Problema misterioso com Bótias Palhaço


Peter Alien

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

vou colocar um problema que tive (infelizmente tive, porque elas morreram-me hoje) com duas Bótias Palhaço, a ver se vocês chegam a alguma conclusão, porque eu ainda não consegui.

 

Tinha duas Bótias Palhaço que passaram a apresentar (de forma repentina) a respiração super acelerada e andavam sempre com a boca bem aberta (o que não era costume), o seu aspecto era perfeitamente normal, apenas passaram foi a comer menos.

 

Os restantes peixes, 4 Néons Negros, 1 Peixe-Lápis, 1 casal de Espadas e um Otto encontram-se ainda bem.

 

Já as tinha há bastante tempo, até já eram grandinhas, não mudei nada excepto (claro) fazer TPAs regularmente. O nivel de oxigénio continuava o mesmo como sempre esteve, e nunca me deu problemas.

 

Esta situação começou repentinamente.

 

 

Status do Aqua (60 cm):

 

Temp -> 28ºC

PH -> 6.5

Amónia -> 0

Nitritos -> 0

Nitratos -> 0

 

Faço TPAs regularmente, e cheguei a colocar Carvão activado, e ainda cheguei a começar um tratamento com o Flagyl.

 

O nivel de algas estava bem controlado.

 

 

Se pudessem opinar sobre o problema que as tenha afectado, agradecia imenso, principalmente para tentar perceber melhor o problema, porque eram os dois peixes que eu mais gostava e já as tinha há imenso tempo.

 

 

Obrigadão.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens mais dados do tipo falta de equilibrio, estar sempre à superficie, sinais na pele, CO2 instalado? tens bomba de ar a funcionar? quantas horas e em que periodo?

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quinzico,

 

o único problema era mesmo a respiração super-rápida, e elas colocarem-se muitas mais vezes de lado (coisa que só faziam á noite), pareciam-me muito cansadas, e andavam sempre com a boca muito aberta.

Tudo o resto encontrava-se em perfeitas condições, o nadar, o aspecto exterior, etc...

 

Nunca fiz introdução de CO2 no Aqua, a bomba de ar está sempre a funcionar 24 por 24horas.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos dados que me dás e tirando as hipoteses da temperatura estar muito elevada ou falta de O2, então tiveram uma doença nas guelras.

 

Agora asber qual, terias que ter os peixes...e é óbvi que já não os tens.

 

Mas que te aconteceu (quase 100% certeza) fooi uma doença nas guelras. Poderá ser parasitária, pelo que deverás estar atento aos outros peixes.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende dos parasitas das guelras (que só consegues identificar através de uma amostra e um microscópio), mas para os parasitas mais comuns podes utilizar o Tenil-Vet (praziquantel) à venda nas farmácias. O método de tratamento é o seguinte:

 

1 comprimido por cada 25 litros, passados 7 dias repetes e fazes isto durante 3 semanas. Atenção que poderá causar toxicidade nos corydoras (isto para o áqua principal). Para aqua hospital deverás fazer 1 comprimido para cada 5 litros de água e mergulhar s peixes durante 3 horas, fazes istoo durante 3 semanas cm 1 semana de intervalo em cada banho.

 

Penso que o eSHA 2000 também combate parasitas das guelras.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, conheces algum bom medicamento para tratar os parasitas das guelras, tirando o Sal, que já me disseram que é bom.

 

 

Por aquilo que sempre me disseram vários aquariofilistas e lojistas mais experirentes que eu, não se deve nunca fazer tratamentos de sal em aquários comunitários com peixes de fundo como corydoras, botias ou qualquer tipo de L's.

Tratamentos de sal, só em aquários hospital e com espécies que não sejam de fundo.

Um Abraço

 

PEDRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento com sal não é acnselhado no comunitário por causa das plantas. As plantas começam a apresentar danos a partir de 3g por cada 10lts e o tratamento para peixes de água dura tem que ser de 3g por cada 10 lts...só por isso! Se forem peixes de água mole é 1g por cada 12.5 lts.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais