filtração para aquario malawi


Recommended Posts

Tenho um aquario de haplos malawi com 240l brutos, e julgo que o meu filtro exterior está um pouco aquém das necessidades de filtração (fluval 203).

 

Que filtração devo ter? 3x por hora o volume do aquario?

 

Outra dúvida que tenho é que nos sites de fabricantes as especificações dos filtros dão caudal de bomba e circulação de filtro ("pump output" e "filter circulation" como diria Lauro Dérmio) em l/h. Qual destas especificações devo ter como referência?

 

obrigado

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão não era tanto sobre os materiais de filtragem mas sim sobte a capacidade do filtro.

 

Mas já agora sobre os materias: é necessário mudar de vez em quanto as cerâmicas? Ou aguentam-se à eternidade?

 

Quanto à capacidade, se são uns 6x a 8x para 240l de litragem isto dá uns 1500l/h. Não é circulação a mais? E qual a referência que devo procurar: caudal de bomba ou circulação de filtro?

 

 

obrigado

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ceramicas são para toda a vida.

 

Em relação a circulação e filtragem: Para mim são duas coisas diferentes. Circulação tem a ver com a corrente que se faz na água pode ser feita com powerheads, filtros, etc. Fitragem tem a ver com a agua que passa por materias filtrantes que é feita pelos filtros.

 

Quanto à capacidade, se são uns 6x a 8x para 240l de litragem isto dá uns 1500l/h. Não é circulação a mais?

 

Circulação: Neste caso posso dizer-te que os ciclideos africanos estão habituados a ter bastante corrente. Se tiveres 10x a litragem do aquario não é nenhum exagero.

 

Filtragem: Sendo os CAs um bocado porcalhões e dizendo o tropheus que é aconselhavel ter entre 6 a 8 vezes, acho que é de "papar".

 

A diferença entre "caudal de bomba" e "circulação de filtro"... não sei responder.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença entre "caudal de bomba" e "circulação de filtro"... não sei responder.

Ok.

 

Espero não meter a pata nesta mas se não estou em erro o caudal da bomba que é referido nos filtros é a capacidade máxima da bomba.

Já a circulação de filtro é o caudal máximo filtrado, considerando a capacidade do filtro.

 

Idealmente um filtro será tanto melhor, quanto mais a circulação de filtro se aproximar do caudal da bomba.

 

Traduzindo em bugalhos...

 

Se um filtro diz que tem 1000L/h de caudal e 700L/h de filtragem isso significa que no espaço de 1h, dos 1000L que passaram no filtro, apenas 700 foram efectivamente filtrados, i.e. passaram por todas as matérias filtrantes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dizendo o tropheus que é aconselhavel ter entre 6 a 8 vezes, acho que é de "papar".  

 

Não queria por em causa o tropheus, a quem muito agradeço as dicas, a minha intenção era incentivar o pessoal a dar mais opiniões.

 

A leitura do Pato911 parece-me fazer sentido e nesse caso o valor que interessa reter é o de circulação de filtro

 

Cpts

 

 

Miguel Ferrinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...vai p'ra qui uma confusão de conceitos que nem vos digo nem vos conto :?::lol::lol:

 

Normalmente há duas grandezas importantes num filtro, seja ele externo ou interno:

1- O volume do filtro (termo usado nos externos) sendo este o volume do balde que alberga todos os componentes (bomba, matérias filtrantes, etc)

2- Débito horário de filtro ou Caudal que corresponde à quantidade de água passa pelo filtro em cada hora.

 

O que acontece por vezes é que os fabricantes colocam nas caracteristicas de um determinado filtro o caudal máximo que a bomba dá em vasio, ou seja, se estivesse a trabalhar em plena água e sem perda de carga nenhuma, ora isso é mesmo para enganar quem não sabe :lol: . O que me importa a mim que a bomba em vasio debite 2000L/H se na realidade quando ligada ao filtro debita 1000L/H? ;)

 

Outros dois conceitos abordados aqui, foram os de filtragem e o de circulação.

 

1- Quando se fala em filtragem estamos a falar da quantidade de água que passa pelos filtros numa unidade de tempo (medida em L/H), seja ela em filtros internos (principalmente mecânica), seja ela em filtros externos (mecânica e biológica).

2- A circulação não faz sentido falarmos nela em água doce,a circulação por si só não trás vantagens visíveis, a não ser em casos muito especiais, e mesmo assim podemos aliar o útil ao agradável e fazer essa mesma circulação usando um filtro interno e assim termos mais um reforço na filtragem mecânica.

 

Para esse aquário em particular (240L) um filtro externo de 1000L/H de capacidade e um interno de 1000L/H de capacidade conseguem manter a água 5* e não é preciso inventar mais nada :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, acho que o assunto ficou bem claro. :D

 

A questão da confusão de filtragem com circulação surgiu de uma tradução livre minha do site da Eheim sobre as especificações de alguns dos seus filtros exteriores, em que traduzi erradamente "Filter cirulation" para "cirulação de filtro",

 

 

Cpts

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acontece por vezes é que os fabricantes colocam nas caracteristicas de um determinado filtro o caudal máximo que a bomba dá em vasio, ou seja, se estivesse a trabalhar em plena água e sem perda de carga nenhuma, ora isso é mesmo para enganar quem não sabe

 

Tive a pesquisar sites de vários fabricantes (Eheim, Fluval, Sacem, JBL...)e no geral o que está anunciado é "pump output", ou seja o caudal da bomba em vazio. Só lendo as "letras pequeninas" ou vendo nas especificações técnicas dos manuais em pdf é que se percebe que o "débito horário de filtro" é significativamente mais pequeno (30 a 50% segundo a JBL).

 

Por exemplo o Eheim 2217 de 1000l/h é realmente de 790l/h, e nesse caso para o meu aqua tenho que ir para o Eheim 2250, que se aproxima mais dos 1000l/h reais?

 

abraço

 

JMF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vás muito por aí... é que esses 790L/h são à cota 0, ou seja funcionam como se o filtro estivesse ao lado do aquário.

Mas os filtros ficam normalmente por baixo do aquário... ou seja a água tem de ser bombeada a alturas superiores a 1m e nesse caso tens mais perda de potencia de filtro.

Verifica a curva da bomba e vê lá a potencia a 1m de altura...

 

Pessoalmente não me preocupo muito com isso e resolvo o problema usando o filtro externo para filtragem biológica e usando um interno de alto débito com venturi para filtragem mecânica. Assim resolve-se o problema da filtragem e pelo que reparo a água bem oxigenada tem propriedades afrodisiacas nos meus peixes :lol::?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.