preciso de ajuda...doença de bettas...


rui soares

Recommended Posts

Olá.

Comprei há algum tempo uma betta fêmea para juntar ao macho e a outras 3 que tinha no aquário comunitário. Pus um pouco de jbl ektol fluid no aquário, como faço de vez enquando, quer para prevenir doenças que possam aparecer com mudanças de água (além do biotopol), quer para prevenir doenças de peixes recém chegados. Neste caso, pus para prevenir doenças que ela pudesse trazer com ela, como faço com os peixes que compro. Segui sempre todas as indicações que vêm com os produtos para a água do aquário

Ela adaptou-se facilmente, mas passado pouco tempo morreu com as barbatanas a desfazerem-se…

Depois as outras começaram a sentir-se do mesmo e eu resolvi agir e comprei e administrei, seguindo todas as recomendações, o jbl furanol.

Mas não valeu de nada. O macho acabou por morrer devido ao mesmo, logo no dia a seguir de ter administrado o furanol.

Seja como for, deixei o furanol fazer efeito, por prevenção e depois segui todas as indicações: passados 4 dias, retirei 50% da água do aquário, repus os materiais do filtro (que tinha retirado pois o tratamento o recomenda(já que o furanol mata as bactérias), adicionei a água, pus o biotopol e ainda o denitrol, para restabelecer os níveis correctos de bactérias no aquário…

No início desta semana,comprei um casal de bettas, em loja diferente, juntamente com outros peixes…

Agora, os bettas hoje de manha, passados 2 dias de estarem no aquário, estão a sentir-se de novo com a mesma doença. Já os isolei num aquário mais pequeno a parte, mas temo que nada resulte outra vez…

Acho isto um pouco estranho, em virtude do meu aquário ter a temperatura nos 25ºC (se bem que durante a noite, a temperatura baixa um pouco para os 24.5, 24.6), ter ph estável nos 7.0, os níveis de nitratos, amónio e nitritos serem baixos e perfeitamente adequados e ainda ter peixes muito mais sensíveis que os bettas, como gupis, que andam no aquário perfeitamente saudáveis e ainda ter peixes com 2 dias de vida…

Como poderei evitar situações destas?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

 

Rui Pedro Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta dizer o tamanho do aquário, que filtro tens, rotinas, etc.

 

Os bettas são peixes muito mal tratados. Ficam naslojas em sacos durante dias sem comer etc.

A qualidade da água em que estão vai-se detriorando levando ao aparecimento de bactérias.

Muitas vezes o peixe acaba por morrer sempre em casa do cliente.

 

Tenta comprar sempre peixes que te pareçam saudáveis e vivaços.

Faz uma quarentena recorrendo a uso de medicamentos (Sera Bactopur Direct ou algum medicamento de largo espectro ESHA 2000, por exemplo).

 

O aquário comunitário deve estar limpo e ser alvo de TPA's e limpezas de filtro frequentes.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, o aquário tem 200 lts, é comunitário, faço testes d agua e limpeza d areao com sifao de 15 em 15 dias, retiro todas as folhas mortas de plantas que encontro ,dou comida 2x dia em pouca quantidade(o filtro é de decantação, com materiais de filtraçao: cerâmica, carvao, jbl clearmec, lã sintetica e ainda a esponja).. tenho sempre muito cuidado com isso...

devo andar então com azar..até procurei ir a loja diferente para evitar esse tipo de situaçao...

e o que é mais estranho é que tenho peixes mais sensíveis lá...como gupis e 3 carniagatella stricata...

vou tentar po-los num aquario hospital,mais pequeno...

mas suspeito duma femea das 4 que tinha comprado antes,porque depois dela morrer, as outras 3 e o macho, que estava bem antes da primeira delas chegar, morreram...

mas também não houve contacto nenhum deste casal com os peixes que morreram..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já se foram...

quando escolhi este casal, eram muito vivaços...o que é certo é que ficaram assim.

seja como for vou esperar um tempo antes de adquirir mais, para jogar pelo seguro...nunca se sabe se é alguma bactéria trazida por a primeira femea que morreu antes e que ainda lá ande pela água a fazer das suas aos betas... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, há muito tempo que nao tenho betas, mas era um dos meus peixes preferidos quando me iniciei na aquariofilia. Lembro-me que tambem tive o mesmo problema que tu, de vez em quando as barbatanas começavam a esfarrapar-se mas depois costumavam regenerar-se outra vez, lembro-me de um beta azul que tive que perdeu literalmente as barbatanas mas tive sorte porque ele continuava com apetite e elas voltaram a crescer outra vez e ficaram tao bonitas quanto antes. Do pouco que sei acho que ha 3 ou 4 regras para os betas viverem bem e nao terem problemas de saude:

- O aquario deve ter muito pouca corrente, de preferencia quase nenhuma...

- Nao deve ter peixes que lhes causem stress e que lhe mordisquem as barbatanas...

- Na minha experiencia pessoal eles deram-se sempre melhor quando tinham poucos habitantes de outras especies no mesmo aquario, quando eles estavam melhor ate era quando estavam sozinhos... por isso acho que os betas nao sao grandes peixes para o aquario comunitario...

- Fiquei com a ideia que eles nao gostam muito de mudanças frequentes de agua, gostam de uma agua "velha", acho que as vezes o facto de mudar de agua pode ser o suficiente para eles começarem a ficar com as barbatanas esfarrapadas...

Quando descobri estas regras os meus betas começaram deram-se sempre bem, espero que te possam ajudar para os teus betas...

 

Boa sorte :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade, os betas são peixes que frequentemente são encontrados em arrozais tailandezes e em lagos com água que a maior parte dos peixes não aguentaria lá,mas o que é certo é que no meu caso, eles morreram em horas apenas e perderam o apetite...enquanto eles comerem é uma coisa, mas não tive essa sorte...

 

Estou a repetir o tratamento com furanol, que me foi recomendado por um amigo veterinário, mas desta vez com 1 comprimido para cada 20 lts, em vez de 1 para 30 lts, já que o meu caso parece ser um pouco grave, em virtude de já ter perdido um gupi com o mesmo problema já depois do primeiro tratamento...

Ele considera ser o tratamento mais adequado e eficaz..

O furanol mata todas as bactérias, mesmo todas, da água...depois é repor as bactérias após ter mudado 50% da água...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O betta já se foi...

 

Tenho 5 tetras serpae, 1 colisa cobalto macho, 3 Carnegiella strigata,5 pristelas,10 corydoras aeneus,sendo uma albina (a maior parte nasceu no aquário),4 neons negros, 13 cardinais (com 4 anos), 3 espadas,3 platis,5 viúvas,5 rásboras arlequins,5 rosáceos /coração de sangue(Hyphessobrycon erythrostigma)e 3 Hemmigrammus blehri...e 1 Leiocassis siamensis

 

Acho que não esqueci nenhum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais