como inserir co2?


Visitante

Recommended Posts

Olá...

 

 

O CO2 não é prejudicial aos peixes, deste que aplicado com moderação e acompanhamento intenso do PH que tende a cair nos primeiros dias, do resto é só curtir um crescimento das plantas!!!!

 

 

Um grande abraço!!

Recorde sempre que se Deus tivesse preferido um hoje perfeito,

não teria inventado o amanhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

=> Ingredientes:

Garrafa de plástico de 2 litros

 

Tubo de ar

 

 

Silicone

 

Fermento de Padeiro (Ex. Fermipan)

 

 

Açúcar

 

Bicarbonato de Sódio

 

 

Água

 

Pedra Difusora

 

 

=> Preparação

Furar a tampa de uma garrafa (garrafa esta que deve ser bem lavada antes de ser utilizada nesta receita) de 2 litros, bem no centro, de forma a que permita a passagem justa (muito justa) de um tubo de ar (daqueles que se usam nas bombas de ar).

A distribuição do tubo de ar deve ser feita de forma a colocar cerca de 6cm de tubo do lado que fica dentro da garrafa. A dimensão da outra parte do tubo varia consoante a distância entre o aquário e a garrafa. Depois de colocar o tubo é necessário vedar, através do silicone, a ligação do tubo com a tampa como se pode ver na imagem em baixo. Deixar secar bem.

 

Colocar 1,3 litros de água, sem cloro, num recipiente. Seguidamente dissolver bem 1 chávena e meia de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e finalmente uma colher de chá de fermento de padeiro na água. Colocar a solução dentro da garrafa, após o que a mesma deve ser fechada, com a tampa furada com o tubo de ar. O tubo não deve ficar em contacto com a solução dentro da garrafa, se isso se verificar deve-se então cortar o tubo de forma a que isso não aconteça.

É conveniente que a garrafa esteja a uma altura igual, ou superior ao nível da água do aquário, caso contrário deverá adquirir uma válvula de segurança de forma a evitar o efeito sifão. O outro lado do tubo deve ser colocado dentro do aquário, o mais perto do fundo possivel, de forma a que o CO2 seja mais facilmente absorvido. De forma a obter bolhas o mais pequenas possiveis recomendo a utilização de uma pedra difusora.

Ao fim de uma hora, ou pouco mais, começam a surgir as primeiras bolhas de CO2 no aquário.

O tempo de duração do CO2, com os valores para a garrafa de 2 litros, é de cerca de 4 semanas. Ao fim desse tempo (quando já não sairem mais bolhinhas através da pedra difusora) basta repetir a mistura dos ingredientes para obter mais CO2.

=> Quantidades para outras garrafas:

Garrafa de 1,5 litros: 1 litro de água, 1 chávena de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.

Garrafão de 5 litros: 3 litros de água, 2 chávenas de chá de açúcar, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 colher de chá de fermento de padeiro.

=> Observações:

Quando se pretende aplicar CO2 num aquário devem-se efectuar medições de pH e do próprio CO2 para acompanhar a evolução da situação.

Também é preciso ter em atenção que não deverão existir bolhinhas de ar no aquário (provenientes de equipamento de filtragem) pois estas irão "empurrar" o CO2 para fora do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, a espuma da minha garrafa está a chegar ao tubo, que acham que devo fazer?

Explode, não explode, explode, não explode....

É suposto ser assim ou não? A espuma não irá subir pela mangueira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou aproveitar a conversa para fazer uma pergunta essa injecçao de co2 nao pode ser so com a bomba de ar e a pedra difusora ou esse metodo é melhor ? quais as vantagens?

ja agora onde é q se orienta bicarbonato de sodio ?

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou aproveitar a conversa para fazer uma pergunta essa injecçao de co2 nao pode ser so com a bomba de ar e a pedra difusora ou esse metodo é melhor ? quais as vantagens?

ja agora onde é q se orienta bicarbonato de sodio ?

 

Bomba de ar (O2) como o nome indica. não é co2

 

já agora para o ppl que se preocupa, exitem muitos projectos na net sobre isto, um que eu vi, tinha a mangueira que vinha do reactor (garrafa com a mistela) ligada a uma outra garrafa VAZIA e esta por sua vez a que tinha ligação ao aquário. Eu tenho outro metodo, a maguerinha não entra na garrafa da mistela, eu costumo colar uma seringa de 10ml na tampa, e prendo a mangueira no final da seringa, assim evito a condensação no tubo.

 

Niga o bicarbonato de sódio encontras nos hipermercados, na secção dos fermentos.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora agua sem cloro é o q ?agua do luso ,agua destilada

 

esta tecnica nao ira acelerar o crescimento de algas? é q eu tou com esse problema nao sera melhor eu esperar ate ter o problema resolvido e so depois utilizar o co2 ?

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bomba de ar (O2) como o nome indica. não é co2
Bomba de ar é tal como o nome indica ar ou seja O2, CO2 e outros.

Essse assunto foi discutido no topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=co2#13368

 

ja agora agua sem cloro é o q ?agua do luso ,agua destilada

O cloro é usado na agua da rede como desinfectante, julgo que as aguas engarrafadas não têm cloro, nem a agua destilada.

 

esta tecnica nao ira acelerar o crescimento de algas? é q eu tou com esse problema nao sera melhor eu esperar ate ter o problema resolvido e so depois utilizar o co2 ?

O ideal para as plantas é haver um equilibrio entre iluminação, CO2 e varios nutrientes. Por isso julgo que o CO2 vai ajudar as plantas.

Quanto às algas mede os fosfatos e faz trocas de agua diarias até desaparecerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

como prender a pedra difusora do tubo?

A pedra difusora não fica presa, é metida dentro do aquario.

Quanto mais fundo melhor, mais CO2 é dissolvido.

Uma maneira de controlar a quantidade de CO2 dissolvido é subir (menos CO2) ou descer (mais CO2) a pedra difusora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja fiz essa invençao do co2 caseiro ja tou a espera á 1 hora e meia e nada..........ja agora como é q voces fazer a mediçao do fermento auilo parece manteiga,voces diluem ou é mais ou menos a olho ?

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, a espuma da minha garrafa está a chegar ao tubo, que acham que devo fazer?

Explode, não explode, explode, não explode....

É suposto ser assim ou não? A espuma não irá subir pela mangueira?

Epa, se está a sair então parece-me óbvio que não explode. Deves ter feito demasiada mistura para o volume do recipiente, e como ela incha podes ter probs, uma solução simples é tirares o tubo do aquário e virares a cena toda ao contrário deixando sair parte da mistura e voltar a por direito.

 

agora como é q voces fazer a mediçao do fermento auilo parece manteiga

Mmm arranjaste o fermento certo? é suposto ser um pó, ou um granulado, não deve concerteza ser algo húmido como uma pasta.

BTW: usaste fermento de padeiro certo? é muito mais forte que o de bolos, Fermipan funciona mto bem.

O bicarbonato de sódio (baking soda) é usado para não deixar baixar mto o pH da levedura e não matar a cultura.

Água sem cloro é... toda a que não é tratada para consumo público (rede pública), ou mesmo essa depois de deixada a arejar por 2-3 dias (o cloro evapora) ou depois de administrado um anti-cloro (o cloro precipita-se em partículas não dissolviveis). O cloro é um potente desinfectante, atacando indiferênciadamente a maioria dos organismos, aliás, é exactamente por isso que ele é introduzido na água da rede pública, para a esterlizar para o consumo huano.

 

ATENÇÃO a mistura do fermento aquece e a certo pondo ENCOLHE, se não se tiver o recipiente acima do nível da água pode acidentalmente sifonar-se a água do aquário para a garrafa, provocando uma grande chafurdice.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja mudei d fermento e ja consegui obter alguns resultados.....

mas digam-me é mesmo assim sair so 2 ou 3 fiozinhos de bolhas muito finas,so quando agito um bocado o garrafao é q parece q liguei a bomba de ar ?! :twisted:

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja mudei d fermento e ja consegui obter alguns resultados.....

mas digam-me é mesmo assim sair so 2 ou 3 fiozinhos de bolhas muito finas,so quando agito um bocado o garrafao é q parece q liguei a bomba de ar ?!     :twisted:

Sim, é isso mesmo. NÃO AGITES o GARRAFÃO!!! O excesso de CO2 no aquário pode ser altamente prejudicial para os teus peixes. Mesmo assim, estás a colocar mais CO2 do que o que devias, pois muito pouco irá ser consumido, mas para isso já era necessário colocar uma válvula reguladora... Eu nunca me dei ao trabalho de fazer esse sistema, mas se calhar até pode compensar...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

600L? livra dás-lhe bem :cry:

Atenção às válvulas, uma má calibragem e BUM! é alcool por toda a parte.

Quanto a estares a meter CO2 a mais ou a menos, podes sabê-lo medindo o pH e o KH, com esses dois valores consegues saber a quantidade de CO2 dissolvido através de uma tabela. Tens muitas plantas?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A válvula é benéfica. O ideal é teres um teste de CO2, para medires os valores. Consoante o resultado, podes depois regular.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

ja agora joao, o teste de co2 é mais preciso do que é feito atraves da mediçao do ph e do kh?qual a marca que usas?

Olha, não sei. Apenas usei durante algum tempo o teste próprio do CO2. Calculo que seja eficiente, mas não te sei dizer se difere ou não da medição do ph e do kh... Sorry...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirando o motivo principal "as plantas" eu aderi ao co2 caseiro para baixar o ph, mas nao sei se é so ao prencipio q o ph baixa ou se tá sempre a baixar.o meu ph tava quase nos 8 agora ta mais ou menos a 7.5 ,mas ainda nao é o ideal para os discus ,e penso q para os outros peixes tb nao pois tem estado a morrer-me alguns :? comprei mais 6 limpa vidros so sobraram 2 nao sei pq mas foram morrendo.........

 

MrPCB ja agora com esses 2 valores como é q eu sei o nivel de co2 ?

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê lah este link

 

http://www.aquallun.com.br/nivelCO2.htm

 

Deves fazer outras medições ao aquário, nitritos, amónia.

 

O ph desce com a introdução de co2, mas tb só baixa até certo ponto, o ponto que o kh deixa, chama-se a isso o poder tampão.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais