Discus "disparam" pelo aquário ?! Sem razão aparen


RC

Recommended Posts

Boas,

 

Estou com um problema no meu aqua de Discus para o qual não encontro nenhuma justificação válida. De um momento para o outro (isto começou há mais ou menos 1 semana), o simples facto de me chegar ao aqua para lhes dar comida faz com que os Discus "disparem" pelo aqua a uma velocidade descomunal !!! Parece que andam "alucinados". Já fiz - várias vezes ao longo dos últimos dias - testes à água (temp: 28, PH 6, Amonia 0, nitritos 0, nitratos 5, KH 1, GH 3), limpei filtros, fiz mudanças parciais de água, e o comportamento não se alterou.

 

O mais estranho é que antes todos eles vinham-me comer à mão.

 

Alguém tem alguma ideia do que é possa estar a provocar isto? É que eu estou a desesperar ...

 

O meu aqua:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=29795

 

Desde já os meus agradecimentos,

 

Cumprimentos,

 

RC

 

PS: Os restantes habitantes do aqua continuam - aparentemente - normais. Os Discus também continuam a comer (no entanto mal e desde que eu não me chegue ao aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alteraste a iluminação?Existem sombras?Isso acontece com as luzes acesas ou apagadas? Alteraste a decoração ?

Pareceme que o poder tampão da tua água está baixo. Tenta colocar o gH a 5 ( 140 a 180 ms )e o kH a 2 pelo menos. Se não poderás ter acidoses facilmente com a acumulação de nitratos e fenois.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, obrigado pelos conselhos.

 

Rui, efectivamente, na mesma altura em que os Discus começaram a ficar "assustados", fiz uma limpeza bastante significativa às plantas de superficie. O aqua ficou muito mais claro (tinha folhas de superficie com 20 cm de diametro).

De qualquer modo - as plantas crescem de tal maneira - que hoje a superficie esta novamente quase coberta de plantas e eles continuam com o mesmo comportamento (tanto com as luzes abertas como fechadas). Todas as semanas - na mudança de água - limpo a superficie do aqua (é um facto que nunca limpei como desta vez :lol: ).

De resto não mudei mais nada - espero fazê-lo a curto/médio prazo seguindo vários conselhos que me foram dados aqui no fórum - mas ainda não tive tempo :wink:

 

Será que é/foi algo nas últimas mudança de água (já que eu uso - como sempre fiz - água da rede pública tratada). Ou seja, algo que tenham mudado na mesma e mesmo com o tratamento tenha escapado? Se fosse esse o caso, tratar a água com aquasafe ou algo similar e daqui a 1 - 2 dias, introduzir carvão activado seria um bom plano de acção? O que é que acham?

 

Já agora, e relativamente ao KH e GH. Desde que montei o aqua, nunca consegui aumentar esses valores (nem com as mudanças de água, nem com KH Plus - se puser 2/6 da dose recomendada, o PH do aqua sobe cerca de 0,2-0,4 e depois nos 2-3 dias seguintes, vai descendo lentamente). Ou seja, para não ter grandes variações de PH nas mudanças de água e afins, vou usando KH Plus (neste caso PH Stabilizer da Nutrafin mais ou menos periodicamente). Acham que faço mal? O PH ao longo duma semana pode variar entre os 6,2 ao 5,8.

 

Mais uma vez, os meus agradecimentos pelas sugestões e ideias.

 

Cump.

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com os valores de ph 5.8/6.2 tens um ph muito baixo, a não ser que tenhas Discus selvagens, para os Discus. Esquece todos os quimicos que estás a utilizar, é muito complicado alterar os parametros da água lentamente, principalmente em quantidades de água muito pequenas, até pessoas com muito experiencia em aquariofilia sentem muita dificuldade em alterar os parametros da água com quimicos, ou seja o melhor é mesmo a turfa para baixar o ph, produto natural.

Usa sempre produtos que sejam naturais.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais os meus agradecimentos pelas sugestões.

 

Relativamente aos quimicos: a agua da rede é "tratada" previamente com carvão activado e com turfa (para valores de 6,3-6,6) De resto não uso mais nada, excepto o KH para ir mantendo o ph relativamente estável. A filtragem - ambos os filtros - é exclusivamente mecânica e biológica. Não uso qualquer tipo de resinas, carvão, etc. Ou seja, ter o KH tão baixo já se tornou um problema crónico ...

 

Relativamente à "pancada" dos meus Discus....

 

Ultimamente, é um facto, não lhes tenho ligado muito (infelizmente por falta de tempo). Curiosamente - apenas hoje tive tempo para me dedicar ao aqua - para meu grande espanto, todos se comportaram normalmente :!: Andam nas turras do costume entre eles, vieram comer à mão, ou seja, parece que não se passou nada com eles 8)

O meu espanto ainda foi maior quando reparei que 1 dos casais teve uma postura, tendo cerca de 50 filhotes presos a uma folha :lol::? Devem ter nascido hoje de manhã.

 

Se estava baralhado, agora ainda estou mais ... :oops:

 

Cumprimentos,

RC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só uma pequena sugestão, da próxima vez que andares a fazer remodelações mais intensivas no teu aquario tenta colocar os discos num recipiente de preferência tapado(com um pano por exemplo), vais ver que os discos ficam muito menos stressados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais