Está dificil começar...


Joao Pedro Faria

Recommended Posts

Comecei a ciclar uma aquário, tudo estava bem até que de repente a água ficou turva, meio acastanhada, apareceram uns filamentos transparentes por todo o aquário, folhas das plantas etc...as plantas começaram a melar e algumas morreram. Tinha anubias por exemplo em que as folhas estavam tao meladas que mal tocava nelas elas soltavam-se. Tirei tudo lavei a areia água outra vez e nova ciclagem: tudo corria bem até que voltou ao mesmo...tenho um filtro pequeno mas este aq so tem 50l, luz 30w aquapor valores da água que é tirada do poço:ph=5.5, kh=2-3; no aquario:nitritos=0, ph= 7.5 kh= 3... seram algas? fiz entretanto uma tpa de 50% e as plantas todas fora...o que é isto e o que fazer?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te posso dizer é para não desistires!

è normal acontecer tudo e mais alguma coisa no início da montagem dum aquário.O imaginável e o inimaginável, mas nada é superior à vontade humana.Como tal, também todos esses problemas irão desaparecer (mais tarde ou mais cedo), basta paciência e perseverança.

Ok...tentaste fazer "coisas" para o aquário "ir ao sítio" (o equilíbrio), não foi pois não? Experimenta não fazer nada...Areia, água, filtro a fazer a circulação da água, aquecimento ligado e deixas estar "arrumado a um canto".Passado uma semana fazes uma pequena muda de água, na 2ª uma muda maior e na 3ª ainda maior (tipo 4 litros-10l- 15l).E só depois intruduzes peixes e plantas...Calmamente e sem stresses.Mais cedo ou mais tarde vais ter aí um aquário a "respirar saúde"

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Quanto tempo tens a luz ligada por dia? Recebes luz directa do sol? Fazes injecção de Co2? Usas fertelizantes liquidos? Tens sustracto fertil?

 

Ou seja, qual o setup do teu aquário? :?:

 

Eu estava a começar a ter porblemas com algas. Mas mal as começei a ver, comecei a limpa-las das folhas e dos vidros e cortei com o fertilizante liquido. Como presestiam começei a fazer mudas de água todos os dias. Presistiam optei por uma muda de 50% e mantive as mudas diárias (10%). Presistiam, retirei as plantas mais afectadas, e como já tinha o aqua ciclado, fiz a melhor coisa que podia ter feito: 5 Otocinculos Afinis e 4 caridinias japónicas! Remédio santo! As algas começam a perder terreno! E isto notou-se do dia para a noite, especialmente nos filamentos que estavam presos nas plantas!

 

E digo mais, os Otos são peixes tão simpáticos, que acho que vou comprar mais e manter só esta especie.

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloquei fertilizante no substrato da jbl, luz sei que tenho feito mal e as vezes esteve 24 horas ligada, nao uso co2, nao tem luz directa do sol. o que fiz foi +- isso retirei as plantas mais afectadas ou seja todas menos a riccia, e hoje parecia outro aquario. a areia tinha ainda alguma sujidade mas de resto a agua tava limpa.

o ph tava a 7.5 nao percebi muito bem porque a água da torneira é de 5.6 fiz uma tpa de quase 50% e ficou na mesma.

Qual é o aspecto das algas alguem tem imagens? é que o que me aparecia eram uns filamentos transparentes, nao é essa a ideia que tenho de algas.

Agora vou receber uns fetos de java e musgo e será que nao existe perigo?

"Time is money spend it"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, existem muitos tipos de algas e da maneira que descreves-te a situação podem ser.

 

Tens a tua disposição nesta mesma secção "Plantas" um inamovivel com imagens de algas para identificação. Sugeria que desses uma olhadela.

 

E só mais uma coisa, por acaso não misturaste o substracto da JBL com o areão e deixaste mesmo assim, ou meteste uma boa camada de areão puro por cima?

 

Fica Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...