Jovem Reef


Carla

Recommended Posts

Olá

 

Lembram-se do meu Nano reef, o "Piccolo" de 56lt. ???

Pois é, já passaram 7 meses desde o seu nascimento/montagem e como tal já entrou na adolescência. É agora um jovem reef de 120lt.

 

Data de montagem: 27/08/2005

Medidas: 100X30X40

Aquario: 120lt (brutos)

Iluminação:Calha Power compact 2 x 36W + 2X18W (actinias)

Movimentação/bombas:2 maxijet 1200lt/h.

Escumador: Tunze 3110 (mas quero mudar para um Prizm (Hang-on)

Substracto Tipo/Quantidade: Areia viva (proveniente do nano) e Aragonite, num total de aproximadamente 25kg

Rocha viva (Kg): 12kg (toda proveniente do nano), talvez tenha um pouco mais, porque cada coral que adquiro traz sempre mais um bocadinho de rocha

Aquecimento/Refrigeração: 1 termostato jager 150W + 2 Ventoinhas

Não tem sump

 

Peixes: 1 Six line Wrasse, 1 Ocellaris e 1 Zebrassoma Flavescens (por ordem de entrada)

 

Corais:Parazoanthus Gracillis, Actinodiscus de várias cores, vários pés de Xénia branca e castanha, 1 Sarcophyton elegans, 1 Sarcophyton umbrella, 1 Nephtea, 1 Clavularia, 1 Lobophytum, 1 Sinularia dura

A minha mais recente aquisição foi 1 Sarcophyton long polyp (muda do Ricardo Rodrigues), mas da qual ainda não tenho foto.

 

Invertebrados:Lysmata Wundermanni, Lysmata Debelius, lysmata amboinensis, 1 estrela vermelha, Eremitas de patas brancas, verdes, azuis e vermelhas, 2 Turbo snails, 3 Cerites

 

Outros:Sabellas e um Sarcophyton bébe (muda oferecida).

 

Macroalgas:Caulerpa prolifera

 

Manutenção: Trocas de 15lt semanalmente com água natural, reposição com Osmose Inversa (Aquamedic Easy line) diariamente.

Três vezes por semana, aproximadamente, adiciono Kalk (sistema gota a gota).

 

 

Recordando o Nano reef "Piccolo"

Pic_4601_18.jpg

 

O inicio da montagem do Jovem Reef

Pic_6480_2.jpg

 

Visão geral

Pic_6480_4.jpg

 

Lado esquerdo

Pic_6480_3.jpg

 

Lado direito

Pic_6480_5.jpg

 

Centro

Pic_6480_6.jpg

 

A minha estrela do mar vermelha

Pic_6480_7.jpg

 

O meu Zebrassoma Flavescens

Pic_6480_8.jpg

 

Mais uma Geral

Pic_6480_1.jpg

 

Assim que tiver mais fotos e/ou actualizações, vou colocando aqui.

 

Aguardo comentários e opiniões

 

Cumps

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

 

Tal como o outro está com muito gosto e apenas gostava de sugerir que colocasses mais rocha viva. De resto os meus parabéns... não tarda terás um reef muito maior!!!

 

Bjs,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla ! Está muito boa essa montagem, mas concordo com o Diogo e acho que isso devia ser mais preenchido com rocha viva.

 

De resto é de saudar uma presença feminina na aquariofilia "salgada" pois é algo muito pouco visto... pelo menos aqui.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Carla,

 

Como é que está o novo habitante? O aquário está óptimo, muuuuuuuuito limpinho e os corais todos com aspecto viçoso! Também tenho bombas iguais às tuas mas prefiro usar aquela peça para ficarem penduradas directamente no vidro.

 

Agora alguns conselhos: mais rocha viva, mais iluminação (hqi 150W) e um osmolator da Tunze com Calcium dispenser para reposição automática de água. Depois é só encheres o aquário de corais duros (SPS e LPS) e também uma ou duas tridacnas.

 

Beijinhos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigada a todos pelos comentários e opiniões.

Eu tambem acho que tem pouca RV.

 

A ideia era aumentar para mais 6kg, acham suficiente?

 

Quanto ao escumador, gostava de saber a vossa opinião, o Tunze é um bom escumador para este reef (120lt.), ou o Prizm que eu ando à procura seria muito melhor?

 

Ricardo

Quanto ao Sarcophyton, teve 2 dias sem abrir, mas penso que aos poucos se vai habituando à nova casa.

Quanto ao osmolator e Hqi, talvez a longo prazo possa pensar no assunto.

 

Obrigada

Cumps

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Carla!

 

O teu aqua está excelente! Quando vejo as tuas fotos é como se visse o meu, visto ser igual, mas mais bonito!!! É verdade, o meu aqua é exactamente igual ao teu! Estive para melhorar um pouco mais, mas ando a ver se junto algum dinheiro para um aqua novo! Ando a pensar num de 300 lts com sump, visto que para começar nos salgados optei por uma coisa mais simples, mas de certa parte pior, pois uma sump é uma das coisas mais importantes!

Também acho que um pouco mais de rocha era muito bom, nunca é demais! Quanto ao escomador, eu gosto muito da marca Tunze, por isso acho que estás bem servida, e não sei até que ponto seria melhor o Prizm! Eu posso indicar uma loja que há pouco tempo vi que tinham à venda, se for o que eu estou a pensar! Existe uma loja ao pé do mercado de Benfica, a uns 30 metros, que tem lá! O nome não me recordo muito bem, mas acho que até era barato!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Carla!

 

O teu aqua está excelente! Quando vejo as tuas fotos é como se visse o meu, visto ser igual, mas mais bonito!!! É verdade, o meu aqua é exactamente igual ao teu! Estive para melhorar um pouco mais, mas ando a ver se junto algum dinheiro para um aqua novo! Ando a pensar num de 300 lts com sump, visto que para começar nos salgados optei por uma coisa mais simples, mas de certa parte pior, pois uma sump é uma das coisas mais importantes!

Também acho que um pouco mais de rocha era muito bom, nunca é demais! Quanto ao escomador, eu gosto muito da marca Tunze, por isso acho que estás bem servida, e não sei até que ponto seria melhor o Prizm! Eu posso indicar uma loja que há pouco tempo vi que tinham à venda, se for o que eu estou a pensar! Existe uma loja ao pé do mercado de Benfica, a uns 30 metros, que tem lá! O nome não me recordo muito bem, mas acho que até era barato!

 

Cumps,

Pedro.

 

Desculpem meter-me no post já que eu de salgados não pesco nada. :)

 

Essa loja de que falas não será a FishPlanet?

 

Já agora aproveito para deixar os meus parabéns à Carla pelo seu magnífico aquário. :roll:

 

Cumprimentos a todos! :roll:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá António

 

Quando iniciei o meu nano reef de 56lt. só em material (bombas, escumador, densímetro, testes), rocha viva e areia, talvez tenha gasto entre 400 e 500 euros.

Mas não foi tudo de uma vez, fui comprando aos poucos.

 

Para este de 120lt, já me é mais dificil dizer, pois além de comprar o aquario, comprei mais areia, um termostato e bombas mais potentes.

A rocha viva é que continua a mesma, mas vou aumentar mais 6kg.

Qualquer das formas todo o material do meu antigo nano reef, foi vendido aqui no forum, logo consegui minimizar o "prejuizo".

Talvez ande à volta de uns 800/900 euros com um bom escumador (que ainda não tenho).

Mas estes gastos só são basicamente de inicio, pois em manutençaõ não se gasta muito.

 

Cumps

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos em especial carla e luis desculpem usar este post de um aquario tao bonito para alguns escalarecimento mas axei o aqua ta bonito por isso resolvi fazer estas perguntas .

eu já possou um aquario de 100x30x40 ja tenho termostato ja tenho filtro exterior aproveitem e digam me lá o k tenho k comprar mais e kuanto vou gastar klaro k tudo mais ou menos

cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi António,

 

Basta ver a lista de equipamento que a Carla tem para teres uma ideia daquilo que necessitas. Agora quanto ao gasto de dinheiro o melhor mesmo é não fazer contas e ir avançando aos poucos e poucos.

 

Bem-vindo e boa sorte para o teu futuro reef.

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, desculpa de estar a usar o tópico, mas depois de visualizar a beleza deste reef, o "bichinho" cá dentro voltou a mexer e como já possuiu varios aquarios mas todos de agua doce, com discus e escalares, gostaria avançar e de iniciar no reef, e como todo principiante tenho algumas duvidas e uma delas é a segunte sera que posso utilizar um filtro exterior normal num reef?É que ja tentei saber mas uns dizem que sim outro que nao, por isso gostaria de saber a vossa opinião.

Até... e continuação.

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Na minha opinião, não necessitas de nenhum filtro (nem exterior, nem interior) para um reef.

A única coisa que necessitas é de um bom escumador (que é o coração do aquário) e de bombas para a circulação da água (20X o volume do aqua).

Qual a litragem e medidas do sistema que pensavas iniciar?

 

Cumps

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A única coisa que necessitas é de um bom escumador (que é o coração do aquário) e de bombas para a circulação da água (20X o volume do aqua).

 

Permite-me que diga que não concordo com esta afirmação! Para mim o coração do aqua é a Rocha Viva, depois uma sem dúvida uma boa circulação (pode ser mais de 20X - eu tenho quase 50 :roll::roll: ) e talvez depois de tudo isto um bom escumador!

 

Bjs e abraços,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo contigo Diogo, a rocha viva é de extrema importância porque é onde vai haver a degradação dos compostos azotados tóxicos produzidos pelos dejectos dos peixes, produtos metabólicos provenientes dos corais, restos de comida, e restante matéria orgânica produzida. Sem uma população adequada de bastérias aeróbias não é possível mantermos a bicharada de boa saúde nos nossos aquários enquanto que é possível manter um aq. de recife saudável e com corais exigentes a crescer sem escumador, recorrendo a refúgios proporcionais ao aquário. Actualmente investe-se mais em escumadores do que em refúgios a sério.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estava a pensar em "adaptar" um de 1.20 com capacidade para 240 litros bruto. Outra duvida nas TPAs posso utilizar agua do mar, visto que moro perto dele?

até e obrigado pelo esclarecimento.

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por teres feito essa pergunta vejo que ainda não leste nada do que foi escrito no fórum!!! Vá lá a ler que faz bem ao espírito e a alma :shock:

 

 

Numa das secções existe um tópico próprio de nome "ida ao cabo raso"

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.