Discu escurecido após tratamento - Ajuda


Recommended Posts

Olá,

 

Tenho 2 discus que adoeceram à cerca de uma semana, chegaram ao pnto que não se alimentavam e não tinham equilibrio. Como verifiquei que um deles tinha fezes esbranquiçadas/transparentes arranquei com o Flagyl (160lts- 1º dia 4 comp, 2º e 3º dia 3 comp) e já estou no 6 dia e ainda não mudei a água do áqua para que o flagyl ainda faça efeito. A questão é que o discu mais novito, apesar de já ter equilibrio e nadar noormaçlmente, não se alimenta e está muito escuro.

 

Sabem o que é? O que posso fazer?

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahh...a água está a 27-28º, Ph a 6.4-6.5, Nitritos a menos de 0.1mg/l e amoniaco a 0 mg/l. O gh e kh estão dentro dos parametros normais (embora não me lembre do valor).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

A forma que uso o Flagyl é a seguinte em caso de manifestos sintomas de infestação intestinal por parasitas.

 

- Aplicação de 2 Comp/100 Lt por expl. de manha.

A tarde + - 10 /12h depois mudar 10/20 % da agua e repetir a dose.

 

Isto durante 3 dias portanto 6 tratamentos.

Isto deve-se ao facto de que + - 8H o metradinazol perde o seu efeito na agua.

O Flagyl tem açucar no excipiente o que origina uma proliferação de bacterias que penso que é o que deves ter agora.

Como hoje é sexta feira aproveitas e mudas 10 a 20% da àgua e durante o fim-de-semana fazes mais 4 mudas de 10 a 20 % cada.

Penso que o disco vai recuperar mas considera normal se mesmo assim estiver + 5/10 dias sem comer.

Alguma duvida apita.

Cumpts.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

Se esta conforme as instruções podes para.

Novidades nos peixes pode demorar + 4/10 ias.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

Alimentam-se de quê?

ATENÇÃO QUE TUBIFEX, LARVAS DE MOSQUITO, DAPHNIAS E TUDO O QUE É BICHINHO DE AGUA DOCE, APESAR DELES ADORAREM, TRANSMITE-LHES DOENÇAS.

Dá-lhes acepipes de agua salgada como por expl. krill, artemia, etc.

Vê se ele se roça em objectos, se parece cuspir ou se tem um operculo fechado?

Caso alguma coisa destas seja verdade procura informação sobre Gyrodactilus e dactylogirus e começa a procurar, por expl. Sterazin da Waterlife.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Corta as larvas.

Se o tratamento foi bem feito em 2 ou 3 dias notaras diferença.

Caso contrario outro tratamento.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui Daniel :roll:.

O pobre peixito tem problemas, na minha opinião irrecuperaveis.

É um peixe que durante a sua "curta" vida tem sofrido muitas coisas adversas.

Repara na desproporção entre o tamanho dos olhos e o tamanho do corpo.

Este peixes teve problemas de crecimento e dado o seu PESSIMO estado geral tudo o que são infecções oportunistas manifestam-se.

É um caso perdido.

Sinceramente, o membro Rui Ferreira de Almeida (veterinário) pode dar um parecer diferente mas neste caso... :D

Tenta não introduzir, para já, outros discus, até ao desfecho final.

Se o peixe está em tua casa á pouco tempo, para a proxima tens de ter mais cuidado no acto da compra.

Lamento não poder ajudar.

Um abraço.

Joao Paulo Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas Manchas e danos na barbatana faz-me lembrar chilodonella...usa azul de metileno. Ou usas um aqua hospital ou então tens que retirar o carvão activo.

 

Se for num aqua hospital, entao fazer:

 

3ml/L durante 5 dias (só poes o A. Metileno uma vez)

 

Se foor no aqua principal:

 

1ml/L durante 5 dias (só poes o A. Metileno uma vez)

Após os 5 dias colocas o carvão activo para eliminar o azul de metileno da água.

 

Outro tratamento que podes fazer (e que também actua contra o ictio, em caso de duvida) é verde de malaquite, no entanto este quimico é cancerigeno...deixo aqui a receita:

 

6ml por cada 100 litros (1 vez), nos dias 3, 6 e 9 dar metade da dose. Ao fim de 12 dias mudar um terço da água. Não deverás mudar a água durante o tratamento, caso contrário terás que adicionar o equivalente de verde de malaquite para a água retirada à dose inicial de 6ml por 100 litros. Esta receita é para ser utilizado no aquario principal.

 

Boa sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este peixes teve problemas de crecimento e dado o seu PESSIMO estado geral tudo o que são infecções oportunistas manifestam-se.

É um caso perdido.

Sinceramente, o membro Rui Ferreira de Almeida (veterinário) pode dar um parecer diferente mas neste caso...

Também partilho da mesma opinião.

A meu ver não vale a pena fazer mais tratamentos. Apenas estás a adiar o inevitável. :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

muito sinceramente o peixe parece-me recuperável! Se ele não tiver parasitas intestinais, pode ser que ainda o consigas tratar.

 

No teu caso utilizaria o Sera Bactopur Direct nas concentrações indicadas e tentava a minha sorte. Claro que terás que o fazer o mais rapidamente possível. Se ainda fores a tempo, faz uma grande mudança de água (pode ser num aquário hospital), aumenta a temperatura e a oxigenação, e junta o medicamento. Depois é aguardar! Podes adicionar ainda um pouco de sal (coisa pouca)

 

 

Boa sorte, vai dando notícias,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá daniel,

 

acho que já te ajudei...eu não desistia...enquanto estiver vivo e não colocar em causa todos os outros peixes não desisto!

 

Aconselhava-te o Azul de metileno (como disse antes) ou oo eSHA2000

 

Ba sorte

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo,

 

Curar um peixe é um desafio tão grande como a reprodução do mesmo.

 

Já me aconselharam tantos medicamentos que fico sem saber qual, ou então compro todos e mato-os de excesso ...

 

Queria tentar tambem o Baktopur mas não o encontro aqui em Portalegre.

Vou tentar que alguma loja ou alguem que me compre mo envie na 5ª feira para estar cá 6ª.

 

Abraços a todos

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos sintomas d peixe parece chilodonella (as marcas brancas são distintivas)...tenta com azul de metileno -compras nas farmácias ou nas casas de peixes...não é txico para peixes.

 

Não conheç o baktopur.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais