aquario novo Ajuda na Medida dos vidros!


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Estou a Pensar em mandar fazer um Aqua por medida au vidraceiro

mais tenho um pouco de receio quanto as medidas dos vidros.

 

O tamanho do aqua é 110compx 70alt x 50larg

que espessura de vidro é que aconselham Há algum vidro especial ?

 

Ganda abraço Brazuca.

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Aconselho que uses um vidro de 12 a 15 mm de espessura, já que vais ficar com um volume de cerca 385 litros.

 

Não te esqueças de colocar umas travessas no topo à largura deste.

O ideal seria usares caixilhos também, ou seja, fazes um moldura/estrutura com caixilho resistente e os vidros são colados ao caixilho (para aumentar a resistência do aqua ao volume da água).

 

Uma coisa importante, 385 litros = ~385 kilos (só em água, fora as pedras). Como tal, a pressão existente contra o vidro vai ser muita. A escolha da cola é outro aspecto muito importante.

 

O vidro a usar é um vidro normal (não temperado e não laminado).

 

 

Eu só sei a teoria, há-de haver quem te ajude que já tenha a prática. :lol:

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Boas

 

Existe um tópico recente por aqui onde coloquei 2 links para sites com tabela de espessuras e instruções para montar um aquário, podias ter procurado :lol:

 

Tabela de espessuras

 

Instruções de montagem de aquários

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

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O vidro a usar é um vidro normal (não temperado e não laminado).

 

 

Porque é que não aconselhas a usar vidro laminado nem temperado??

 

Fiquei um pouco intrigado com isso entao decidi pesquisar um pouco e fiquei com a ideia que se for temperado tem uma maior resistencia.

Num livro que tenho aqui da Saint-Gobain que é uma empresa de vidros, tenho que o Sgg Planidur que é um vidro semi temperado aguenta uma tensão de 12 MPa e que o Sgg Securit que é um vidro temperado aguenta uma tensão de 30 MPa.

 

No site deles encontrei la tambem isto:

"O aumento da resistência contra os choques permite ao vidro SGG SECURIT de 8 mm resistir à queda de uma bola de aço de 500 g caindo de uma altura de 2 m. A título de comparação, a mesma bola conduz à quebra de um vidro não temperado de 8 mm para uma queda de uma altura de 0,3 m. "

 

A menos que me tenha escapado alguma coisa acredito que melhor vidro é mesmo o temperado, quanto a ser laminado não tou com muito tempo agora para procurar mas em termos de segurança acredito que tambem seja melhor porque se tiveres o azar de rachar uma camada a cola que junta as junta vai aguentar tudo no sitio por algum tempo dando tempo para vazares o aquário com calma, se for com um vidro simples e tiveres esse azar melhor coisa que tens a fazer é mesmo fugir porque o aquário vai rebentar.

 

Se alguem me pudesse informar se estou certo ou errado agradecia imenso

 

Abraço

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No link que coloquei com as instruções de montagem o autor teve o cuidado de explicar as diferenças entre vidro normal, semi temperado , temperado e laminado e foi inclusivamente ao ponto de explicar a nomenclatura do vidro laminado.

 

Normalmente aconselha-se o vidro normal porque é mais barato. O vidro temperado tem de ser pedido à medida e o vidro laminado embora muito resistente a impactos já não é tão eficiente com pressões como as que se aplicam nos nossos aquários.

 

É fundamentalmente uma questão financeira e de segurança. Com crianças pequenas por exemplo eu iria para vidros laminados e se o dinheiro não fosse problema iria buscar o melhor dos 2 mundos... vidro laminado feito com vidro temperado.

 

Leiam o artigo... vale a pena :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

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Tens razão Nuno, mas eu sou muito perguiçoso para ler o espanhol, apesar de ser muito parecido com a nossa lingua canso-me a ler.

Mas ja tive a ler e tem la umas dicas muito porreiras e está bastante completo.Eu tenho aqui num livro mais umas formulas para calcular as espessuras do vidro em diversas situações e para vários tipos de vidro, tenho de ver se arranjo alguem que me faça um scan disto para eu partilhar com o pessoal, mas o essencial tens tudo ai nessa pagina.

 

Abraço

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Se alguem me pudesse informar se estou certo ou errado agradecia imenso

 

Abraço

 

 

Sabes que um vidro temperado pode rebentar com uma mudança de temperatura?

É de facto resistente, mas quando mal temperado pode rebentar de um momento para o outro.

O temperado provoca distorções opticas.

Sabes que se pegares num martelo e lhe bateres na esquina de um vidro temperado ele rebenta logo?

Tem que ser encomendado com as medidas exactas ao milimetro, porque depois não se pode mexer ou ajustar medidas.

Mas obviamente que se não tiver nenhum defeito de constução, se for bem aplicado, é um vidro para durar uma vida.

 

O laminado tem o problema de poder vir a ganhar bolhas entre os vidros.

Aparentemente só é aconselhado o seu uso para aquas com mais de 400 litros (até porque é um vidro caro).

O "problema" do laminado é peso.

 

Claro que o melhor é o laminado temperado, fica mais leve e mais resistente. Mas é extremamente caro.

 

Uma coisa muito importante quando se compra vidro. Reparem se tem bolhas de ar ou lascas, se tiver não comprem porque ele mais cedo ou mais tarde vai partir.

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Construção de aquários

 

A unidade básica do aquário é o próprio aquário, claro, seja de água doce ou salgada. O problema é que, por questões de custo ou preferência, diversas vezes o aquarista é levado a decidir por um aquário que não é seguro. Proponho que um aquário seguro seja aquele com capacidade de não vazar ou apresentar qualquer problema estrutural por anos a fio. Não creio que alguém queira montar um aquário que "dure" pouco tempo. Por isso, este artigo considerará a questão de segurança como base. A meu ver, qualquer aquário deve ser seguro antes de qualquer outra coisa.

 

Noções básicas

 

Todos sabemos que a água exerce pressão sobre os vidros do aquário. em determinados pontos, a pressão é maior que em outros. O interessante dessa questão é que pressão é uma função da coluna de água do aquário, ou seja, sua "altura". Quanto mais alto, portanto, mais espesso terá que ser o vidro com que o tanque deve ser construído. Então, o que quero dizer é que, por exemplo, um aquário de 100 cm de altura, independente de ter, novamente por exemplo, apenas 30 x 30 cm de base, precisa usar vidros de espessura adequada, nesse caso específico, de 19 mm. A noção de que por causa do aquário ter sua base "pequena" permite que se use vidros pouco espessos não é real, dado o fato da pressão ser exercida por conta da coluna d'água, e não do volume do aquário. Da mesma maneira, citando outro exemplo, um aquário de 40 cm de altura pode tranqüilamente usar vidros de 5 mm, mesmo tendo, por exemplo, a base de 100 x 100 cm. Novamente, o que importa não é o volume, mas a pressão exercida pela água devido à coluna d'água.

 

Com a finalidade de tornar o aquário ainda mais resistente à pressão da água, existe a possibilidade de se usar "travas" de vidro para reforçar sua estrutura. As travas são tiras de vidro que, colocadas no entorno do aquário, e, a partir de certo comprimento do tanque, também usadas desde o vidro da frente ao vidro do fundo (travas transversais), torne o conjunto firme e muito mais resistente do que apenas usar quatro vidros para o contorno e um para o fundo do aquário.

 

O travamento mais eficaz que conheço para aquários é o que se chama de "travas francesas", que descreverei abaixo, e é justamente o único que consideraremos neste artigo.

 

 

 

Medidas

 

De forma geral, podemos considerar a tabela abaixo para ver qual espessura de vidro será necessária para construir o aquário desejado;

 

altura do aquário em cm. vidro em mm.

40 5 ou 6

50 8

60 10

70 10 ou 12

80 12 ou 15

90 até 110 19

 

Os campos da tabela que variam em espessura dependem do comprimento do aquário. O comprimento do aquário define a espessura do vidro necessário para uma determinada coluna de água; aquários a partir de 100 cm de comprimento devem usar vidros mais espessos por causa da torção que podem sofrer, mesmo se forem montados com travas.

 

A base

 

O vidro de base do aquário é onde serão colados os das laterais, sempre montados "por cima" da base.

 

 

imgmar130a.jpg

Os vidros laterais devem ser colados em cima do vidro da base. Vista frontal.

 

 

 

 

 

Os vidros frontal e traseiro devem ser montados sobre o da base, e ficarem perfeitamente alinhados e em esquadro com os outros

imgmar130b.jpg

Vidros do fundo e da frente já colocados Vista lateral

 

A colagem dos vidros deve seguir uma determinada ordem que facilita o processo, sendo que o primeiro vidro a ser colado pode ser um lateral. Nele, cola-se o do fundo sobre o da base. Feito isso, tem-se um "esquadro" formado. depois, cola-se o vidro frontal e, dando-se folga inclinando um pouco o frontal, cola-se o último lateral. Uma excelente solução para manter tudo no lugar enquanto a cola seca é usar fita adesiva larga, passada cuidadosamente de um vidro para o que esteja junto a ele.

 

Existe uma cola de silicone que serve para aquários, e ela vem com a especificação de uso escrita no rótulo. Usar outro tipo de cola de silicone não dá resultado satisfatório; o vidro cola, mas a colagem não permanece coesa (não dura muito tempo).

 

É muito importante, também, esperar no mínimo 24 horas para a cola secar antes de travar o aquário. Quanto mais seco o ambiente e alta a temperatura, mais rápido a cola seca.

 

Não podem haver bolhas de ar entre os vidros, após a aplicação da cola de silicone. Se isso acontecer, deve-se usar mais cola e retirar as bolhas imediatamente quando são identificadas.

 

Um fato muito importante mas geralmente esquecido é que os vidros terão que ter um "desconto" em suas medidas de acordo com sua espessura. Exemplo; se um aquário terá vidros de 6 mm, deve-se levar isso em conta e usar, nos vidros da frente e de trás do aquário, o comprimento desejado menos 1,4 cm. 1,2 cm é a soma da espessura dos dois vidros, e recomendo 1 mm de sobra para cada lado, para a cola e eventuais ajustes entre os vidros.

 

Travas francesas

 

As travas devem seguir alguns parâmetros, para serem eficazes. Em aquários até 100 cm de comprimento, elas podem ter de 6 a 8 cm de largura. Para aquários mais longos, podem ser mais largas.

 

As travas francesas são montadas cruzadas no aquário, sendo que as que vão por cima do aquário devem ser colocadas antes.

 

imgmar130c.jpg

As primeiras travas vão sobre o aquário Visão frontal.

 

A próxima etapa é colocar as travas internas, que devem ter comprimento menor que as superiores para poderem caber dentro do aquário, e serão coladas sob as travas superiores.

 

imgmar130d.jpg

Travas internas coladas sob as superiores Vista superior

 

imgmar130e.jpg

 

Notemos que as travas devem ser cortadas e coladas de maneira com que elas se cruzem nos cantos.

imgmar130f.jpg

Em aquários mais longos, é necessário colocar travas transversais a cada 50 ou 60 cm, descontada a largura da própria trava, seguindo o mesmo sistema de "cruzar" a trava interior com a de cima. Nesse caso, as outras travas têm que ser cortadas para acompanhar as transversais.

 

Ainda; aquários de coluna d'água igual ou superior a 70 cm de coluna de água se beneficiam muito de travas coladas imediatamente sobre seu fundo, a fim de reforçar ainda mais a estrutura.

 

Uma única recomendação:

 

Se você nunca colou vidros para aquário e pretende fazer a colagem do seu, tenha certeza que está fazendo direito. Eu, sinceramente, recomendo que você procure uma boa loja que monte aquários, se pretende ter um tanque de 50 cm ou mais de altura, seja qual for o volume total. A coisa parece fácil, mas não é. A colagem do aquário deve ser feita cuidadosamente, e isso determinará a vida útil de seu tanque.

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