Ajuda urgente - Peixes com falta de oxigénio?


Onun

Recommended Posts

Boas pessoal!

Tive o meu aquário a ciclar durante 1 semana e após essa primeira semana resolvi meter um gourami perola e um escalar no meu aquário. Comprei os peixes ontem e logo reparei que algo estava mal... O Gourami estava constante a abrir e a fechar a boca, parecia ofegante e mto quieto, e os movimentos dele era vir à superficie e voltar para o fundo do aquário, até que agora à pouco encontrei-o morto no fundo do aquário. O Escalar está sempre mto parado mas nao o vejo a abrir e fechar a boca e está constantemente nas zonas de agua intermédias...

Que devo fazer?

O meu setup é o seguinte:

Aquário 52x28x28

Filtro Eihem 2008 interno

Bomba de ar (que a liguei depois de ver os peixes assim, pensei que fosse falta de oxigénio, pois durante a 1ª semana enquanto teve a ciclar quase nunca a liguei)

1 Escalar e 1 gourami (o que morreu)

Tenho algumas plantas entre as quais lilaeopsis, cabombas, riccia e mais 2 tipos que nao me lembro do nome (mas sao todas pequenas ainda)

Tenho 2 troncos e 2 pedras.

Agradecia ajuda, gostava do que se está a passar e que razões é que estão na morte do gourami e no comportamento do escalar...

Acham que devia mudar o escalar para o aquário de uma pessoa amiga? Acham que o peixe não irá contaminar o aquário dessa pessoa?

Obrigado!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Onun.

 

Deves sim deixar o peixe em um aquário de um amigo.

 

Tens de ciclar o seu aqua pelo menos 1 mês antes de colocar peixes. Não devem ter morrido por doença, mas sim por envenenamento por amônia. E deves deixar a bomba de ar ligada 24 horas para que se formem as bactérias necessárias para consumir a amônia.

Compre testes e quando a amônia estiver zerada ( demora mais ou menos 1 mês ) devolva seu peixe...não se esquecendo de manter a temperatura sempre constante.

 

Boa sorte!

Giulia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi dito ainda deves ter o aquário em ciclagem, logo, deves ter vestígios de amônia ou nitritos na água.

Não precisas de mudar o peixe de aquário (mas se quiseres podes fazê-lo sem problemas).

 

Deves é fazer troca de água (cerca de 50%) diárias até notares que o comportamento do peixe está normal (ou teres a certeza que não tens amônia/nitritos no aquário).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi dito ainda deves ter o aquário em ciclagem, logo, deves ter vestígios de amônia ou nitritos na água.

Não precisas de mudar o peixe de aquário (mas se quiseres podes fazê-lo sem problemas).

 

Deves é fazer troca de água (cerca de 50%) diárias até notares que o comportamento do peixe está normal (ou teres a certeza que não tens amônia/nitritos no aquário).

Muito obrigado pelas ajudas. Pois, também pensei que o problema fosse pouco tempo de cilagem, mas pensei que uma semana já fosse o mais ou menos suficiente, ja meti peixes com 1 semana de ciclagem, mas existem casos e casos 8)

Uma duvida, então se for fazer TPA´s o problema não volta a ser o mesmo? Visto que é a agua da torneira que contem esses "toxicos" para os peixes... ?

Obrigado

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

para àguas de torneira normais faz assim:

 

- Retira-a para um recipiente tipo "bidon" de boca larga.

Coloca algo que movimente a agua, uma cabeça motorizada, ar, etc.

Ao fim de 24 h de bom arejamento está apta para o aqua.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes também utilizar um frasco com carvão activado.

 

Ficaria mais ou menos assim o frasco

 

_| |_

| |

 

| |

 

|_____|

 

O carvão iria retirar-te o cloro da agua.

 

Como a situação é urgente, temos de safar esse escalar, a solução de passares a agua pelo carvão activado é mais rapida do que deixares a agua a descansar.

 

P.S.

João Machado tens MP

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso as vossas ajudas! :)

Entao é o seguinte e respondendo aos 2 ultimos posts:

Tenho a bomba de ar ligada ja desde que notei este comportamento nos peixes e o meu filtro faz um pouco de turbulencia à superficie da água... chega, não acham?

Quanto ao carvão, eu tenho no meu filtro desde o inicio, para além da esponja, tenho carvão activado dentro de uma meiazinha e um pco de ceramica também. Está tudo correcto assim? Espero que o meu escalar se safe...

Cumps :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referi-me ao carvão apenas para as mudas de agua.

 

Em relação ao que tens no filtro, não é necessario pois apenas é utilizado depois da adição de algum medicamento no aquario, para retirar eventuais residuos apos o tratamento.

 

 

Faz mudas de agua diarias, até conseguires estabelizar o aquario, se tiveres outro já ciclado, ou quem te arranje agua de TPA's(Troca Parcial de Agua) era melhor, ciclavas isso mais rapido.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referi-me ao carvão apenas para as mudas de agua.

Peço desculpa, mas então não entendi. És capaz de me explicar?

Desculpem lá isto tudo, muito obrigado ! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O desenho é que ficou uma treta.

 

1º que tudo não tens que pedir desculpa, ninguem nasce ensinado e

devemos aprender uns com os outros

 

Hoje ajudo-te eu amanhã ajudas-me tu.

 

O que eu te queria dizer era o seguinte.

 

Quando fores fazer as mudas de agua, arranjas algo por onde consigas fazer a agua passar antes de te entrar no aquario, esse algo deve ser cheio de Carvão Activado, depois de passar pelo Carvão Activado os residuos de Cloro são nulos ou quase nenhuns, evitas possiveis problemas de intoxicação por cloro.

 

 

 

P.S. Por algo eu entendo um frasco, uma garrafa,etc..

Eu por exemplo uso um frasco de plastico em que ligo a mangueira ao bocal do frasco, frasco esse que tá cheio de carvão activado e tem imensos furos pequenos por onde sai a agua depois de passar pelo carvão.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhh, já entendi :twisted:

Até podemos usar aquelas cenas que se utiliza na cozinha, o passador (acho que se chama assim).

Mas uma coisa, é preciso ter muito carvão activado? É preciso passar a agua mais que uma vez? Secalhar é melhor ou não? Depois o carvão fica sem utilidade certo?

A proposito do escalar, ele lá se vai aguentando, mas um problema é que ele não come nada...

Obrigadão pelas dicas, abraço ! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

Já fiz os TPA´s, mas o peixe não come nada e agora ja está a começar a nadar de lado e com a cauda e barbatanas "comidas"... Já tou mesmo sem esperança... Acham que o problema aqui foi mesmo o pouco tempo de ciclagem?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escalar morreu mesmo. Agora uma duvida, posso deixar a mesmo água a ciclar para meter outros peixes?

 

EDIT: Lembrei-me agora de uma coisa, comprei um areão preto numa loja daquelas normais, acham que pode ser desse areão? Ajudem-me sff...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais