Esquema Técnico do meu aqua+sump


Recommended Posts

Olá!

 

Os meus agradecimentos pelo esquema pois estive hoje á tarde a planear o meu aquário e, depois de uma conversa com o Eduardo da RedFish, consegui finalmente visualizar o meu futuro aquário.

 

Tinha algumas incertezas sobre a sump e tirei-as com o teu esquema.

 

Reparo numa coisa, o seu aquário não é furado. Não o furou por alguma razão especial?

 

Eu vou mandar fazer o meu na próxima semana e parece que cada pessoa com quem eu falo me diz para fazer de uma maneira diferente(Furado no fundo, furado no vidro traseiro, com coluna seca, sem coluna seca, sem furos como no seu desenho...).

:D :?:

 

De qq maneira obrigado pelo seu esquema.

 

Qual é o tamanho do seu aquário e sump?

Existe alguma regra para o tamanho da sump ou é a maior que possamos ter?

 

O seu aquário já está a "funcionar"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a sump não existem medidas padrão, apenas a regra de que quanto maior ela puder ser, melhor, porque te aumentará a litragem do aquario, e te esconderá todos os equipqmentos electricos.

Quanto à questão se devera ser furado ou não, depende de alguns factores, e do tipo de seres que no aquario vais pôr, agua doce , salgada de recife ou comunitario.

 

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]

Quanto à questão se devera ser furado ou não, depende de alguns factores, e do tipo de seres que no aquario vais pôr, agua doce , salgada de recife ou comunitario.

 

Será para um aquário de recife com peixes e corais.

 

Já coloquei um post quando comecei a pensar no assunto e fiquei á espera de esclarecimentos sobre as colunas secas:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2716

 

As minhas dúvidas ainda são muitas mas estou a fazer as coisas com cuidado.

 

O esquema deste post ajudou-me.

 

Obrigado,

 

José Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor, de louvar este post :) , elucidou-me algumas duvidas que tinha relativamente aos sumps, mas anexo aproveito para colocar algumas duvidas.

 

estou a planificar um aquario de 525 l (aqua doce)

 

tenho 2 hipoteses para a sump, um aquario de 120 l , ou um de 60 l , qual o mais aconselhável?

 

Para a agua entrar na sump não preciso de nada para a puxar, visto estar em desnivel , esta desce através da lei da gravidade certo? ou necessito de algum mecanismo artificial? se sim qual o nome e preços?

 

Para Subir a agua de volta ao aquario o que se utiliza? uma espécie de bomba? podiam postar uma foto de algo do genero? e a que preços costumam andar essas bombas?

 

A Sump ajuda de modo significativo na limpeza do aquario? como posso aumentar o caudal da sump?

 

Peço desculpa se por algum motivo as minhas perguntas são totadas de alguma ingnorancia, mas o mecanismo das sumps é novo para mim, assim sendo gostaria de aprender mais sobre ela e quais as vantagens que poderiam trazer ao meu aquario.

 

Agradeço desde já

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este assunto já foi amplamente debatido neste fórum. Usem a opção "Pesquisar" por favor.

 

Resumindo: a sump não é mais que um reservatório colocado geralmente por baixo do aquário principal, para onde a água deste cai por gravidade e de onde é bombeada, com uma bomba pois claro, de volta ao aquário principal. Mais simples não há.

Qual o objectivo da sump? Aumenta o volume de água do sistema contribuindo para a estabilidade do mesmo e acima de tudo, é o local ideal para esconder aquecedores, escumadores, matérias filtrantes, termómetros, reactores, etc. deixando o espaço no aqua´rio principal, praticamente livre para os bichinhos.

A sump pode ser um aquário ou outro reservatório qualquer desde que seja estanque e inerte. Pode ser totalmente ampla ou com várias divisórias e compartimentos para diversos tipos de filtragem. Até podem equipá-la com iluminação e ter mais um espaço para pôr um outro peixe/coral que não se dê bem "lá em cima".

O tamanho deve ser o maior possível.

 

Um conselho: furem sempre que possível o aquário principal para a água escoar por aí. O método do sifão é arriscado! Há uns anos estive a poucos minutos de inundar a casa dos meus pais por causa de um sifão que desferrou. Isso acontece! Há muitos relatos sobre isso na net.

 

Na minha opinião também devem usar coluna seca. É mais seguro pois as probabilidades de um caracol ou anémona ou outro animal qualquer se esgueirar para o furo, são menores.

Pesquisem o fórum pois já foram postadas fotos de colunas secas há umas mensagens atrás.

 

Pedro Alves, porque tens essa curva no tubo de descarga para a sump?

Tenho a impressão que pelo teu desenho se a luz falhar despejas o aquário principal... ou há alguma coisa que me está a escapar?

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia!

 

temos aqui artistas a 2D e 3D! gostei!

 

no esquema do Pedro Alves fiquei sem perceber bem porque é que há aquele circuito aos "S" a descer do aquario para o Sump. porque não directo?

 

conforme o Manklit diz/escreve, ao colocar o inicio do sifao no fundo do aquario principal, nao arriscas a que toda a agua seja levada para baixo, independentemente de a bomba de retorno estar em funcionamento ou parada? (ou será que os "S" impedem isto e eu nao vejo porque?)

 

quanto ao outro comentario sobre os caracois/peixes espalmados taparem a saida para o sump, este esquema, como outros, tem uma area do sump separada, cuja capacidade resulta no limite maximo de agua que é levada para cima em caso de entupimento da saida do aqua principal. neste cenario, o que pode acontecer é a bomba a trabalhar em seco até a situação se regularizar.

 

eu tb ja pensei seriamente em fazer uma sump, essencialmente para esconder o aquecedor e a filtragem, mas realmente nao confio nos meus dotes de bricolage o suficiente para fazer o famoso "Durso Standpipe", que me parece essencial para quem (como eu) tem o aquario ao lado da cama :)

 

ja agora: qual o diametro dos tubos utilizados nos vossos esquemas? ha alguma formula que nos permita saber a relação entre o diametro dos tubos e a quantidade de agua que eles podem levar? (isto seria util para escolher a capacidade da bomba de retorno)

 

cumprimentos

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu sou adepto da furação do aquário no fundo, colocando coluna seca.

 

O esquema do sifão pode apenas funcionar se se fizerem uns furos nos tubos que desferram a saída da água caso o nível da água seja baixo. Estes furos devem ser feitos com alguma margem de segurança em relação ao limite máximo da sump.

 

Pelo que percebo do esquema existe um Loop na saída da água - a minha pergunta é - será que é suficiente???

 

Aqui vai um esquema do sistema de filtragem...

 

Pic_43_19.jpg

 

Espero que seja útil (desculpem não ter feito em 2D ou 3D :);) )

 

PS - a Coluna Seca está agora cheia de Rocha Viva (ou semi-viva!!! :cry: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No projecto do Pedro, os tubos em "S" que levam a água para a sump, servem precisamente para não ter a carpete da sala cheia de água... :cry:

 

Reparem que se a luz faltar, só sairá água do aqua para a sump até à curva mais pequena (a da direita), certo Manklit? É evidente que dá para ser feito de outras formas, sem aquele zig-zag todo de tubos, mas também depende daquilo que queremos:

 

Para água doce é bom que a recolha da água para a sump, seja feita o mais perto do fundo possível. Como tem o Pedro, embora me pareça que ele tem água salgada :) (aquilo na sump parece um skimmer...)

 

Já para água salgada é precisamente o contrário, ou seja, a recolha da água para a sump deve ser efectuada à superfície.

 

Em relação ao método de recolha da água, sou defensor do furo no vidro, ou melhor, de dois furos nos vidros traseiros. Atenção que em aquas com a expessura do vidro muito pequena, furos no vidro de trás, podem partir o vidro, devido à pressão. Não podendo referir marcas, digo apenas, que aqueles aquários que são normalmente vendidos nos hipermercados, com "protecção" de plástico em todas as arestas, têm, normalmente, expessuras pequenas para o tamanho do aqua. A solução é fazer o(s) furo(s) nos vidros laterais. Eu tenho assim! e com uma "bolacha" de protecção para não partir o vidro.

 

Em relação a diâmetros a regra é: Quanto maior menor, mas tudo tem a ver com a bomba de retorno evidentemente...

 

O que posso é deixar aqui a minha experiência:

 

Aqua: 100x40x30

Furo de 1 1/4''

Redução do passa-muros para 1''

entrada em mangueira de 30 mm, que vai até à sump...

Bomba de 3500L/H

 

Posso dizer que a tubagem "aguenta" a bomba, mas que em termos de circulação é demasiada, talvês pela pouca profundidade do aqua.

 

Por isso quanto maior o diâmetro, melhor! Julgo que é o melhor. ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo perceber essa da curva parar o sifão. O tubo não é continuo desde o fundo do aquário até à sump? Expliquem-me lá isso melhor sff.

 

Os furos nas paredes laterais ou de trás, têm o problema de roubar espaço. Eu também prefiro furo no fundo com coluna seca embora a minha configuração actual não seja essa. Para quem tem espaço e pode esconder os tubos fácilmente, então pode ser uma hipótese a considerar.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS !

 

Fartei-me de rir com as vossas msgs , pois excapou-me um pormenor que é a 2ª curvatura que em vez de leval um C deveria levar um T , sendo aberta e aí estancar a a àgua pela lei da gravidade .

Afinal de contas eu fiz o sketch no MSPaint... e devido ao grande trabalho como devem imaginar , escapou-me esse pormenor...

Deixo desde já as minhas desculpas pelo erro para aquelas possiveis pessoas que iriam aproveitar o sketch para uso próprio...

Fica desde já corrigido o erro no sketch ...

 

Lolllllll :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo que diferença possa fazer, para além do ruído e controlo de pressão atmosférica :shock: , com "T", com "C", ou com outra letra qualquer, quando o nível da agua baixar da segunda curva, deixará de entrar água na sump, não?! :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3º - ao levar um "T" aberto essa ligação usaria a força da gravidade entre o nivel de àgua do aqua principal e o nivel da àgua nos canos , ou seja , quando o nivel de agua do aqua fôr inferior ao nivel de agua da 2ª curvatura do overflow-pipes a agua deixará de passar para a sump , falta de pressão , e a agua da sump será reposta para o aqua principal , e quando o aqua principal aumentar o volume de àgua , os overflow-pipes começarão outra vez a funcionar sem que haja "secamento" dentro dos canos .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo...

 

É precisamente o sistema de coluna sêca que eu quero fazer no meu proximo aqua .

Vou transformar o aqua que tenho 100*45*45 (200ltrs) em sump e fazer um aqua com 100*45*70 (315ltrs) com coluna seca.

Isto daqui a aprox. 3 ou 4 meses.

Já agora obrigado pelo esquema , já me vai dar uma ideia mais clara :shock:

 

 

Cumprimentos e larguras ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a não perceber como é que a água consegue subir acima do nível da curva da direita (nesta última imagem), estando o nível do aqua abaixo desta... Com gravidade, sem gravidade, com pressão, sem pressão....

 

Tb tenho um overflow parecido com o teu, e tem também um "T", em vez de um "C", mas com um "C", também funciona... :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem ...

Mais explicito do que isto creio que não poderei sêr...

Pic_158_22.jpg

 

Quando o nivel da àgua é superior em altura em relação à 2ª curvatura ,

os overflow-pipes esvaziam devido à pressão superior dentro do aqua principal .

Se o nível do aqua principal estiver quase ou até mesmo ao mesmo nível da segunda curvatura , a pressão dentro do aqua principal

não é capaz de exercer pressão para a àgua fluir através dos canos .

Sendo esta segunda curvatura precisa para não deixar O2 dentro dos canos , quebrando o efeito de sifão , e estagnar a saida de agua do aqua principal.

 

E ainda ! Esta maravilhosa OverFlow-Box da DIY de onde eu tirei o esquema para a que tenho em uso...

Pic_158_23.jpg

E se ainda hover mais dúvidas estas imagens penso que ajudarão...

Pic_158_21.jpg

ps . Eu sei que tenho razão... lol a minha funciona ...

 

cumprimentos e larguras a todos ...[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Por mim está perfeitamente claro!!!

 

Um conselho - retira a lã de vidro - eu estava relutante em fazê-lo e muitos insistiam para que o fizesse - agora acho que já devia ter tirado há mais tempo!!! :D :lol:

 

Tens Rocha Viva suficiente para a filtração do teu aquário e se o escumador estiver sobredimensionado então tens o problema resolvido!!!

 

Se optares por mantê-la, lava-a pelo menos de 2 em 2 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá, dave_mle

 

A segunda curva deve esta a altura que tu pretende que a água do teu aquário fique, assim quando houver uma falha de electricidade não tens uma inundação, isto é se a sump tiver capacidade para os litros de água que vão sair do aquário até ao limite da segunda curva.

 

Espero ter sido claro.

 

 

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A altura da segunda curvatura deve ser mais baixo que o nivel da àgua , é claro que irá haver àgua que terá que passar para a sump.

Agora essa altura tem que ser dada obrigatoriamente senão a força da gravidade não resulta e poem-se 1 hipotese se a altura nao for abaixo do nivel da agua no aqua principal .

O aqua pode encher de mais e transbordar devido à medida demasiado alta da 2ª curvatura.

Reparem que só a 2ª curvatura é que nivela o nivel da agua dentro do aqua principal :!:

Acho que está tudo dito :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que ser o tubo que esta no fundo do aquário

 

Olá Pedro,

 

O tubo perfurado está ao nível do substrato, encostado ao fundo do aqua e atira água para trás da parede de rocha! Serve para não existir acumulação de detritos numa zona "morta" do aqua.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem lá a minha ignorancia das leis da gravidade mas tenho umas perguntas a fazer aí ao pessoal dos sump's:

 

a 2ª curva (lado esquerdo do aquario) está aberta no topo, certo? isso não impede que a agua seja puxada convenientemente e assim introduza ar nos tubos)

do lado dto do aquario existe o tubo que repõe a agua novamente no aquario...como é que ela vai lá parar? n vejo nenhuma bomba...e qto a este tubo não existe tambem o perigo de esvaziar agua no sentido contrario qdo haja uma façlha de energia ou outra coisa qq?

 

se puderem respondam ...pois estou a planear um aquario com este sistema..

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Esta foi a minha ultima criação que está em uso no meu aqua e 100% operacional para um caudal de 900ltrs e penso que poderei aumentar para os 1.800ltrs sem problemas.

Se quiseres , ou a quem quizer , posso-te fazer esta overflow-box nunca vista em lado nenhum , pelo menos da maneira que a fiz por uma quantia razoável, e claro dando-te a certeza absoluta quanto à sua viabilidade , segurança e resistência .

E aliás que nao posso fugir de ninguém porque já conhecem a minha cara lolllllll

Pic_158_1.jpg

 

Para mais informções contacta-me por Mensagem Privada.

 

Um abraço a todos...

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais