Novo Aquario de 250 lts opiniões


Recommended Posts

Antes de mais parabens por este belo forum, é a minha primeira mensagem e gostava que me dessem algumas opiniões acerca do que fazer ao meu aquário de 250 lts.

Sempre gostei mt de aquariofilia, esempre tive aquarios, mas depois de algum tempo parado devido a impossibilidade de tempo, decidi meter a funcionar o meu aquario.

 

Estou a pensar em colocar um aquario tipicamente sul americano, onde a nivel de peixes estou a pensar colocar:

 

6 dscus

6 escalares

12 neons

2 corydonas

 

as minhas questões são as seguintes:

 

-Será que irei ter um aquário equilibrado com estas especies?

- Em termos de plantas(e visto que queria ter um aquario plantado e similar ao ambiente sum americano) por quais deverei optar?

- Quais são as condições ideias de agua (ph, temperatura, nitratos, etc) para um aquario deste género

 

Desde já agradeço as vossas opiniões.

 

Neste momento tenho apenas o aquário com agua e com os filtros a funcionarem, para quando introduzir os peixes já seja nas melhores condiçoes possiveis.

 

Obrigado :roll:

Cumprimentos

 

Rui Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

bem vindo... nick engraçado

 

escalares e discos, há quem tenha e sem problemas. Eu não recomendo uma vez que os escalares são muito vorazes e os discos são uns piegas a comer. Os meus estão sozinhos.

 

Há quem diga que ambos estão sujeitos a parasitas que se transmitem... enquanto que nos escalares não faz mal, nos discos é uma chatice (ficam magros, negros num canto a "amuar")

 

Companheiros para os discos, fazes bem em optar por corys e neons (embora eu prefira os cardinais).

 

O segredo de manter discos é nas mudas de água, como disse um grande "mestre", o João Machado (vénia), quanto mais melhor.

 

qualquer coisa, dispoe

 

boa sorte

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kinder ...

 

Vais fazer o que eu ando a tentar fazer ... um biótopo amazónico ... por isso posso falar um bocado da minha experiência ...

 

Em relação á fauna eu optava entre discus ou escalares, não arriscaria introduzir as duas espécies no mesmo aqua, visto em 75% de aquas em que estão juntos existem problemas, apesar de viverem ambos nos rios amazónicos são peixes que vivem separados .... não coabitam nas mesmas águas. Quanto ao cardume que vais introduzir para acompanhar qualquer das espécies acho que podes optar entre os neóns ou cardinais, dou e dei preferência a cardinais ... só acho que 12 são poucos ( eu tenho 30 num aqua de 180L, e não penses que são muitos!! ) Quanto á cory's também as tenho ... duas tigre e duas albinas, neste campo nada a dizer a não ser que podias acrescentar mais 3 ou 4 ... :?

 

Em termos de plantas(e visto que queria ter um aquario plantado e similar ao ambiente sum americano) por quais deverei optar?

 

Quanto á flora ... podes introduzir echinodorus ( familia muito vasta, escolhe as que mais gostares ), Anúbias, fetos de java, musgo de java, vallisnérias ... etc ...

 

-

Quais são as condições ideias de agua (ph, temperatura, nitratos, etc) para um aquario deste género

 

pH - 6.0 a 6.8

NO3 ( Nitratos ) - 5 mg/L

KH (Dureza Carbonatada) - 3º e 10º (alemães)

GH (Dureza Geral) - Ideal - 0 a 4º Bom - 5º a 8º

Fosfatos - 0.5 mg/L

Nitritos - 0

Amónia - 0

Temperatura - entre 28º e 32º

 

Testa a água da companhia da tua zona, se for boa para o que queres melhor se for muito alcalina para o que queres tens de colocar turfa no filtro para baixar o pH, CO2 também ajuda a descer o pH, troncos ... em ultimo caso ... osmose inversa :shock:

 

Usa troncos(muitos) escuros e não precisas de muita luz, cria zonas sombrias ... é assim que os discus gostam de viver, e se tiveres de recorrer á turfa (como eu ) não te importes com a água um pouco mais escura, porque dá um ar mais amazónico ...

 

Outra coisa muito importante, frequentes TPA's, podes fazer de 20% semanal ... chega muito bem ... :lol:

 

Espero ter ajudado ....

 

Fica Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao Fórum.

 

Pelo que sei, juntar Discus e Escalares no mesmo habitat pode ser fatal para os Discus, pois parece, segundo li em algum local que agora não me lembro, o Escalar é portador de uma bactéria que é fatal para os Discus.

 

Parece que o único membro da família Pteroptus Scalare que se pode juntar aos Discus é o Altum que é um Escalar que cohabita com os Discus no mesmo habitat.

 

Parece-me também que os Escalares não gostam muito dos Neons ou Cardinais, ou por outro lado, gostam bastante, ao dar-lhes, quando adultos, umas valentes dentadinhas a ponto de os Neons ou Cardinais ficarem feitos em 2, tendo a 1ª metade ficado na boca do Escalar.

 

Mas aguarda por mais comentários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas opiniões, de certezaq que vão ser muito uteis.

 

Quando falei no juntar os discus com os escalares, foi devido a já ter tipo os dois juntos e nunca ter tido qualquer problema. Mas depois de pensar um pouco mais e ver as vossas opiniões, decidi retirar os escalares e subtituir por uns Ramirezis :shock: .

 

Sempre fico com uns peixinhos mais coloridos e que ocupam mais a parte inferior do aquario.

 

A questão agora é a quantidade:D

 

Dois casais axam que é indicado?

 

vou tambem optar pelos cardinais, e certamente mais de 12, porque realmente é um numero mt pequeno para o meu aquario, bonito bonito é ver uma mancha deles a passear de um lado para o outro.

 

Não sei se este é o local mais indicado para falar nisto, mas existe alguem que tenha criação de discus e que os venda aqui perto da zona de sintra?

 

A minha ideia e comprar um pequeno cardume de discus mais pequenos para ter o prazer de os ver a crescer, e ás vezes a qualidade nas lojas deixa muito a desejar.

 

Digam qualquer coisa:D

Cumprimentos

 

Rui Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , tens aqui no fórum vários criadores de discus, e com excelentes resultados (peixes com qualidade) e são sempre mais baratos que nas lojas ... posso te indicar dois nomes e depois pesquisas tu ... por experiência própria posso te dizer que o João Machado e o Ivos têm discus com muita qualidade, agora é contigo ... :)

 

Fica Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tanto levaste comigo a falar de aquários que acabaste por reactivar o teu! :twisted: :twisted: :twisted: Assim é que é!!! :wink:

 

Com ciclideos não são a minha especialidade, não me meto no assunto.

 

No caso das plantas tens duas opções:

- Criar um biótopo amazónico.

Neste caso e tal como já foi referido, tens umas quantas echinodorus, talvez bacopas mas de certeza que há mais, é uma questão de pedires ajuda na secção de plantas.

 

- Ter uma fauna amazónica e uma flora mista de pouca luz(condições semelhantes aos rios da Amazónia).

Neste caso a escolha de plantas aumenta consideravelmente, são muitas as plantas que sobrevivem com uma luz fraca/média, e permite manter um ambiente agradável para os Discus e para a vista. :wink:

 

Estas configurações à partida são as ideais, primeiro porque tens pouca luz(para plantas) e em segundo lugar porque te permite recriar as "sombrias" águas amazónicas onde habitam os Discus.

 

Força para esse projecto e espero que aproveites ao máximo o espírito de entreajuda que se vive neste Fórum.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais