Recommended Posts

Montei meu sump hoje, apenas ficando faltando a cerâmica do lado direito. O que vocês acham?? Tem alguma coisa de errado , ou algo que eu possa melhorar?

 

 

Qualquer dica é bem vinda

 

Falow

 

md_47377_p690024.jpg

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem poderia dar uma opinião?? Meu aqaurio tem 350l e a bomba de recalque tem 2000l/h. Tá bom?? Ou não??

 

 

Obrigado desde já

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me bem. O normal é a água seguir em zig-zag mas parece-me que a tua solução é bastante eficaz excepto numa questão:

 

Com base na minha experiencia com sumps para filtragem... na zona de devolução de água ao aquário a admissão de água deveria ser por cima e não por baixo.

O motivo é simples... com o tempo vais ter um acomular de lixo resultante da filtragem, se a passagem de água para a bomba é por baixo e se a bomba é potente o que acontecerá é a bomba sugar o lixo e devolvê-lo ao aquário, contrariando assim a filtragem.

 

A corrigires na tua sump, podes passar a bomba para um compartimento da ponta e alterares o vidro para que a água em vez de entrar por baixo, entre pela banda de cima. Espero que dê para perceber.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua da bomba de recalque entra por cima, eu coloquei um cano com registro, onde entra num cano tipo "cabo de guarda-chuva".

 

Funciona assim: Na parte de cima do aquario (15cm do topo), possuem 2 saídas por onde a água escoa para o sump, la ela sobe por um outro cano por cima, que fica 5 cm abaixo do nível da água do aquario, sendo que a água que sobe, é empurrada para baixo. Dentro do aquario tem uma bomba otto de 2000 l/h

 

md_47377_p691700.jpg

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra coisa, o meu substrato era de concha e outros materiais (5cm)calcáreos, mas o peixe em nenhum momento ficava com sua cor normal (parecia estressado)

 

md_47377_p677006.jpg

 

Eu pensei em mudar e colocar areia fina (tipo para filtragem em piscina, mas como eu perderia um forte alcalinizante natural, eu resolvi comprar uma malha de nylon colocar por cima do substrato, logo em seguida colocando cerca de 6cm de areia que eu coletei numa cachoeira. Ficou assim:

 

 

Antes:md_47377_p691701.jpg

 

Depois:md_47377_p691702.jpg

 

Agora só me falta colocar as rochas (Vulcânicas) e os peixes (Só possuo 1 auratus de teste)

 

 

 

 

Opiniões são sempre bem vindasmd_47377_p691719.jpg

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua da bomba de recalque entra por cima, eu coloquei um cano com registro, onde entra num cano tipo "cabo de guarda-chuva".

 

Funciona assim: Na parte de cima do aquario (15cm do topo), possuem 2 saídas por onde a água escoa para o sump, la ela sobe por um outro cano por cima, que fica 5 cm abaixo do nível da água do aquario, sendo que a água que sobe, é empurrada para baixo. Dentro do aquario tem uma bomba otto de 2000 l/h

Acho que não percebeste o que te queria dizer... refiro-me apenas à tua sump...

Da imagem que apresentas, parece-me que a água entra à esquerda e à direita, pelo lado de cima vinda dos chuveiros.

Depois atravessa as matérias filtrantes e passa para a câmara do meio por uma abertura na zona inferior da sump... certo?

 

O que te estava a dizer é que com este sistema, os lixos resultantes da filtragem vão ficar nas camaras da esquerda e direita depositados no fundo. Mas se a água passar para a camara do meio também pelo fundo, então a bomba terá à partida força suficiente para puxar os lixos e devolver os mesmos ao aquário.

A opção que te estava a dar era passares a bomba para uma das pontas e baixares o vidro separador de forma a que obrigues a água passar para a camara de bombagem, entrando pela parte superior do aquário. Desta forma os lixos ficam no fundo das camaras de filtragem e não passam para a camara de bombagem... deu para perceber agora?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei em mudar e colocar areia fina (tipo para filtragem em piscina, mas como eu perderia um forte alcalinizante natural, eu resolvi comprar uma malha de nylon colocar por cima do substrato, logo em seguida colocando cerca de 6cm de areia que eu coletei numa cachoeira.  

Não me parece que resolva... os mbunas são escavadores natos e a não ser que essa malha de nylon seja muito resistente eles ou mesmo as conchas do teu substrato anterior podem cortar a malha.

 

Acontece que se a areia não magoa os mbunas, o mesmo já não se pode dizer das conchas do substrato anterior.

Penso que já te aconselharam no forum de ciclideos a mudares esse substrato de conchas para dentro da sump, onde ele irá manter o poder alcalinizante, sendo inofensivo para os peixes.

Quanto a mim é o que deverias fazer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.