lampadas actinicas e respectivas calhas.


Recommended Posts

que tipos de lampadas actinicas ha? sao lampadas normais que trabalham em calhas iguais as lampadas fluorescentes normais?

 

é que eu queria comprar uma calha para meter la uma lampada actinica.ja tenho uma claha para duas lampadas fluorescentes e agora queria juntar a essas duas uma actinica.

 

quanto e que um calha e uma lampada actinica me vao custar?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal??? tipo lampadas de "cozinha" ???

 

São lampadas T8. Sim encaixam num sistema normal de iluminação. Atenção a potencia do balastro, arrancador e lampada que tem de ser igual.

 

Lampada actinica??? isso é para aquarios salgados. Essa lampada não a compras no continente nem no jumbo, sao lampadas um pouco mais especificas que penso que apenas consegues adquirir em lojas da especialidade de animais ou então aqui no forum na secção de vendas e compras.

 

O preço das calhas acima de tudo varia com o numero de lampadas que leva, o tipo e o tamanho.

 

A tempos o user Carla tinha uma calha de 60cm com 2 lampadas , 1 delas actinica e estava a vende-la por 60€, tenta ver se a mesma ainda a têm, pois nova sai-te caro.

 

Podes consultar lojas online pra ter uma ideia dos preços das novas, e meter um post na secção de procura a ver se alguem esta interessado em vender

cmpts,
Pedro Palmeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a nivel de tamanho n as sei distinguir. T8 sao as maiores ? ( tipo cozinha )

 

a unica funçao da actinica e ralçar a cor dos peixes certo? eu queria montar uma actinica num aqua de africanos que vou montar. iria ter duas de 10.000k e uma actinica

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sao lampadas normais que trabalham em calhas iguais as lampadas fluorescentes normais?

 

Normalíssimas. É exactamente a mesma coisa, só muda o espectro da lampada.

 

T8 é a medida do diametro da lampada, é a medida mais utilizada e mais comum, mas também existem diametros maiores ( T10, T12 ).

ruarrr_avt.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a unica funçao da actinica e ralçar a cor dos peixes certo? eu queria montar uma actinica num aqua de africanos que vou montar. iria ter duas de 10.000k e uma actinica

 

cada aqua é um aqua, e gostos não se discutem, mas acho que isso vai ficar muito azul....

recomendo, se quiseres a actinea, que baixes o espectro de cor para os 7500K das outras, ou ainda uma de 10000k e outra sunlight (5400/5600)

Acho que assim ficas mais equilibrado...mas é o meu gosto, e esses não se discutem (muito, pelo menos :roll: )

abraço

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a unica funçao da actinica e ralçar a cor dos peixes certo?  eu queria montar uma actinica num aqua de africanos que vou montar. iria ter duas de 10.000k e uma actinica

 

Quais cores?

Já tens uma iluminação muito azul no aquário. Como tal as cores azuis são realçadas mas as amarelas ficam apagadas.

 

Quando pretendemos escolher um iluminação para um aquário existem pelo menos 3 factores importantes a ter em conta:

 

1- Potência

Como estamos a falar de iluminar um aquário de ciclideos africanos - sem plantas - 0,3W/L será suficiente.

 

2- Duração (horas de iluminação continua por dia)

Pelo mesmo motivo que o anterior, estamos a falar de locais com uma exposição à luz solar de aproximadamente 12 horas, logo no nosso aquário também deveremos ter a iluminação ligada cerca de 10 a 12 Horas.

 

3- Espectro da luz

Como estamos a falar de ciclideos africanos e do realce das cores dos peixes, convém para esse efeito aproximar-mo-nos do espectro emitido pela luz solar, sendo esse que nos realça as cores dos peixes, todas elas sem excepção.

 

Luz solar: IRC=100; Temperatura de cor= +-6000 ºK (variando ao longo da dia)

 

Tendo em consideração estes valores, o nosso objectivo será atingir valores próximos destes. Em termos de TC temos no mercado lâmpadas com esses valores ou próximos destes. No que diz respeito ao IRC, apenas com as lampadas incandescentes conseguimos os 100%, logo vamos tentar utilizar lampadas fluorescentes com o IRC maior que encontramos (existem algumas com um IRC de 98% - Biolux da Osram). Um IRC Inferior a 80% será muito baixo.

As lampadas normalmente usadas para iluminação doméstica ou comercial não são aconselháveis para aquários porque o seu IRC não costuma ultrapassar os 50%.

Depois se quisermos por exemplo realçar os azuis, poderemos combinar por exemplo uma lampada de 6000ºK com uma de 10000ºK. Se ao contrário quisermos realçar os amarelos podemos aplicar lampadas com um cor mais quente (4500ºK).

O uso de lampadas com temperaturas de cor diferentes destas, por exemplo as actínicas, não vêm acrescentar nenhuma mais valia, apenas alteram os aspecto estético do aquário e dos peixes - Aquário discoteca :oops:

 

Glossário:

 

IRC - Índice de Reprodução de Cor

 

Refere-se à correspondência entre a cor real de um objecto ou superfície e sua aparência diante de uma fonte de luz. A luz artificial, como regra, deve permitir ao olho humano perceber as cores correctamente ou o mais próximo possível da luz natural.

Lâmpadas com IRC igual a 100 apresentam as cores com total fidelidade e precisão. Quanto mais baixo o índice, mais deficiente é a reprodução das cores.

Os índices variam conforme a natureza da luz e são indicados de acordo com o uso de cada ambiente. A lâmpada incandescente é a lâmpada padrão tendo 100% de restituição de cor. Existem no entanto lâmpadas de descarga fluorescentes e de iodetos metálicos (HCI) com IRC aproximados dos 100%.

 

Temperatura de Cor

 

Temperatura de Cor é a grandeza que expressa a aparência de cor da luz, sendo a sua unidade o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor , mais branca é a cor da luz.

A luz quente tem aparência de cor amarelada e a temperatura de cor baixa: (menor que 3000 K). A luz fria, ao contrário, tem aparência azul - violeta, com temperatura de cor elevada: (6000 K ou mais). A luz branca natural é aquela emitida pelo sol em céu aberto ao meio dia, cuja temperatura de cor é 5800 K.

 

Temperatura de cor

temperatura.de.cor.jpg

 

Uma lampada com um IRC de 97%

biolux.jpg

Osram 72-965 Biolux

 

Esta lâmpada muito recomendada anteriormente pelas suas excelentes características, mas qua actualmente já não se usa muito devido aos UVBs emitidos - necessário vidro de protecção.

 

Uma lâmpada com um IRC de 85%

osram.11.860.jpg

Osram 11-860

 

Esta é a que eu uso pelo seu elevado rendimento (lumens), pela TC =6000ºK e pelo seu baixo preço quando comparada com outras lâmpadas equivalentes.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tkx pela explicaçao :)

 

 

e por exemplo a osram fluora?? eu sei que e uam lampada para plantas mas n tem uma temperatura de 6500k ? em termos de espectro como e que ela é'?? aproxima-se da luz natural?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A osram flora é equivalente à sylvania grolux. Ainda há quem use principalmente nos plantados, no entanto na minha opinião não é uma boa opção, até porque é uma lampada que já é antiga e está ultrapassada.

É uma lampada com muito fraco rendimento, cerca de metade da osram 11-860, é uma lampada que realça muito os azuis e os vermelhos. Pode quando muito ser usada em combinação com a osram 11 no caso de aquários com plantas.

 

osram.flora.jpg

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.