Estou a ficar sem plantas no aqua


Cali92

Recommended Posts

Olá colegas!!

 

A cerca de 1 mês começou-me a apodrecer algumas plantas (cambomba, Egeria) mas pq precisavam de bastante luz.

Ultimamente venho a notar que as folhas têm manchas parecendo ferrugem. Será algum tipo de algas que eu não consegui encontrar no forum :D Se sim qual e como tratar/erradicar.

Marés à vista, estamos em casa,

cali92....isep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio, o aqua é de agua fria (*/-22ºC) e 50l reais com uma lampada de 15W daylight 6500ºk ligada 11 horas por dia. O ph está normal// nos 7. Faço trocas parciais de agua todas as semanas de */- 15l. Tem um filtro interior da project blue com um Q=270l/h.

 

As plantas que estam com as algas castanhas :?: são Acorus gramineus e gramineus var. ( era o nome que vinha nas placas ddos vasos) e que qdo ficam amreladas são pudadas.

 

Nota: As plantas continuam verdes, no entanho com a tal pigmentação parecendo ferrugem.

 

Não sei se pode influenciar :D mas o areao esta um pouco sujo pq o "aspirador" da aquapor suga mto pouco, o que origina por sua vez uma limpeza do filtro de 15 em 15 dias :? .

 

Um abraço, agradeço a vossa ajuda,

Marés à vista, estamos em casa,

cali92....isep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, retira as acorus, estas plantas para ser mantidas tem que estar parcialmente fora de água, o que está a contecer é que está a apodrecer dentro de água, quando as retirares vais verificar que as raizes tem um cheiro pestilento.

 

Se o teu objectivo é ter plantas ajudava se tivesses mais 15w de luz. E tb um termóstato.

 

Não aspires o fundo se tiveres plantas elas fazem esse trabalho por ti.

 

Limpar o filtro de 15 em 15 dias tb me parece muito, tens assim tanta sujidade no aquário?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sergio,

 

Esqueci-me de dizer que o aqua apesar ser de agua fria tem um termostato aquamatic plus de 100w, isto pq arranjaram-me um casal de Gupuies dizendo que eram de agua fria mas.....tive de aquecer o aqua senão iam desta para melhor.

Como não tinha hipotese de mais um aqua tentei encontrar um equilibrio na temp. da agua.

 

 

qto as acorus, acredito no que dizes, mas das duas uma, ou o nome da planta nas placas era errada (vou ver se arranjo maq.foto) ou então a vendedor da loja enganou-me pq lhe expliquei o tipo de plantas queria.

no entanto julgo ser a 1ª hiopotese pq retirei uma das plantas e não cheira mal.

 

qto a quetão da luz já me deram esse conselho nouto topico que lancei, no entanto tenho o problema de mta gente, é que o aqua tem a tampa que veio preparada para receber uma lampada da stratpor que só leva uma lampada. como quero (e o aqua agradece )ter plantas vou plantar as que se dam com pouca luz.

mas aqui pergunto, pegando na tua sugestão pouca luz não fumenta as algas castanhas :D :?:

 

qto a sujidade é mesmo mta pq eu acabo de aspirar e se mexer no areao levantasse uma nuvem de porcaria que a agua fica turva algum tempo.

 

agradeço todas as ajudas,

Marés à vista, estamos em casa,

cali92....isep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, para saberes quais são as acorus, vai ao site de www.tropica.com, é fácil veres quais são. Eu aconselho-te a teres luz suficiente para poderes ter o maior número de plantas, senão estás confinado a poucas plantas, eu tb tenho um aqua da aquapor de 30L, e fiz uma tampa, o aqua até parece maior. Se queres acabar com essas algas faz mais mudas de água, até estabilizar. Tb ajuda não levantar muito a sujidade do fundo. Mais uma coisa sobe a temperatura aos 25°.

 

Eu não aspiro nenhum dos meus aquas, tenho um aspirador de fundo que usei uma única vez...

 

podes ver o aqua aqui:

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...opic.php?t=2939

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio,

obrigado pelas dicas pq já encontrei uma das plantas (tenho 4 pés) que é ophiopogon japonica que quer luz media /alta.

 

Eu queria acabar com as algas mas tenho peixes de agua fria que não sei se vao gostar da ideia (cometa, telescopio, shubunkin, etc..) de subir a temp. para 25ºc :)

 

Já agora apesar de não ser o sitio certo, indiquem-me um topico ou site para tirar ideias para adaptar uma nova tampa para colocar pelo menos 30w no aqua.

O meu aqua é um daqueles da anivite (kit de loja) com 62X36X30.

 

obrigado pela paciencia, mas é com ela que a malta não desiste.

Marés à vista, estamos em casa,

cali92....isep

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, os teus peixes vão gostar dessa temperatura, eu não sei muito desse tipo de peixes mas posso dizer-te que suportam muito bem 25°, até vão crescer mais depressa.

 

As ophiopogon só duram no aqua se tiverem parcialmente fora de água, à semelhança das acorus.

 

O que eu fiz em relação á tampa foi construir uma armação em madeira, depois forei-a com umas placas de contraplacado e pintei o exterior. Depois comprei um balastro de 36W (dá para as duas lâmdadas de 15W) os arrancadores as camas para as lâmpadas e fio qb, liguei tudo. Nota que a minha tampa tem uns respiradores e tem cerca de 15cm de altura.

 

PS: desde que tive um incidente em criança, o secador caiu no lavatorio e eu fui la busca-lo, nunca mais gostei de electricidade. :oops:

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais