A vulgarmente denominada "BRITA"?


Recommended Posts

Queria mudar o areão do meu aqua, alguém me sabes dizer se as propriedade da vulgamente denominada "brita" podem condicionar valores quimicos da agua? Que cuidados devo ter? Será que esta dimensão é exagerada?

 

PA060030.jpg

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Poderei eu ser ignorante por estranhar, ou se calhar tenho razões para isso... Aqui por Lisboa, o que vejo chamar brita é pedra calcária branquinha. Aí em Castelo Branco pelos vistos na construção usam o granito.

 

Para o aquário, as pedras vulcânicas como granito costumam ser usadas para decoração sem medos de influenciar as características químicas da água. Pela foto não me apercebi da dimensão de cada pedrinha, talvez se pusesses uma moeda ao lado fosse mais fácil.

 

Creio que estás à vontade. O efeito estético pode ser algo incomum, mas o que é preciso é experimentar!

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ficou com bom aspecto..a meu ver!!!

Os valores quimicos da agua não se alteraram.

A pedra tem talvez o o tamanho de uma moeda de 2 Euros...um pouco grande não?

Depois coloco fotos para verem o layout.

Gostaria de ouvir mais opiniões relativamente a este tipo de areão.

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tem cuidado que nem todos os tipos de granito sao "seguros". existem varios granitos no norte que contêm minerais potencialmente perigosos, principalmente sulfuretos de Cobre(calcopirite), Arsénio(arsenopirite) :) e Chumbo(galena) (pelo nome podes ver que não fazem nada bem) e que em determinadas condiçoes da água podem ser dissolvidos.

se vires algum mineral com brilho metálico e de cor cinzenta ou dourada sao provavelmente os tais minerais de que falei. caso contrario pode-se dizer que a rocha é aproximadamente segura :D

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Space Cowboy: Observa lá as pedras da foto e diz-me lá se são seguras...eu não vejo nada do que diseste mas...também pareço um boi a olhar para um palacio no que toca a pedrologia (lol).

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

por foto é dificil distinguir. os minerais que falei, sendo metálicos, parecem ligas metálicas quando se encontram em massas amorfas como provavelmente seria caso estivessem presentes na rocha.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os minerais que falei, sendo metálicos, parecem ligas metálicas quando se encontram em massas amorfas como provavelmente seria caso estivessem presentes na rocha

 

bem que linguagem ciêntifica...

diz-me apenas para o que devo estar atento?

 

Cump

Embolo

Embolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vires algum mineral com brilho metálico e de cor cinzenta ou dourada sao provavelmente os tais minerais de que falei.

Ou o mais provável é serem feldspatos ´(cálcio e alumínio) e mica (nomeadamente, biotie, que é mica Ferromagnesiana).

 

Irra, que Geoquímica do Ambiente tinha de me servir para alguma coisa!! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vires algum mineral com brilho metálico e de cor cinzenta ou dourada sao provavelmente os tais minerais de que falei.

Ou o mais provável é serem feldspatos ´(cálcio e alumínio) e mica (nomeadamente, biotie, que é mica Ferromagnesiana).

 

Irra, que Geoquímica do Ambiente tinha de me servir para alguma coisa!! :lol:

 

aiai que eu zango-me :lol: qualquer silicato, seja ele um feldpsato alcalino ou uma biotite tem brilho vítreo e não brilho metálico.

quando te referes a feldpsato de calcio e aliminio presumo que estejas a falar de Anortite, que é geralmente branca....as biotites, quando sao ricas em ferro têm uma cor esverdeada e quando sao ricas em magnesio têm uma cor acastanhada que dificilmente se confunde com um sulfureto metálico.

(nãop me estou a armar em engraçado, so gosto de deixar as coisas esclarecidas :) )

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vires algum mineral com brilho metálico e de cor cinzenta ou dourada sao provavelmente os tais minerais de que falei.

Ou o mais provável é serem feldspatos ´(cálcio e alumínio) e mica (nomeadamente, biotie, que é mica Ferromagnesiana).

 

Irra, que Geoquímica do Ambiente tinha de me servir para alguma coisa!! :lol:

 

aiai que eu zango-me :lol: qualquer silicato, seja ele um feldpsato alcalino ou uma biotite tem brilho vítreo e não brilho metálico.

quando te referes a feldpsato de calcio e aliminio presumo que estejas a falar de Anortite, que é geralmente branca....as biotites, quando sao ricas em ferro têm uma cor esverdeada e quando sao ricas em magnesio têm uma cor acastanhada que dificilmente se confunde com um sulfureto metálico.

(nãop me estou a armar em engraçado, so gosto de deixar as coisas esclarecidas :) )

Ai que eu zango-me também! :lol: Não zango nada. ;) Acho que simplifiquei demasiado a minha resposta. Isso dos brilhos vítreos e metálicos é tudo muito bonito: também me lembro disso das aulas práticas, sei do que estás a falar. O que é certo é que para um leigo, estar a ver o que é vítreo ou metálico não é lá muito fácil. Bem, teoricamente é, porque toda a gente sabe o que é vidro e toda a gente sabe o que é metal, mas lembro-me que nas aulas práticas, no geral, toda a gente tinha muita dificuldade em fistinguir os dois (e não era só eu). Depois há essa questão de, quando tem isto, normalmente é desta cor, quando tem daquilo, normalmente é da outra cor. Mas o que é umfacto é que isso é uma espécie de guia, porque macroscopicamente não se fazem análises cristaloquímicas assim tão fiáveis. Se eu quisesse ser um pouco mais bruta, punha-me a duvidar da facilidade com que se meteoriza o granito em meios mal drenados e com um pH ligeiramente ácido... :lol: :lol: Nas duas saídas de campo que fiz, vi granitos com características que parecem ser as que descreveste, e não me lembro de serem referidos os minerais que descreveste. :cry: De modo que... Olha, nem sei que diga! :lol: Não deixa de ser arriscado deixar ao critério de quem não tem curso de geologia a avaliação de dourados e cinzentos metálicos, percebes? É que eu por mim já vi granitos que parecem enquadrar-se nessa descrição, mas nem a norte foram... :lol:

 

Mas deixo isso para os geólogos, equanto tento perceber porque é que como Engª Zootécnica preciso de Geoquímica, enquanto uma irmã que é Geóloga nunca teve essa cadeira, mas teve Química orgânica. :cry::?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas teve Química orgânica. Shocked Confused

Mas Química Orgânica é tão fixe... :roll:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta discussão para se perceber que a brita não serve... :D

 

O coitado quer um plantado, e basta avaliar fisicamente as dimensões do "composto da discórdia" para se perceber que para plantados é mau e ponto final. bigsmile:)

 

o que tu queres é material inerte ou de base argilosa com 2-3-4mm

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ivanpantz

Pois é! Eu cá adoro! Mas acho que lhe tinha dado mais jeito a Geoquímica... E mais a pedologia geral... help

 

@Just me

Em termos de dimensões ok, mas olha que se houvesse chumbo ou arsénico nas pedras, também não dava lá muito jeito! :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta discussão para se perceber que a brita não serve... :lol:

 

O coitado quer um plantado, e basta avaliar fisicamente as dimensões do "composto da discórdia" para se perceber que para plantados é mau e ponto final. :P:wink:

 

o que tu queres é material inerte ou de base argilosa com 2-3-4mm

 

se ele quiser esperar uns milhares de anos os feldspatos argilizam e fica com um substrato de primeira :oops:

Rita tens razao ao duvidares da solubilidade de um granito, mas podes ter a certeza quanto à solubilidade dos sulfuretos. sao extremamente soluveis e as vezes até sao fontes de grande poluição. no caso das minas abandonadas á "balda" (caso frequente em portugal) quando sao deixadas enormes escombreiras a ceu aberto a agua das chuvas acaba por dissolver e contaminar os aquiferos com metais pesados help

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.