pobre.

 

Deves para já ir observando o comportamento dos peixes com atenção mas sem andares a medicar pois pode ser apenas comportamento normal de mbunas.

Se vires que as coçadelas são muito insistentes e suspeitares de parasitas na pele, retiras para um aquário hospital e medicas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o NUNO o passar pelas rochas é comportamento normal se não for demasiado!

 

eu há pouco tempo reparei num peixe meu triste(e sem fome) que andava a roçar pelas rochas e um dia depois havia mais alguns a roçar-se , depois disso resolvi observar mais de perto !

Tinham ictio mas só se notava nos meus demasoni penso que nos outros peixes a cor das escamas ou a profundidade dos parasitas não permitiam ver as pintas brancas caracteristicas tratei i agora tá tudo bem mas eles continuam a roçar nas rochas mas menos vezes o que é absolutamente normal!

 

Por isso olha de perto todos os peixes pode ser ictio ou outra doença qualquer!

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus (P. Saulosi e P. Polit) também se roçam bastante, dá mesmo a ideia de terem comichão de vez em quando. Eu observo bastante os meus peixes e como lhes tiro fotografias tenho oportunidade de os ver em grande e com calma. Não apresentam sinal de qualquer doença, ás vezes lá têm umas "quincas" mas é de se meterem em confusões... Julgo que esse comportamento de se rossarem nas pedras e areia é normal, estão muito bem, fazem isso duas ou tres vezes e seguem a sua vida. Eu interpreto isso como comichão :shock:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais