Guramis com escalares?


Piscis

Recommended Posts

Adquiri um Guarami de três pintas, um escalar e dois tetras. Pretendo ter mais tetras e mais 2 escalares talvez e um guarami pérola...coridoras... mas ainda cedo para meter mais peixes, visto que ainda não tem muito tempo de ciclagem, apsar do aquário estar bem plantado.

 

No primeiro e segundo dia, todos muito amigos e bastante vivaços, ganharm logo boas cores e tudo mais. Contudo o Gurami decidiu tornar-se o rei e vê o Escalar como corrente na comida (penso eu) porque debica tudo o que encontra na frente, em todo o lado e se vê o Escalar torna-se agressivo, embora não chegue a morder por vezes e não passe de ameaça. Agora o Escalar ao invés de nadar na superfície, anda enfiado nas partes recôditas do aquário e quando vai para comer desiste e volta para o esconderijo. bigsmile

 

Pensei em adquirir já mais dois escalares para que possam nadar em 'cardume' e talvez assim fazerem frente àquela pestinha. Talvez até escalares de dimensão um pouco maior, visto que aquele tem talvez uns 3cm +/-. Acham bem? Ou será que tenho de desistir de uma das espécies? O guarami parece-me ser ainda jovem.

 

Já agora qto aos tetras andam os dois na vida deles e recomendam-se. São dois tetras limão, se não estou em erro. Outra questão: se por exemplo adicionar teras cardinais vão-se juntar a estes ou fazem cardumes separados?

 

Muito obrigada!

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao escalar, eu não me preocupava, dá-lhe tempo que ele logo vira o rei...pelo que contas deve ser muito juvenil...quanto ao gourami, sendo o de três pintas, creio que o nome correcto é tricoghaster(ou qualquer coisa parecida com isto), e não é muito agressivo, nomeadamente interespecie...quanto á agressividade intra especie, aí na altura da reprodução já a musica é outra, os machos, na presença de uma femea, são agressivos, entre si...

 

quanto aos cardinais, á partida eles não se vão juntar aos tetra limão, juntam-se sim aos neons normais...tenho varias especies de tetras e nunca vi os limão se juntarem a mais ninguem....o melhor mesmo é comprares mais uns 6 limões... eu considero que, para tetras pequenos, o ideal são 8 por especie...

 

se um dia chegares a ter escalares adultos, de tamanho grande, tetras pequenos (neons, cardinais, etc), podes-te preocupar é com estes, pois os escalares podem-lhe chamar um figo....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que te devias preocupar mais com escalares e cardinais do que com os escalares e gouramis...o de tres pintas é da espécie trichogaster trichopterus e dentro desta espécie existem várias "variedades", entre elas o de tres pintas, outras são o dourado ou golden, azul, opal, entre outras.

 

Quanto aos escalres, introduzir mais alguns nao é má ideia, se tiveres aquario para isso, os escalares crescem bastante, e corres o risco de algum deles quando se tornar mais grandinho desenvolver um apetite por tetras...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelas vossas opiniões!

 

Pois, de facto o que me passou pela cabeça à partida foi eventualmente ter problemas entre o Escalar e os Tetra. Já tive anteriormente umTrichogaster trichopterus (de três pintas) e um Tricogaster leeri (um Pérola), num outro aquário, e eram os mais pacíficos, até mesmo entre eles :P

 

Vamos lá ver no que é que isto vai dar :roll:

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais