Recommended Posts

Publicado

Depois deste post:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...as+avermelhadas

só posso concluir que realmente no meu aquário existem bactérias a mais... :evil:

Agora preciso de ajuda para me livrar delas.

O aquario é daqueles kits do jumbo de 54 Litros, e com os seguintes "seres":

2 Plattys, 2 corydoras , 1 synodontis (+- 6 cm), 1 pleco (+-7 cm), 5 neons, vários caracois (desculpem nao me lembro da especie mas sao daqueles pequenos que têm no maximo 3 ou 4 milimetros.

o areao é grosso, com 3 cm de altura.

tenho 2 ou 3 plantas, um tronco e algum musgo de java (retirei recentemente algumas plantas e musgo para aumentar a circulação).

o filtro é daqueles internos com perfeita capacidade para estes aquarios.

o fundo tem tendencia a acumular muita porcaria dos peixes... acho que deve ser dos caracois + synodontis e pleco, que cresceram bastante este verão.

estou a pensar inclusivé em fazer um "reset" ao fundo do aquário para ver se a coisa melhora.

Agradeço a vossa ajuda.

Publicado:

Viva,

Como disse no outro tópico:

Tens de trocar água semanalmente. O ideal era fazeres 20-30%. Se necessário deves aspirar o fundo. A movimentação da água pode não ser suficiente e teres zonas mortas (sem movimento de água). Os detritos vão-se acumular nessas zonas originando depois o aparecimento de bactérias. Os plecos costumam sujar bastante...  

O filtro também não pode estar muito sujo. Pode sernecessário limpar mais vezes o filtro.

Não dês muita comida aos peixes. Se o filtro for muito fraco o melhor é comprar um mais forte.

Tens muitos peixes.

Tens de despachar o pleco (e talvez o synodontis). Além de sujar muito vai ficar muito grande para esse aquário.

Não precisas de mexer no fundo. Tens é de aspirar o mesmo com alguma regularidade.

Se não melhorares a higiene do aquário vais ter sempre problemas co bactérias. :shock:

Cumprimentos,

Nuno