O que preciso para montar um aqua ?


Recommended Posts

Boas

 

Venho pedir a vossa ajuda .

 

Estou a pensar montar um aqua de agua salgada , mas como não percebo nada , preciso da vossa ajuda .

 

Que tamanho do aqua devo escolher para iniciar este hobbie ?

 

Que material e preciso para o aqua funcionar ? ( ja fui a uma loja mas eles tentam impigir tudo e mais alguma coisa , não sabendo nada tenho medo de comprar algo que não seja preciso )

 

Desde ja o meu muito obrigado

Abraços

 

Tuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

 

o que tu precisas é de ler isto:

 

http://faq.thekrib.com/sbegin.html

 

e recorrer a esta outra ferramenta as vezes que forem necessárias:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/search.php

 

Se estiveres numa de copiar fórmulas de sucesso, procuras neste fórum pelas fichas técnicas dos aquários dos membros.

 

Quando acabares de ler isso tudo, decerto que terás dúvidas concretas para retomar este post e as pessoas estarão mais capazes de te ajudar.

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tuga,

 

Aqui está uma lista do material que estou a usar no meu aquário de recife de 200l:

 

Aquário 200l (100c x 40l x 50a cm) - se fosse hoje faria com 50cm de largura;

Sump 63l (60c x 35l x 30a cm) com 2 compartimentos;

Móvel em ferro para suportar o aquário e sump;

Calha de iluminação com 2 x 150W HQI + 30W actínicas;

Bomba de retorno Eheim 1250 (1200 l/h);

2 bombas de circulação Aquarium system Maxi-jet 1200 (1200 l/h);

Escumador;

Termostato;

Termômetro;

Rocha viva;

2 sacos de areia viva ou aragamax sugar size;

Osmose inversa.

 

Extra (não essencial nos primeiros tempos):

Reactor de cálcio com controlador de pH Aquamedic;

Sistema de reposição de água automático Tunze Osmolator.

 

Para além do equipamento é preciso alguma paciência e dedicação.

 

Antes de avançares a sério planeia muito bem as coisas e aquilo que no futuro queres ter.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Eu também estou desde praticamente o incio do ano a adquirir equipamento para montar um salgado de cerca 220L com SUMP de cerca de 100L.

A razão da demora é simples... A medida que fores lendo e ficando mais dentro do assunto, vais chegar a conclusão que montar um aquario salgado com tudo o que é necessário rapidamente, dá cabo da carteira a qualquer um cheers

No entanto fui aproveitando este tempo e adquiri algum material em 2ª mão, sendo algum praticamente novo ;) sempre se poupa uns trocos. Aconselho a consultar com alguma regularidade o topico particular de oferta ;) por vezes aparecem coisas a bom preço e muito bom estado.

Para além do indicado anteriormente, existe outras coisas, tais como: Rocha viva, areia para o fundo e sal de boa qualidade que têm um custo relativamente pesado. No caso da rocha viva por exemplo 20Kg podem custar quase 400 Eur :? a areia do fundo rondar os 30 a 40 Eur por 25Kg... Etc...

Por tudo isto, mais vale ter a lição bem estudada antes de começar a montar, porque se corre mal... é um rombo na carteira muito grande :)

 

O mundo salgado tem muito que se lhe diga (comparando com o doce) para ser possivel explicar em meia duzia de paragrafos.

A lista de equipamento é simples de fazer, mas não basta ter o equipamento montar ciclar e já está.

Tens aqui no forum alguns topicos que tratam da montagem de um salgado passo a passo que podem ser muito uteis :D

Quanto ao tamanho minimo do aquario para iniciar... é a velha história:

o maior que puderes ter ;)

 

Existe muita literatura virtual e em papel (este ultimo existe pouquissima coisa em portugues) e posso afirmar que quanto mais fores lendo, mais duvidas vão aparecendo :)

Para isso temos aqui o forum com pessoas com anos ou decadas disto :D

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe apoio o que se acabou de dizer em cima.... excepto no sal......

[minha opinião baseada em aquários de sucesso durantes anos com água natural mode ON] Se puderes usa água natural....[Mode OFF cheers]

 

De resto se quiseres apenas montar um aquário simples sem sump torna-se mais fácil pois apenas precisas do equipamento básico para fazeres um aquário de sucesso, rocha viva, escumador, aragamax e por fim BOA luz :)

 

Mas se ainda estás verde nestes assuntos o meu concelho vai para leres o mais possível sobre tudo isto, e quando tiveres dúvidas mais concretas meter aqui :)

 

Boa sorte

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva mais uma vez cheers

Se quizeres um exemplo passo a passo de um aquário pequeno de recife, clicka ali na imagem da assinatura do Luis Rosa :)

Tem por lá a montagem passo a passo com algumas dúvidas respondidas pelos veteranos daqui :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro jovem, antes de mais poderias começar por dar mais algumas informações como:

 

o espaço disponivel

e muito importante o dinheiro disponivel

 

Citação:

ja fui a uma loja mas eles tentam impigir tudo e mais alguma coisa , não sabendo nada tenho medo de comprar algo que não seja preciso

 

 

Desculpa mas este é o comentario tipico portugues!!

Se não sabes nada e foste procurar informações a uma loja porque é que depois do lojista ter disponibilizado algum tempo para te ajudar tu vens aqui e dizes que ele estava a tentar impingir tudo e mais alguma coisa!!!

Se tu proprio dizes que não sabes nada como é que chegaste a essa conclusão?

 

Este meu comentario não é nenhum ataque pessoal nem mesmo quero saber a loja que visitaste.

Mas como sou proprietario de uma loja e depois de um individuo ter vindo cá á loja e estarmos a discutir um orçamento para um aquario de aproximadamente 130x60x60 e eu ter dito que ele gastaria +- uns 2000euros. ( depois de ter tado 1 hora ca na loja a falar cmg ) Eu sei que andou por ai a dizer que eu era um ladrao e que tinha uns preços absurdos! Mas eu ponho aqui o exemplo. Isto foram preços por alto

 

aquario em vidro de 15mm 400/450euros

iluminação 2x 150W HQI + 4x 54W T5 +- 700euros

Escumador DELTEC AP600 400/450 euros

 

Vejam que so aqui ja estao 1500 a colocar por baixo depois ainda falta

Bomba de retorno Eheim 1260 + close loop Eheim 1262

2 Termostatos jager 250W

50Kg de areia de coral

instalação com tudo pronto a funcionar

 

Digam la se +- 2000€ é roubar!!!!

Fiquei ofendido porque um individuo que não (palavra corrigida) sabe o que diz não (palavra corrigida) tem o direito de andar a dizer essas coisas.

 

Tuga meu amigo o melhor é pedires conselhos a algum amigo que perceba e que tenha um aquario em condições, porque perceber toda a gente diz que percebe agora ter um aquario em condições é que é mais dificil!

Isto já que pensas que todos os lojistas enganam e que tentam impingir coisas.

 

Digo por experiencia propria e por varios aquarios que ja tive e não (palavra corrigida) foram 10 nem 20 acreditem que foram muito mais que para se meterem nas coisas gasta-se dinheiro, mas ainda fica mais caro quando se compra para poupar e depois volta-se a comprar porque (palavra corrigida) o produto que se comprou para poupar 10€ não (palavra corrigida) serve.

Vão estar a comprar porque parece ser um bom negocio e passado um tempo estao a voltar a vender no forum porque afinal não (palavra corrigida) era bem aquilo que queriam mas era uma boa compra mas como ainda havia la um espaço lá em casa para colocar mais tralha até se decide comprar.

 

Amigo Tuga com a atitude que tu foste á loja qualquer loja te iria impingir qualquer coisa, talvez um bom escumador ou uma boa iluminação já pensaste nisso!

 

Todos os dias ao ir para casa passo pelo Stand da Mercedes e está lá ele o SL500, até me babo mas eu sei que se for lá perguntar o preço até me para o coração mas a verdade é uma o que é bom custa dinheiro. Agora se não vier com os estofos em pele porque não (palavra corrigida) precisa e menos uma serie de extras custa na mesma muito dinheiro. Mesmo se vier da Alemanha custa muito dinheiro. As coisas com qualidade são assim.

O Mercedes é muito para o meu bolso mas não (palavra corrigida) é por isso que vou chamar ladrão ao vendedor!

 

 

Agora essa mitica que os lojistas estão sempre a impingir... Nas boas lojas deste pais tens bons aquariofilistas que sabem do que falam. Informa-te antes de colocares certos comentarios. E já que não sabes nada dá o beneficio da duvida a quem sabe e fala com várias pessoas.

Se me quiseres vir visitar a minha loja fala por mim.

 

 

Desculpai o desabafo mas certos comentários são bastante infelizes.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tuga tal como o membro João Soares disse e muito bem eles são quem percebe do assunto ( visto nao perceberes nada ).

 

O que eu te aconcelho visto dizeres que te querem impigir tudo e mais alguma coisa é ires a varias lojas e veres o que te dizem, mas atençao faz as comparacoes com o mesmo material.

 

vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O João apesar de ser lojista é boa pessoa... :lol::lol:

 

Agora a sério! O que ele diz faz todo o sentido e cada vez mais em muitas das lojas mais conceituadas tens alguns aquariofilistas de sucesso e por isso não há razão para pensares que te estão a enganar.

 

Tal como já disseram atrás lê muito, vê alguns tópicos que tens aqui no Fórum (podes até ver o meu!!! :?:;) ) e depois coloca as tuas dúvidas. Aqui podes ter a certeza que ninguém te vai enganar e por vezes até podes ter alguns lojistas disfarçados a dar umas dicas!!! 8)8)

 

Um abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais quero pedir desculpa ao João SoaresRR se o ofendi , que o caso não era para isso , tu sabes do que tu falas não sabes do que os outros falam , tu dizes que +/- 2000 € chegam para montar um aqua , ja ficando ok na casa do cliente , agora diz la o que achas de orcamento de 3500 € . e ja foi o ano passado .

 

Depois de ter visto algumas fotos que estão aqui no forum pensei em vos pedir ajuda , para assim ja saber o que tenho que pedir , e nao chegar la e dizer novamente ,

 

Estou a pensar montar uma aqua de salgada , o Que preciso para o montar ? e ele sorri , la vem mais um que nao sabe nada !

 

Nunca quiz ofender ninguem com o meu comentario , porque nem toda a gente e igual , simplesmente so disse o que eu pensei que me estavam a fazer.

 

Obrigado ao Ricardo Rodrigues pela bela ajuda que me deu.

Abraços

 

Tuga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi uma ofensa para qualquer lojista honesto.

 

+/- 2000 € chegam para montar um aqua , ja ficando ok na casa do cliente , agora diz la o que achas de orcamento de 3500 €

 

Adiciona-lhe uma boa quantidade de areia, rocha viva e mais um sump em modos e ja nao deve ficar muito longe disso de certeza.

 

Quando uma loja é má ou trabalha de modo enganoso a selecção natural acaba por tratar dela.

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... aqui á um mês fui á loja do Joâo Soares

e disse: não percebo nada de salgados e quero

montar um aqua com 100*100*60 .

Durante uma hora ou mais, o João Soares indicou

o que teria de comprar e para que servia.

(incluindo os preços das varias marcas)

Isto num sabado e com a loja cheia de clientes.

Atendimento 5 estrelas...

paulofornelos@portugalmail.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais