residuo vermelho em água da rede


Recommended Posts

noto que a água da rede deixa um ligeiro residuo avermelhado (banheira, cozinha) depois de seca. Alguém sabe o que é, e se é prejudicial para os peixes?

 

Compensa utilizar a mesma água, mas recorrendo à torneira do frigorifico (com filtro).

 

É normal esta mesma água baixar de PH 8 (à saida da torneira) para menos de 7 àpós 12 horas?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Residuo vermelho deve ser devido a um alto teor de ferro (ferrugem) na agua. Se for um plantado em principio com poucas trocas de agua nao terás problemas. Quanto ao pH poderá ser devido a susbtancias volateis presentes na agua, nao sei se o cloro adicionado a agua faz subir o seu pH, mas apostaria por ai.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

noto que a água da rede deixa um ligeiro residuo avermelhado (banheira, cozinha) depois de seca. Alguém sabe o que é, e se é prejudicial para os peixes?

Hmm... um pouco estranho. Geralmente isso costuma acontecer quando existem obras na canalização. Pelo menos lá em casa costuma ser assim. Ou então quando as torneiras não são abertas há muito tempo.

Tanto quanto eu sei, podem ser óxidos de metais, e no caso de ser avermelhado, suspeito que seja qualquer coisa de Ferro. É assim para o acastanhado tipo barro? Poderá ser um óxido de ferro, digo eu...

quanto a ser prejudicial para os peixes, se for ferro, eu creio que não, até porque é extremamente insolúvel e os peixes não conseguem metabolizar o ferro nesse estado. Já as plantas se vêem à rasca para o fazer... mas isso é outra história.

 

Compensa utilizar a mesma água, mas recorrendo à torneira do frigorifico (com filtro).

Podes usar, se achas que pode haver algum problema, e como os resíduos são sólidos, não vejo qualquer inconviniente. Mas talvez conseguisses fazer a mesma coisa de um método mais artesanal. Tipo com umas meias de senhora com algodão lá dentro. Deve resultar.

 

É normal esta mesma água baixar de PH 8 (à saida da torneira) para menos de 7 àpós 12 horas?

Isso depende muito do tratamento da água feito na tua rede de abastecimento. Mas já agora, o pH diminui mesmo sem colocares a água no aquário? Ou só ao colocares a água no aquário é que este baixa? Se for assim, podes ter qualquer coisa no aquário que esteja a tamponizar o pH a 7.00. Caso contrário, o mais provável é essa água conter iões (aniões) que se possam volatilizar facilmente, fazendo com que o pH diminua...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que sei a causa do teu problema, as tubagens daí de casa são antigas, não me lembro agora o nome, eu também tinha disso na parte mais antiga da minha casa e a agua ao passar pelos tubos saia avermelhada, agora já trocamos os tubos e tá tudo em ordem.

 

Espero ter ajudado, se o problema for externo (não entendo nada disso mas...) talves fazer um telefonema para a companhia das aguas ou comprares um filtro para a torneira

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a canalização, a casa é nova, estou em mudanças para lá, a canalização é em PEX (?!) - mangueiras plásticas, se bem que certamente que existem componentes metálicos.

 

Sobre o vermelho é mais vivo, não me parece com origem em ferro. Poderá ser da canalização ser muito recente...

 

ivanpantz : Não coloquei a água num aquário, simplesmente deixei a repousar dentro de um recipiente pequeno durante a noite.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.