gsousa Publicado Novembro 12, 2005 Publicado Novembro 12, 2005 Boas Aquarofilistas!!! Vou ter um aqua novo, e preciso da vossa experiência para me ajudarem a escolher o substrato. O Aqua irá ser um 80*30*40 e estava a pensar em montar como layout +- parecido com uma praia, ja vi um aqui no forum parecido com o que quero, a ideia é dividir o fundo ao comprimento, na frente queria por uma areia clara(será que posso por areia da praia??? ou será muito fininha) e na parte de trás quero por um material mais escuro (já tive a ver umas fotos de akadama, mas.... aquilo não se desfaz????) ajudem-me please. e deêm sugestões. já agora, já ouvi aqui falar em turfa!!! para que serve?? para purificar a água ou também ser para ornamentar?? Bons mergulhos Gilberto Citar
José Cruz Silva Publicado: Novembro 12, 2005 Publicado: Novembro 12, 2005 Olá! Terás de definir primeiro que tipo de fauna e flora queres. A areia da praia é calcária e por isso aumenta a dureza e PH da água, sendo por isso aconselhável a sua utilização em aquários com peixes de Ph alto, Ciclideos africanos por exemplo. A grande maioria das plantas não se dá muito bem em PH alto. A turfa é utilizada para baixar o PH e amolecer a água, por isso é utilizada em aquários plantados, ou em aquários com ciclideos americanos (amazónicos) ou outros que se dão bem em águas com PH mais baixo. Citar Abraços Zé Néo
Rafa Publicado: Novembro 12, 2005 Publicado: Novembro 12, 2005 É como o "zeneo" diz, primeiro devias escolher a fauna e flora do teu aquário. Se não quiseres ter problemas com a areia, podes sempre procurar areão de granulometria mais pequena nas lojas da especialidade. Este não te altera as propriedades da àgua e é sempre mais seguro que tirares da praia. E o akadama, se é realmente de akadama que falas não vai prejudicar em nada. Tens é deter em conta a coloração senão vai dar um efeito muito artificial com a areia. Fica Bem Citar
Recommended Posts