Elementos traço - Dúvidas


Jpbp

Recommended Posts

Será que alguém sabe quais as substâncias/elementos que o escumador pode retirar do sistema para além da matéria orgânica e do fosfato?

 

Estroncio, iodo, cálcio, magnésio, e restantes elementos traço sofrem redução com o escumador?

 

Até que ponto é que se acrescentarmos elementos traços, com vista a compensar as perdas de alguns elementos, estaremos a aumentar cada vez mais a concentração de outros elementos dentro do aquário? Quiça para níveis de concentração insustentáveis e prejudiciais...

 

Qual o melhor produto para adicionar cálcio (apenas cálcio) como complemento ao Kakwasser?

 

Quais os beneficios e doenças associadas a cada um dos seguintes elementos em peixes, plantas, crustáceos e corais:

- iodo

-molibideno

- estroncio

- magnéiso

- etc

 

Obrigado

Cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o escumador retira oligoelementos da água. Infelizmente ainda não está ao nosso alcance uma forma de poder quantificar esses mesmos elementos. Portanto sabendo que há uma redução para além da absorção natural por parte dos organismos, convém haver uma adição artificial. O aconselhável é optar sempre por produtos de marcas com resultados comprovados e seguir à regra - como de um medicamento se tratasse - a sua forma de utilização. As mudanças de água periódicas (TPA) são também uma forma de repor estes elementos vestigiários. Quem utiliza água natural tem por um lado a vantagem de adicionar/renovar (nas mudanças de água) estes elementos nas suas proporções naturais. Por outro lado, aqueles que utilizam água artificial possuem a vantagem de produzir água a partir de sais provenientes de locais tropicais onde a composição química da água é ligeiramente diferente nas concentrações destes elementos e à qual os organismos estão adaptados.

 

A melhor forma de elevar artificialmente a concentração de cálcio na água é utilizando um reactor de cálcio.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Que eu saiba ainda não foi provado cientificamente que o escumador retira "trace elemnts" da água.

Até prova em contrário é mais um mito da bibliografia cinzenta dos artigos sobre aquas de reef.

 

Agora que pode ser lá isso... :?

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo, como é que vai esse aquário?

 

Como sabes tenho um gosto especial por escumadores e pelo seu funcionamento, foi esse prazer que me levou a projectar e construir o meu próprio escumador. Para além das dificuldades em conceber um escumador eficaz, este interesse levou-me a saber mais sobre a sua maneira de funcionar e também sobre os compostos químicos que este retira. Está provado cientificamente que o escumador retira "trace elements" da água como o iodo e o ferro.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi meus caros,

 

Aproveito para umas correcções. Nem o cálcio e muito menos o magnésio poderão ser considerados elementos vestigiais, já que a sua presença em água salgada é muito maior que simplesmente vestigial.

Quanto à remoção pelo escumador, acredito que a remoção de cálcio e magnésio é praticamente irrisória. A precipitação biótica e abiótica diária são contributos muitíssimo superiores na redução de Ca e Mg.

Quanto aos restante mencionados, pelo que tenho lido (nada verdadeiramente científico), existe uma remoção significativa. O que é verdade é que após adição daquelas misturas de trace elements, os escumadores costumam espumar bastante mais.

No que respeita ao iodo, é um elemento demasiado oscilante na água do aquário para nos preocuparmos com ele. O simples acto de fornecermos nori (ou outras algas) aos nossos peixes já é o suficiente para dosear bastante iodo à água. Quanto aos outros, existe algum risco associado a adicionar constantemente sem medir os níveis. Por exemplo, excesso de estrôncio mata alguns invertebrados, começando pelos eremitas.

Para repor esses elementos limito-me a fazer TPA's semanais.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo, excesso de estrôncio mata alguns invertebrados, começando pelos eremitas.

 

João, tens ideia de algum valor de concentração para o qual isto acontece?

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta è uma questão interessante. Quando começamos a responder desta forma a uma questão - dizendo que ela é interessante - significa na maioria dos casos que não sabemos quase nada do assunto. è uma resposta tipicamente política.

Na verdade, sabemos muito pouco sobre as necessidades, dos seres vivos que mantemos nos nossos aquarios, em oligoelementos. Não sabemos quais e em que quantidade relamente precisam e ainda pior não podemos determinar a sua concentração na água do nosso aquario de uma forma prática, fiável e economica através de testes .

Os unicos oligoelementos que poderemos considerar em suplementar de uma forma racional é o ferro e a sílica ( sim a silica ,eu sei que isto pode parecer uma heresia mas é verdade ). O ferro é importante para as algas ( macro e micro ) , portanto quem mantém macroalgas em refugios pode achar util e necessário usar Fe. Mas cuidado ,só quando as microalgas estão controladas ( controlo de nitratos e fosfatos ) ,senão teremos um "boom" de filamentosas e outras. Também parecem existir evidençias praticas que as Gonioporas necessitam de ferro ( para além ou se calhar através de de uma alimentação com pequenas particulas de plancton - ovos de ostra e ciclopeeze)

As esponjas e as diatomaceas adoram silíca. Quem mantiver esponjas e usar água de osmose poderá ter que suplementar em silíca. As diatomaceas, aquelas algas castanhas tão odiadas ,entram na cadeia alimentar no nosso reef e são uteis , claro, desde que ,como tudo não fiquem descontroladas com niveis excessivos de silicatos ( água da companhia em certos locais )

Quanto ao iodo concordo perfeitamente com o que o joão Cotter disse. è dificil de quantificar e como existem várias formas a sua concentração é muito flutuante. Embora seja o aditivo mais frequentemente utilizado ,por alguem ter dito e passado a ser universalmente aceite, por eu proprio, que as xénias e os crustaceos precisariam desesperadamente dele ( gostava de saber se isto tem algum fundamento cientifico ou é apenas anedotico resultante de alguma observação de uma mera coincidençia ), a verdade é que não sabemos exactamente o que estamos a fazer quando adicionamos iodo ao nosso aquario , e se calhar melhor fariamos em estar quietos.

O estroncio é outro das bandeiras tantas vezes acenadas ao vento. mas eu não conheço nenhum estudo cientifico sobre a sua real vantagem no crescimento das acroporas.

Agora o grande problema é quando usamos cocktails milagrosos. Aí podermos defenitivamente causar toxicidade por excesso de arsenio, cobre, niquel, zinco, cadmio, vanadium etc. Se calhar poderá até ser por isso que às vezes não conseguimos manter certas espécies nos nossos aquarios.Desaparecem misteriosamente porque se calhar morrem intoxicadas. Se calhar é por isso que ocorrem certos "crashs" ou "old tank sindroma ". Acumulação ,nomeadamente de metais pesados.

 

Eu acho que qualquer aquariofilista tem que se preocupar é com o calcio, a alcalinidade, a salinidade , a temperatura e o controlo dos fosfatos , nitratos, já para não falar na amonia e nitritos por serem demasiado obvios. Se fizermos isto bem, e já não é tarefa fácil, teremos concerteza um bom aquario de recife. As suplementações em oligoelementos devem ser reservadas para aquarios especiais ,com determinadas espécies mais exigentes ( e não estou a falar ede acroporas ) e por quem em virtude da sua experiençia, conhecimento e possibilidade de realizar testes mais especificos possa de alguma forma controlar minimamente esta suplementação.

Uma alimentação variada é especialmente se for rica em plancton é capaz de fornecer a maioria dos oligoelementos em quantidades mais do que suficientes )

 

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu adiciono estrôncio e Iodo numa base semanal sem qualquer cuidado! Simplesmente despejo para a sump um bocado de cada! Tenho cerca de 40 hermitas no sistema e não me morreu nenhum...!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a minha confissão:

Ainda hoje coloquei iodo no meu aquário ( solução de lugol ), mas sinto que na realidade, e uma daquelas coisas em que tenho a noção de que não sei o que estou a fazer. Embora o faça apenas uma vez por mês ( lá está a historia das Xénias ,camarões e aumento da OPR ) , se calhar o melhor era estar quieto.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, tens ideia de algum valor de concentração para o qual isto acontece?

O Randy Holmes-Farley descreve a toxicidade do estrôncio num artigo muito bom que escreveu. Segundo algumas experiências, a 38ppm já existem alguns caranguejos que não aguentam.

Rui, isto de facto está "interessante" :P mas penso que foste um pouco mais além do que um discurso meramente político. :?:

as xénias e os crustaceos precisariam desesperadamente dele ( gostava de saber se isto tem algum fundamento cientifico ou é apenas anedotico resultante de alguma observação de uma mera coincidençia )

Para já, é de facto puramente anedótico principalmente no que respeita aos crustáceos. No que respeita às xénias penso que ainda não está provado mas existem indícios em como apreciam iodo na água (o que não significa que a adição descontrolada de iodo seja a solução). Quanto aos crustáceos o que se sabe é que necessitam de iodo via oral, ou seja, através da alimentação e não existem indícios no que respeita à absorção de iodo da água.

O estroncio é outro das bandeiras tantas vezes acenadas ao vento. mas eu não conheço nenhum estudo cientifico sobre a sua real vantagem no crescimento das acroporas.

Pois, o estrôncio é incorporado pelos corais quando existem deficiências ao nível do cálcio. Funciona como uma espécie de substituto, já que tem uma estrutura molecular semelhante.

Há uns tempos atrás o Alexandre incitou-me a utilizar estrôncio no aquário por causa da coralina. Comecei a usar metade da dose aconselhada pelo fabricante e o que é certo é que a coralina aumentou significativamente ao fim de alguns dias. Ao que parece a ciência não corrobora esta minha observação e de outros aquariofilistas :)

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho cerca de 40 hermitas no sistema e não me morreu nenhum...!

Oi Diogo,

Acredito que para atingir os 38 ppm é necessário adicionar estrôncio numa base permanente e não fazer TPA's, o que não me parece que seja o nosso caso.

 

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.reefs.org/cgi-bin/ultimatebb.cg...=26&t=000038&p=

Aqui está uma discussão em que participa o "mestre" Randy a proposito do iodo e das xenias.

 

Pois, o estrôncio é incorporado pelos corais quando existem deficiências ao nível do cálcio. Funciona como uma espécie de substituto, já que tem uma estrutura molecular semelhante.  

Há uns tempos atrás o Alexandre incitou-me a utilizar estrôncio no aquário por causa da coralina. Comecei a usar metade da dose aconselhada pelo fabricante e o que é certo é que a coralina aumentou significativamente ao fim de alguns dias. Ao que parece a ciência não corrobora esta minha observação e de outros aquariofilistas

 

Pois é João mas isto parece a historia de "quem não tem cão caça com gato " ou seja quem não tem cálcio caça com estroncio :P

Se tivesses um bom nivel de calcio e alcalinidade se calhar a coralina cresceria na mesma . Aliás pode ter sido uma coincidençia. Nem sequer sabias se o estrocio estava abaixo dos 15 ppm recomendados. Mas também se mal não fizer.....,é como as vitaminas .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Eu adiciono estrôncio (não faço puto ideia da concentração) e a verdade é que a coralina se desenvolve que nem louca! Sempre adicionei estrôncio e iodo aos meus aquas e nunca tive problemas - a coralina a maior parte sabe como é!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adiciono oligoelementos talvez por não saber o seu efeito negativo ou por até à data não considerar necessário. Faço mudanças de água frequentes com água natural.

 

Verifiquei na prática que as mudanças de água semanais no meu aquário de 200l, que possui muitos corais para uma quantidade de água menor do que o de 720l, contribuiram para um aumento da taxa de crescimento notável num curto espaço de tempo. Já me interroguei se este facto estará de alguma forma relacionado com a disponibilidade e renovação constante de oligoelementos essenciais para os corais?! Tenho também conhecimento de outros aquários (ex. Marco Madeira) onde são feitas regularmente mudanças de água (usando água natural) e os corais crescem que nem loucos.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto no meu outro aquário onde não fazia TPA´s praticamente os corais cresciam muito pouco! Neste que tenho feito TPA´s de mais de 10% semanais os crescimentos são como poderão saber bastante interessantes...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais