Recommended Posts

Alguém me consegue dizer o mais simples possivel o que é este teste e a sua finalidade e o que quer dizer KH

 

E se há formas de alterar sem passar em alteraçoes com o Ph

Cumps

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!!

KH(carbonate Hardness), é dureza carbonatada também chamada por alcalinidade da água, é uma medida para a capacidade da água de neutralizar um ácido, conhecida como capacidade de defesa.

A dureza carbonatada estabiliza o ph da a´gua, e também uma fonte importante de energia para as bactérias nitrificantes, que eliminam o amoniaco e os nitritos, além, os carbonatos são utilizados pelas plantas na fotossintesse, quando o dióxido de carbono(Co2) não está presente.

Resumindo é mais ao menos isto.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

e também uma fonte importante de energia para as bactérias nitrificantes

Hum...?? :)

Podes explicar isso melhor se fazes favor?

 

Desde já obrigado.

 

GH 100 mhg/l  

e o que me está a fazer confuzão é oKH estar a 0 ZERO.  

É normal?

Não... muito pelo contrário. Ainda para mais com um GH desses. Já experimentaste medir o KH da tua água da torneira, por exemplo? Ou de um aquário que tenha o pH alto? Geralmente, quanto maior o pH, maior o KH...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GH 100 mhg/l

e o que me está a fazer confuzão é oKH estar a 0 ZERO.

É normal?

Não... muito pelo contrário. Ainda para mais com um GH desses. Já experimentaste medir o KH da tua água da torneira' date=' por exemplo? Ou de um aquário que tenha o pH alto? Geralmente, quanto maior o pH, maior o KH...

 

[/quote']

 

Então se tiver 6,8 de ph e o kh estiver a zero isso significa que pode haver alterações rápidas em relação ao ph.Certo?

O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Sim se o Kh=0 o pH fica muito instavel.

Eu diria que o teste não deve estar bom pois para teres o Kh=0 se não usas agua de osmose só se tiveres muita Turfa/madeira, etc. dentro do aqua e NÃO FIZERES AS IMPORTANTISSIMAS TROCAS PARCIAIS DE AGUA.

Á distancia eu diria que para Gh=5, Ph=6,8 os Kh andaram em 2+ - .

Caso contrario faz umas TPA's e depois testa.

Cumprimentos.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao Machado ]Bom dia.

 

O que me acoselhas das trocas de agua o meu levou 53 litros que contei

2 litros por dia?

15 por aemana ?

 

Percebes ?

 

Agora outra pergunta é ou não é ter o Kh alto se o assim se pode dizer já que não estou perceber os testes.

 

Os testes que estou a usar são os Nutrafin Test com 15 dias de vir da fábrica pois encomendei numa loja.

 

Agora o KH etá a 40 mpg/l portanto já começo a ter um valor mas não sei que valor é este se é mau se é bom entendem?

Cump e obrigado

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Para poder emitir uma opinião sobre as mudas de agua preciso de saber quantos Lt leva o aqua.

Kh=40mg/lt -> 40 : 17,9 = 2,25 º Alemães

 

A pergunta bom ou mau depende.

Se o aqua é de ciclideos africanos é mau pois é muito baixo.

Se o aqua é de "amazonicos" é bom mas ainda um pouco instavel.

Se o aqua e "generalista" sobe-o com bicarbonato de sodio (a pouco e pouco) e chega a 4º - + - 70/75 Mg/lt.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aqua tem 53 litros de agua e cerca de 15 Kg de areia 2 a 3mm.

Tenho meia duzia de Plantas e alguns peixinhos pequenos.

Gostava de o estabilizar em ph 7 por a maioria dos peixes que tenho e e gosto são entre 6,8 e 7,2

 

Só que já ouvi dizer que quanto maior for o kh (deve ser em graus alemães) como por exemplo

se tiver 4 graus para cima quer dizer que o meu aqua está mais estavel quanto maior forem os graus....

è isto tudo que quero entender

Cump e obrigado

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente.

Caso tenhas os Kh em 10º então o ph "nem mexe". Só que isto só agrada a alguns peixes.

No teu caso com 4 o pH estará + - estavel e perto de 7.

O Kh "dá" á agua aquilo que vulgarmente se chama poder tampão.

Quanto maior o Kh maior o poder tampão que é a capacidade que a àgua tem nem neutralizar acidos.

Assim na presença de Kh as substancias "acidas" são por eles (Kh) anulados.

No entanto o poder tampão tem limite, caso se esgote o ph cai.

Não o deixas esgotar ao introduzir agua nova.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Concordo plenamente com o João Machado.

 

Queria só dizer uma coisa, lá por o KH ser muito baixo, ou nulo (coisa que nunca é possível, quanto muito, não se consegue medir), não quer dizer que o pH oscila facilmente e a nossa água não tem poder tampão nenhum. Senão, coitadinhos dos aquários de pH ácido... :roll:

João Machado, olha que o poder tampão não é exclusivamente, manter o pH estável com a adição de um ácido. O mesmo funciona para uma base.

 

O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5.

Não sei se já tomaste alguma medida quanto a isso, mas queria-te perguntar uma coisa. O teu pH é estável? Está sempre no valor 6.8? Se sim, para que é que o queres mudar? Deixa-o estar assim porque está óptimo. Para os peixes, desde que os habitues bem, não faz diferença nenhuma.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

.... O mesmo funciona para uma base.

 

O que me aconselhas subo o ph p 7 pois a maioria dos meus peixes gostam de 6,5 sa 7,5.

Não sei se já tomaste alguma medida quanto a isso, mas queria-te perguntar uma coisa. O teu pH é estável? Está sempre no valor 6.8? Se sim, para que é que o queres mudar? Deixa-o estar assim porque está óptimo. Para os peixes, desde que os habitues bem, não faz diferença nenhuma.

 

Luís Fortunato

 

1º Voces falam em base e o que é uma base?

2º O meu ph está desde 6,6 a 7,4 não tão repentinamente ex: 1º dia 6.8 2º dia 6.6 3º dia 7.4 4º dia 7.2 5 7.0 o qual está neste momento.

Obrigado e voces têm -me tirado mesmo muitas dúvidas.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

1º Voces falam em base e o que é uma base?

É o contrário de ácido. Um ácido liberta iões H+ para uma solução. As bases libertam iões OH- (Soda Cáustica, por exemplo NaOH).

 

2º O meu ph está desde 6,6 a 7,4 não tão repentinamente ex: 1º dia 6.8 2º dia 6.6 3º dia 7.4 4º dia 7.2 5 7.0 o qual está neste momento.

Mas esses dias é relativamente a quê? Injectas CO2? É que realmente o pH oscila facilmente. Esses testes foram todos feitos à mesma hora do dia? Mudaste alguma coisa de dia para dia?

Ou o aquário está no início do ciclo?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Mas esses dias é relativamente a quê? Injectas CO2? É que realmente o pH oscila facilmente. Esses testes foram todos feitos à mesma hora do dia? Mudaste alguma coisa de dia para dia?

Ou o aquário está no início do ciclo?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá

é verdade que o meu aquario tem 1 mes e ainda não está estavel pelo que parece, mas os testes não foram feitos à mesma hora e eu dei o exemplo do 1º teste ao 6º mas com intervalos de dois dias o que não sabia é que tinha influencia na hora dos testes. E se isso tem influencia o porquê?

Já agora desculpa a minha ignorancia sobre o assunto mas fiquei a saber o mesmo sobre a base

Cumprimentos e obrigado.

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

é verdade que o meu aquario tem 1 mes e ainda não está estavel pelo que parece, mas os testes não foram feitos à mesma hora e eu dei o exemplo do 1º teste ao 6º mas com intervalos de dois dias o que não sabia é que tinha influencia na hora dos testes. E se isso tem influencia o porquê?

Eu falei na mesma hora, porque se por ventura injectasses CO2, ou tivesses muitas plantas, de "dia" terias menos CO2 presente na água e de noite muito mais. Isto deve-se ao facto de "dia" as plantas realizarem a fotossíntese, consumindo CO2 e mais coisas, produzindo O2 (oxigénio) e açúcares.

Se medires o pH de um aquário que tenha o KH baixo, tipo ao meio-dia, pode ser ligeiramente básico (>7). No entanto, se medires o pH de noite o pH já pode ser ácido (<7). Isto deve-se ao facto do CO2, quando dissolvido e dissociado na água, baixar o pH. Pois actua como um ácido (neste caso, é o ácido carbónico).

 

esqueci-me de dizer que nunca injectei co2 mas que me aconselharam a faze-lo e dizem que existe maneira de o fazer em casa, e já agora serve para quê?

Já respondi a quase tudo em cima. O CO2 serve para fornecer Carbono às plantas. É a sua fonte primária de carbono. Num aquário que esteja muito plantado, o CO2 dissolvido na água pode não ser suficiente para fornecer Carbono a todas as plantas existentes. Daí que se injecte CO2 directamente para o aquário.

O outro uso que o CO2 poderá ter, é o de baixar o pH. O CO2 quando reage com a água, forma ácido carbónico (H2CO3). Este, sendo um ácido, dependendo do pH inicial da água onde é dissolvido o CO2, poderá ou não, libertar iões H+ ficando na forma de Bicarbonato (HCO3-) ou Carbonato (CO3(2-)).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Já agora, deixem-me acrescentar um pouco de confusão :twisted:

Devemos portanto ajustar primeiro o PH e só depois subir o KH :) ?

Esse efeito tampão impõe um valor de PH ou mantem estável o que existir no momento ?

Obrigado e desculpem lá não intrevir para ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Devemos portanto ajustar primeiro o PH e só depois subir o KH Shocked ?

Esse efeito tampão impõe um valor de PH ou mantem estável o que existir no momento ?

Não podes fazer isso. Se por ventura aumentares o KH, aumentas também o pH. Só há um caso em que isso não acontece, que é quando se injecta CO2. Neste caso, o pH pode baixar e o KH aumentar.

Agora nos casos genéricos, o KH e o pH são directamente proporcionais. Se um aumenta, o outro também.

Como já vimos em cima, o KH é igual à soma das concentrações dos iões Bicarbonato e Carbonato, que são bases. Daí que quanto maiores as suas concentrações, maior o pH da solução. Daí que aquários de águas ácidas tenham o KH baixo, e os aquários de Ciclídeos Africanos e Marinhos (pH>7.5), tenham o KH alto.

 

Se quiseres ter um efeito tampão elevado, mas com um outro pH, tens de recorrer a outro par ácido/base conjugada, por exemplo ácido fosfórico ou ácido sulfúrico.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo e obrigado por tudo tens sido fantático e preciso nas minhas dúvidas.

Agora pergunto achas que vale a pena injectar co2?

 

 

 

Só me esqueci de uma coisa como é que se produz CO2 em casa?

Ouvi falar que existe maneiras de o fazer.

 

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Agora pergunto achas que vale a pena injectar co2?

Uma questão pertinente.

 

Eu de plantas não percebo grande coisa, mas deixa-me que te diga, que o CO2 para plantas só faz sentido se tiveres todos os outros elementos de um aquário plantado, conjugados. Esses outros elementos são a luz e os nutrientes. Por isso se tiveres poucas plantas, ou de crescimento lento, não é aconselhável injectares CO2. Mas esta questão deixo-a para os users mais entendidos em plantas, que concerteza te saberão responder melhor que eu.

 

Se quiseres o CO2 para baixares o pH, digo-te já que pode ser um tarefa difícil, pois a injecção de CO2 via biológica, não é constante e não se pode parar. Por isso a história dos diferentes pH's durante o dia e à noite. Se tiveres CO2 na água e não o controlares bem, durante a noite podes ter um acréscimo de CO2 na água e para além da mudança de pH, os peixes podem também ressentir-se devido à elevada concentração de CO2.

 

Quanto à produção de CO2 caseiro, tens aqui um link muito bom sobre isso:

 

[DIY] - Como fazer um simples/barato reactor caseiro de CO2

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez Luís Fortunato.

Então àa noite com as luzes apagadas o ph normalmente sob?

E se sim quanto é que é normal para quem tem durante o dia um oh 6,8?

 

 

Cumprimentos

Anti-Canon lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Então àa noite com as luzes apagadas o ph normalmente sob?

E se sim quanto é que é normal para quem tem durante o dia um oh 6,8?

Estás a fazer confusão. Quanto mais CO2 estiver presente na água, mais ácido carbónico se forma, logo menor será o pH. Logo, normalmente, o pH de um aquário que tenha muitas plantas e/ou injecção de CO2 e/ou muitos peixes, geralmente tem o pH mais baixo durante a fase escura, pois as plantas/algas não estão a fazer fotossíntese, consumindo CO2.

 

Quanto à segunda pergunta. Isso não pode ser respondido assim "sem mais nem menos". Há muito factores e parâmetros químicos a ter em conta. Por isso, de noite tanto podes ter o pH a 6.8 como a 6.3... :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

só a parte do 6,8 a 6,3 é que não percebi

Se o pH só pode descer quando é de "noite", e o valor inicial é 6.8, e com CO2 só se pode baixar o pH de uma água até 6.3, quer dizer que de noite, o teu pH andará entre estes dois valores 6.8-6.3.

 

Mas existe uma média de luz no aqua e utilizo 11h está certo?

Mais uma vez, essa é uma pergunta à qual não te poderei responder da melhor maneira. Dependendo das plantas e da qualidade da tua luz, 11 horas poderão ser muito ou pouco. Para teres um exemplo, eu tenho dois aquários, um tem luz durante 10 horas apenas, enquanto que o outro tem 11 horas. Mesmo tendo uma razão potência de lâmpadas/volume de água superior, no aquário que tem 11 horas de luz, as plantas não crescem tão bem quanto no outro.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.