Recommended Posts

Publicado

Boas,

Adquiri um aqua em 2ª mão e trazia um sistema UV, mas não sei nada acerca disso alguem me pode ajudar???

Onde instalar??? Antes ou depois do filtro????

MAnutençao??? a lampada deve ser trocada de quanto em quanto tempo???? ou será que se ela acender está boa????

Agradeço toda a ajuda acerca disto.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Publicado:

Olá

Um sistema UV deve ser montado após o filtro.

Contudo não há vantagem em ter um sistema de UV num aquario. É uma estupidez pois estás a gastar dinheiro em electrecidade ( a EDP fica contente :lol: ) e não vais ter proveitos. Por isso não montes (nem em sistemas de agua salgada nem em doce)

Um abraço

Publicado:

Ola

Um sistema de UV torna-se útil quando estamos com problemas de bactérias no aq.

Não concordo com Auratus, pois este sistema tem-se tormado util nos meus aqs.

No entanto, só uso quando tenho necessidade de combater as bactérias.

Tenho 5 lampadas UV e neste momento só estou a usar uma num aq. de 400 l. que está superlotado com 20 discus.

Por sistema não uso estas lampadas porque os peixes ficam imunes às doenças pois não criam reacção às bactérias.

Dizem os entendidos que uma lampada tem eficácia até 6000/6500 h.

Não dá para ver se está boa ou não.

Por isso sou de parecer a compra de uma nova mas só usá-la quando for necessário.

Tem de ser posta à saída do filtro e muito cuidado com os olhos pois a luz ultravioleta destroi a retina.

Para já é o meu parecer. Se eu souber e puder ajudar disponha.

Até sempre.

Rui

Publicado:

Olá Jony!!

A lampada pode-se utilizar de varias maneiras...

Fixa: À saida do filtro ( solução para quem tem um só aquario )

Movel: terá que se adaptar uma bomba...( solução para quem tem varios aquarios, e tem intenção de a utilizar quando necessita...)

Destroi tudo...O que é bom e o que é mau...

Utilização: depois de um tratamento, ou tambem para resolver problemas de bacterias...(exp: Barbatanas esfarrapadas...problemas com bacterias...solução: colocação da lampada a funcionar durante 24 horas, muda de 50% de água, e o problema fica resolvido... deve-se posteriormente aspirar o fundo e verificar o filtro mecanico)

Quando se aspira o fundo a água fica suja, nesta situação durante a aspiração deve-se ter a lampada ligada, depois de terminar, deve-se esperar que a água fique clara e desliga-se a lampada e troca-se 50% de água...

Espero ter ajudado

Boas Festas

Anibal Mota

Publicado:

Olá

Esta lampada é muito usada para combater algas, pois tem a capacidade de matar os esporos destas e acabar com a sua reprodução. Não acaba com as algas em si, mas impede, ou diminui, a sua reprodução, sendo uma ajuda valiosa para o combate a estas.

Publicado:

Obrigado,

Acho que todas as vossas opiniões foram bastantes explicitas.

Anibal,

Em relação á colocação da lampeda numa bomba de agua.

Se eu tiver essa bomba e um outro filtro exterior, terei de retirar as cerâmicas??? Senão ando a tirar de um lado e criar de outro ou nem têm tempo para tal???

Cumprimentos

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Publicado:

Ola JONNY

As minhas lampadas estão ligadas a uma cabeça motorizada de 250/500 l/h.

Uma pequena cabeça será suficiente, pois não convém que a agua circule com muita força. Porque quanto mais devagar mais a agua é purificada com os UV. Convém nessa cabeça montar um pequeno filtro (aqueles redondos) para não deixar passar sujidade para dentro das lampadas. Se me permite aconselho a só usar esta lampada quando fôr caso disso, senão tira a imunidade aos peixes e mais tarde terá as suas consequências. Quando entro numa loja e vejo essa lampada ligada num aquaário de discus, nunca compro qualquer peixe desse aquário, pois ou são peixes doentes (parazitas, bactérias, etc), ou então esse lampada foi posta por comodidade do vendedor para não ter trabalho nas limpezas e a meu ver estes peixes quando entrarem num outro aquário de certeza que vão-se ressentir pois ficaram com pouca imunidade.

Até sempre

Rui

Publicado:

Boas!!

Eu sou a favor das UV.

A algum tempo que andava para comprar uma mas devido ao seu elevado andava a adiar. Até que um dia conheci este Forum e o Rui Taborda que me ajudou a montar a minha propria UV. (Mais uma vez obrigado Rui).

Montei-a em Junho e desde então que a utilizo com alguma regularidade não para matar agentes maleficos pois já não tenho nenhum peixe doente no aquario principal à mais de um ano mas sim para controlar as algas.

Sou a favor da utilização da UV quando há sinal de doença, a seguir a tratamentos e principalmente quando se introduz um peixe novo (mesmo este tendo passado por quarentena obrigatória).

Eu ligo a minha diariamente algumas hora e sp a seguir a mudanças de água.

Abraço!

Nuno Carvalho

Publicado:

Obrigado por a vc grande ajuda agora ja compreendo a razão do mesmo.

Mas ainda tenho uma duvida é em relaçao à lampada de UV é necessária trocar??? ou somente quando n acende???

Ao contrario da maioria que gastou uma fortuna só numa lampada eu graças a deus tenho esta por um mero achado, pois ela com uma aqua de rena de 240L e o movel custou-me somente 50€.

Eu demomento estou a utilizar a minha porque tive uns pequenos problemas com os meus e mesmo depois da cura n noto grandes melhorias vamos ver se isto ajuda.

Cumprimentos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!